Asian Le Mans Series define campeões e vagas diretas a Le Mans 2023

IO DE JANEIRO – No último domingo, durante o Carnaval brasileiro, o Asian Le Mans Series definiu com a disputa da quarta e última etapa do campeonato – vídeo acima – as vagas restantes para a disputa da edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans e, logicamente, os campeões da temporada.

A DKR Engineering de Kendy Janclaes e sediada no Grão-Ducado de Luxemburgo, levou o título da LMP2 com a vitória alcançada pelos turcos Salih Yoluç e Ayhancan Güven, mais o irlandês Charlie Eastwood. Eles foram os pilotos mais constantes: somaram quatro pódios com mais um segundo e dois terceiros, chegaram a 76 pontos e deixaram 22 atrás os vice-campeões da Cool Racing – Alexandre Coigny e Malthe Jakobsen, que venceram a prova #3 do campeonato.

Vencedora da temporada 2022, a Nielsen Racing ficou na 6ª posição entre nove times inscritos.

A francesa Graff Racing, ausente do European Le Mans Series como concorrente fixa em 2023, apostou no AsLMS e se deu bem: foi campeã da divisão LMP3 e assegurou seu lugar na LMP2 como concorrente de ofício para Le Mans. A trinca formada por Fabrice Rossello, François Hériau e Xavier Lloveras venceu também o último evento do ano e mesmo empatada em pontos com a MV2S Racing de Vyacheslav Gütak, Fabien Lavergne e Jerôme de Sadeleer, levou o título justamente por triunfar na prova final da temporada. A MV2S teve mais pódios – foi top 3 nas quatro provas do calendário – mas a Graff deu o bote no momento certo.

Entre os Grã-Turismo, a Walkenhorst Motorsport tirou partido das duas vitórias em Dubai e administrou a vantagem. Com mais um pódio em um 4º lugar, faturou o título da subclasse dos modelos derivados de veículos de série com o trio formado por Chandler Hull, Nicky Catsburg e Thomas Merrill. A equipe ganhou a vaga automática e – acreditem – querem alinhar uma BMW M8 GTE, fora das pistas há dois anos, em Le Mans 2023.

O vice ficou com a Haupt Racing Team, que com a equipe patrocinada pela Al Manar, venceu as corridas finais com o trio Al Faisal Al Zubair/Luca Stolz/Martin Konrad.

Com isso, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) preencheu um total de 52 vagas das 62 que serão ofertadas a titulares no grid em Le Mans, lembrando que nenhum concorrente pode acumular mais de duas inscrições por classe.

Neste momento, o plantel de Le Mans é composto por 14 Hypercars – os treze da entry list do FIA WEC mais o carro da Action Express Racing, indicado pela IMSA, podendo haver adesões extras a esse plantel – 17 LMP2, sendo onze do WEC e seis inscrições de ofício – Tower Motorsports (IMSA), Prema (via ELMS, mas com duas vagas já do WEC), Panis Racing (ELMS), Cool Racing (ELMS, via LMP3), Graff (AsLMS, via LMP3) e DKR Engineering (AsLMS) – 20 LMGTE-AM, com catorze carros fixos do Mundial mais Wright Motorsports (IMSA), Proton Competition (ELMS), Kessel Racing (ELMS), Iron Lynx (via ELMS, mas com duas vagas já do WEC), GMB Racing (via Michelin Le Mans Cup) e Walkenhorst Motorsport (AsLMS) e o Garage 56, o Camaro ZL1 Nascar que terá Mike Rockenfeller, Jimmie Johnson e Jenson Button a bordo neste ano.

Comentários