Algarve Pro e Inter Europol partilham vitórias na abertura do Asian Le Mans Series em Dubai

A Inter Europol fez as duas poles em Dubai mas só transformou uma delas em vitória, com atuação elogiada do jovem Nolan Siegal após uma rodada de um dos outros pilotos, logo na primeira volta

RIO DE JANEIRO – Fim de semana de dupla jornada do Asian Le Mans Series no Circuito de Dubai com duas provas de 4h de duração, abrindo a temporada 2023 do Asian Le Mans Series e com duas tripulações diferentes no topo do pódio.

No sábado, os anglo-portugueses da Algarve Pro Racing se saíram melhor com o trio John Falb/James Allen/Kyiffin Simpson faturando a pontuação máxima da primeira jornada de um total de quatro previstas, após 118 voltas percorridas e vantagem pouco superior a nove segundos em relação ao #3 da DKR Engineering, que dominou parte da disputa e foi tripulado por Charlie Eastwood, mais Salih Yoluç e Ayhancan Güven. A 99 Racing, que enfrentou um fim de semana muito atribulado por conta de problemas primeiro com a graduação do espanhol Feliz Porteiro – que teve de ser substituído por não atender o requisito como bronze, necessário para poder entrar na pista. O time de bandeira britânica anunciou depois Warren Hughes, mas nem o veterano e experiente piloto sentaria no #98 junto a Nikita Mazepin e Neel Jani: quem correu foi Gonçalo Gomes e o português ajudou a trinca a conquistar o último degrau do pódio.

Pole position, o carro da Inter Europol Competition acabou de fora a pouco menos de meia hora para o final da disputa, por falha mecânica terminal.

Na LMP3, a MV2S foi a primeira vencedora do ano com um razoável 9º posto geral alcançado pelo trio Fabien Lavergne/Viacheslav Gutak/Jerôme de Sadeleer, fechando com 114 voltas à frente da Graff com Fabrice Rossello/Xavi Lloveras/François Hériau. A campeã CD Sport ficou em terceiro com o trio formado por Valdemar Eriksen/Nick Adcock/Michael Jensen.

A Walkenhorst triunfou na concorrida classe dos GTs, que tinha 24 inscritos e acabou reduzida a 22, por conta do acidente do Porsche da Dinamic Motorsport que ficou muito destruído durante o treino que definiu o grid – inclusive provocando o adiamento da sessão e de toda a programação do sábado, em quase duas horas. Não obstante, a inscrição do #61 da TF Sport não esteve presente e o grid foi reduzido a 46 carros no total – o que ainda assim configurou o maior plantel do Asian Le Mans Series de sempre.

Na competição dos modelos de série, o trio Thomas Merrill/Chandler Hull/Nicky Catsburg fez a pontuação máxima, deixando duas Mercedes-AMG GT3 EVO atrás de si, começando com o carro da GetSpeed com Florian Scholze/Raffaele Marciello/Fabian Schiller e também a HRT com Al Faisal Al Zubair/Luca Stolz/Martin Konrad.

Felipe Fraga participou da prova #1 junto a David Fumanelli e Michael Broniszewski, mas a Kessel Racing não foi além do 12º posto e a trinca ficou sem pontos. Na etapa do dia seguinte, Fraga não correu e foi substituído por Ben Barker – o que não resultou muito.

A trinca Merrill/Hull/Catsburg repetiu a vitória na GT e disparou na liserança do campeonato ocm 52 pontos, enquanto a GetSpeed foi de novo 2ª colocada com o trio Scholze/Marciello/Schiller. A AF Corse faturou a terceira posição com Stefano Costantini/Miguel Molina/Simon Mann, com os dois McLaren 720S GT3 da Garage 59 completando o top 5.

Após o 6º posto na véspera, Tom Van Rompuy e Valentino Catalano venceram domingo na LMP3 com o Duqueine M30-D08 da DKR Engineering, seguidos pelo trio da Graff que repetiu o mesmo 2º posto da véspera e pelos líderes do campeonato com 40 pontos – Lavergne, Gutak e de Sadeleer.

E após os problemas da véspera, a Inter Europool Competition, em grande atuação do jovem estadunidense Nolan Siegel, de apenas 18 anos, triunfou e reduziu o prejúzo em relação ao primeiro evento – e isso após uma rodada logo na primeira volta de uma corrida que se encerrou com 115 giros. Siegel dividiu a pilotagem com outros dois compatriotas – Christian Bogle e Charles Crews. De novo o 2º posto foi do trio da DKR Engineering, com a atual campeã Nielsen Racing em quarto, graças a Rodrigo Sales/Ben Hanley/Mathias Beche. A trinca vencedora da prova #1 chegou em quarto e isso deixa o trio Falb/Allen/Simpson na ponta da tabela com 37 pontos – um  a mais que Guven/Eastwood/Yoluç.

No próximo fim de semana, acontecem as duas provas finais no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi.

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