12h de Bathurst: recorde em Mount Panorama!

Maro Engel com o Allan Simonsen Pole Trophy em mãos: o alemão da Mercedes-AMG Gruppe M demoliu o recorde de Mount Panorama após sete anos

RIO DE JANEIRO – O alemão Maro Engel quebrou neste sábado um recorde histórico em Mount Panorama. O piloto da Mercedes-AMG Gruppe M Racing marcou 2’00″881 com o carro de dorsal #999 durante o Top 10 Shootout que definiu o grid para a edição 2023 das 12h de Bathurst. A marca anterior era de Shane Van Gisbergen e perdurou por sete anos.

Engel guiará na abertura da temporada do Intercontinental GT Challenge, que tem início com a primeira de um total de cinco provas, incluindo ainda Kyalami, Spa-Francorchamps, Indianápolis e Yas Marina, junto a Raffaele Marciello e Mikaël Grenier – dentre vários presentes na corrida da Austrália, eles disputaram as 24h de Daytona e Engel fez parte da tripulação vencedora na GTD Pro.

O alemão teve trabalho com o local Broc Feeney, que teve um desempenho excelente a bordo de outra Mercedes-AMG GT3, com o dorsal #888, se garantindo na primeira fila do grid de 25 carros por 0″216.

Matt Campbell quebrou um possível 1-2-3 da marca da estrela de três pontas, com uma performance incrível durante o Top 10 Shootout. Com o Porsche “Grello” da EMA, o australiano superou o carro da Sun Energy 1 guiado por Jules Gounon, que na sequência de uma escapada de pista perdeu a chance de retomar seu posicionamento no grid.

O top 5 seria completado pela BMW M4 GT3 do Team WRT conduzida pelo belga Dries Vanthoor. Mas a vistoria pós-Shootout desclassificou o carro da equipe belga por uma infração na pressão dos pneus Pirelli. Outro carro com tempo anulado foi o #74 da equipe Melbourne Performance Centre/The Bend Motorsport Park, por infringir a regra de Parque Fechado.

Dessa forma, o #65 da MPC é o melhor Audi do grid com a 5ª posição, ascendendo ao sexto posto a BMW tripulada por Maxime Martin no Top 10 Shootout e que terá ainda Augusto Farfus e Valentino Rossi. Aaron Cameron classificou a Mercedes da Valmont Racing na pole da Silver Cup, passando ao 7º posto do grid e outro carro da marca alemã, com Dani Juncadella a bordo e inscrito pela Craft-Bamboo, parte de oitavo.

Dos 25 carros que constam da lista final de inscritos, com a demolição do MARC II de Keith Kassulke durante um dos treinos livres, 23 marcaram tempo no Q2 –  o MARC Mazda andou no Q1 e sofreu um acidente na saída da Curva 1, provocando inclusive bandeira vermelha. O SIN R1 da Daytona Sports Cars será visto na corrida, ainda que largando entre os últimos e a M Motorsport, que perdeu seu KTM X-Bow num acidente, substituiu seu modelo por um Audi. Assim, a classe Invitational terá apenas três participantes – além dos carros descritos, uma Mercedes-AMG GT4 também consta da relação.

A disputa das 12h de Bathurst começa às 5h45min da manhã em Mount Panorama neste domingo, mas para nós a batalha é sábado, a partir de 15h45 – 15h30 o canal GT World no YouTube já terá imagens e o blog vai compartilhar com vocês.

Comentários