BMW e WRT alcançam primeira vitória em nova parceria

RIO DE JANEIRO - A nova parceria entre o Team WRT e a BMW rendeu frutos rapidamente: a equipe de Baudour venceu com o modelo M4 GT3 do construtor da Baviera a edição de 2023 das 9h de Kyalami, disputada no último sábado como 2ª etapa do Intercontinental GT Challenge (IGTC). E em dobradinha: triunfou o carro guiado por Sheldon Van der Linde/Charles Weerts/Dries Vanthoor, seguido por Augusto Farfus/Maxime Martin/Philipp Eng - ambos com 306 voltas percorridas e diferença pouco superior a um segundo entre eles.

A equipe de Yves Weerts, René Verbist e Vincent Vosse se preocupou em deixar seus dois carros no chamado 'ponto de bala' para a corrida e daí aconteceu o fator determinante para a vitória numa corrida esvaziada onde apenas 13 carros largaram e 10 efetivamente lutavam por classificação - três dos inscritos eram GT3 e GT4 Cup com somente um piloto indicado e de forma compulsória tiveram de deixar a pista após a primeira hora de prova.

Assim, dos 10 carros restantes, todos acabariam por ver a quadriculada, mas o Audi da MJR Motorsport, inscrito com um trio de pilotos locais, acabou por não receber classificação por não cumprir o número mínimo de voltas exigido.

A Tresor Attempto Racing coadjuvou a dobradinha da BMW com o carro guiado por Mattia Drudi/Ricardo Feller/Patric Niederhauser ocupando a 3ª colocação e cumprindo o mesmo número de voltas dos vencedores. O outro carro da equipe alemã ficou em quarto, uma volta atrasado.

Vencedora das 12h de Bathurst, a SunEnergy 1 Racing - que na Austrália andou com o suporte da Akkodis-ASP e em Kyalami com o apoio da SPS Automotive Performance, levou a melhor na Pro-Am com o 5º lugar alcançado na geral por Kenny Habul/Yannick Mettler/Jules Gounon. O Porsche da Grove Racing e o Mercedes-AMG da SPS Automotive Performance completaram o pódio.

Pole position, a Mercedes-AMG da GruppeM Racing teve diversos problemas de câmbio e teve que sair da disputa quando faltavam pouco mais de 20min para o final. Outra inscrição de pilotos locais, da Stradale Motorsport, também enfrentou problemas, mas pelo menos chegou ao final - ainda que com 26 voltas a menos.

A próxima etapa do IGTC será a disputa das 24h de Spa-Francorchamps, em julho.

Comentários