European Le Mans Series: temporada 2023 com 42 carros

RIO DE JANEIRO – Divulgada hoje (6) a lista completa de equipes que vão participar da temporada 2023 do European Le Mans Series. Com as classes LMP2, LMP3 e LMGTE, esta última em seu derradeiro período por conta do fim do regulamento técnico que dará lugar a modelos LMGT3, o plantel deste ano conta com 42 carros.

Serão 18 LMP2 – porém, divididos – onze desses carros têm formações Pro-Am, com pelo menos um piloto bronze, ideia abolida no FIA WEC, além de doze carros LMP3 e mais doze LMGTE no grid.

A LMP2 “principal”, digamos assim, terá as equipes United Autosports USA, Algarve Pro Racing, IDEC Sport, Duqueine Team, Inter Europol Competition, Cool Racing e Panis Racing.

Marino Sato será o estreante do #22 da United, acompanhado de Phil Hanson e Oliver Jarvis, enquanto na Algarve Pro e sua estrutura anglo-portuguesa comandada por Stewart e Samantha Cox, há muitas caras novas, com a estreia de Kyffin Simpson, que corre com a bandeira de Barbados, além de Alex Lynn – este, piloto oficial da Cadillac no WEC.

Na IDEC Sport, o novo recruta é o alemão Laurents Hörr ocupando o posto de Patrick Pilet, enquanto a Duqueine aposta numa trinca 100% nova, com o experiente Neel Jani liderando o chileno Nico Pino e o austríaco René Binder.

Vlad Lomko é a cara nova no Endurance: o piloto do EF Open vem com a Cool Racing e o carro que terá José María “Pechito” López, além de Reshad de Gerus. Inter Europol e Panis Racing não fecharam seus trios – Kuba Smiechowski e Job Van Uitert, respectivamente, foram os pilotos anunciados.

Na LMP2 Pro-Am, participam dez escuderias e a United Autosports é a única com dois bólidos – um deles, aliás, terá Nelsinho Piquet junto a Daniel Schneider – o piloto bronze do trio e outro brasileiro, este novato com esse tipo de protótipo – e o britânico Andy Meyrick, na inscrição com o dorsal #21. O #23 terá os veteranos Guy Smith e Paul Di Resta e o bronze Jim McGuire.

A United, com três carros na LMP2, quebrou uma tradição de anos e não tem nenhum cliente na LMP3. Assim, Cool Racing, Nielsen Racing, Team Virage e DKR Engineering, além da Inter Europol, terão protótipos nas duas classes.

A DKR, do Grão-Ducado de Luxemburgo, promove a estreia de Tom Van Rompuy no ELMS, enquanto a Virage apresenta o guatemalteco Ian Rodriguez como novidade junto ao bronze Rob Hodes. Na Algarve Pro Racing e seu segundo carro, Fred Poordad compõe trio com dois pilotos experientes e velozes – Tristan Vautier e Jack Hawksworth, este voltando a competir na Europa após muito tempo nos EUA.

A Nielsen Racing apresenta Mathias Beche, outro experiente nome do Endurance, como cara nova junto a Rodrigo Sales e Ben Hanley, enquanto o Racing Team Turkey chamou Louis Déletraz e reforçar o lineup junto a Salih Yoluç e Charlie Eastwood – esta equipe foi uma das que não pôde competir em Daytona este ano.

Nico Lapierre, que vai desenvolver o Hypercar da Alpine, lidera o #37 da Cool Racing na parceria com Alexandre Coigny e Malthe Jakobsen, enquanto Juan Pablo Montoya e Sebastián – pai e filho – vão com Henrik Hedman na inscrição da DragonSpeed.

Por falar em Alpine, Mathieu Vaxivière andará na AF Corse (que é o time da Ferrari no WEC) junto ao cliente François Perrodo e ao britânico Ben Barnicoat, que é parceiro de Hawksworth no IMSA. A Proton Competition encerra a lista com Jonas Ried e Gianmaria Bruni, além do bronze Giorgio Roda.

Na LMP3, estão confirmados dois Duqueine M30-D08 e dez Ligier JS P320. RLR M Sport e Eurointernational vêm com dois carros cada e as novidades estão na estreia da Racing Spirit of Leman, campeã do Michelin Le Mans Cup ano passado e no retorno da Ultimate.

Entre as várias caras novas, três portugueses a bordo: Pedro Perino (DKR Engineering), Manuel Espírito Santo (Team Virage) e Miguel Cristóvão (Inter Europol), este último sonhando repetir os bons desempenhos do compatriota Guilherme de Oliveira. Os “Hermanos” Marcos Siebert (Cool Racing) e Nico Varrone (WTM by Rinaldi Racing) são os representantes da Argentina na competição.

A subclasse LMGTE, em seu derradeiro ano de disputa no ELMS, vem com nove equipes diferentes e três construtores – os mesmos dos últimos anos: Aston Martin (três carros), Porsche (quatro) e Ferrari (cinco).

A única equipe nova na série é a dinamarquesa GMB Motorsport, já em preparação para encarar o regulamento LMGT3 e tentar a disputa das 24 Horas de Le Mans em 2024, com três nórdicos: Jens Reno Möller, Kasper Jensen e Gustav Birch. Eles vão de Aston Martin Vantage AMR.

Também retorna a Formula Racing, outra equipe da Dinamarca e possivelmente com o suporte técnico da AF Corse, alinhando Johnny e Conrad Laursen, além de mais um piloto a anunciar. A equipe de Amato Ferrari tem o cliente Kriton Lentoudis, da Grécia, debutando no ELMS junto a Rui Águas e um terceiro nome a confirmar.

De resto, a Spirit of Race, braço suíço da AF Corse, seguirá na série com Duncan Cameron/David Perel/Matt Griffin, assim como a Kessel Racing via Takeshi Kimura/Frëderik Schandorff/Gregory Huffaker II e a JMW Motorsport – esta última somente com Martin Berry anunciado no lineup.

A Proton Competition alinha três 911 RSR-19 e dará suporte à Iron Lynx, que vai com um único carro – o #60 para Matteo Cressoni/Claudio Schiavoni/Matteo Cairoli. O time alemão confirmou inscrições para Ryan Hardwick/Zach Robichon/Alessio Picariello, para o patrão-piloto Christian Ried- sem companheiros anunciados e também para o “Magneto” Michael Fassbender, junto a Richard Lietz e ao estoniano Martin Rump.

Já a TF Sport alinhará um carro para um trio francês formado por Arnold e Maxime Robin, mais Valentin Haase-Clot e um outro de britânicos com o bronze John Hartshorne, o novato Ben Tuck e o experiente Jonathan Adam.

Em relação ao ano passado, não regressam as seguintes equipes: Prema (optando pelo FIA WEC), Mühlner Motorsport, TDS Racing (migrou para a IMSA), BHK Motorsport, Graff Racing, 360 Racing e Absolute Racing

A temporada começa em 23 de abril em Barcelona, mas antes haverá, além dos treinos livres e classificatórios, um treino extra na véspera – o Prólogo de apresentação do campeonato.

Comentários

    • Ainda não. O Asian Le Mans oferece vagas diretas que podem ser ou não preenchidas. O WEC tem 38 vagas diretas, fora o Garage 56. Fazendo as contas, são 23 lugares pra se definir e fechar 62 vagas. Fácil, teremos mais carros que vagas.

      Sem contar que pode haver Hypercars extras.