Mais um triunfo da Sun Energy 1 Racing em Mount Panorama

RIO DE JANEIRO – A equipe de origem australiana Sun Energy 1 Racing venceu novamente as 12 Horas de Bathurst, na abertura da temporada 2023 do Intercontinental GT Challenge (IGTC). Com o suporte da forte equipe francesa Akkodis-ASP, o trio Kenny Habul/Luca Stolz/Jules Gounon venceu junto pela segunda edição consecutiva – Gounon tem três vitórias em sequência sozinho, porque em 2020 venceu com a M-Sport Bentley (a corrida não foi realizada em 2021 por conta da Pandemia).

E foi com emoção – e recorde: um total de 323 voltas foram percorridas pelos vitoriosos de uma corrida emocionante em todos os momentos e decidida apenas nos últimos instantes e por menos de um segundo, pois o Porsche “Grello” #912 da EMA chegou em segundo com Matt Campbell/Mathieu Jaminet/Thomas Preining a apenas 0″926 ao cair do pano.

Podia ter mais gente na batalha? Sim, mas a Mercedes-AMG pole position do trio Maro Engel/Mikaël Grenier/Raffaele Marciello foi alijada da disputa por conta de uma penalidade paga na sequência de um contato entre o carro da GruppeM Racing e o da Sun Energy 1, quando ambos duelavam pela dianteira.

O top 10 foi todo ocupado por carros de construtoras alemãs, com a melhor BMW chegando em quarto via Dries Vanthoor/Charles Weerts/Sheldon Van der Linde – a de Augusto Farfus e Valentino Rossi foi 6ª colocada em razão de uma parada mais longa para a troca das pastilhas de freio. O Audi mais bem colocado ganhou na Pro-Am com Chaz Mostert/Liam Talbot/Fraser Ross fechando em sétimo lugar.

A corrida registrou apenas quatro períodos de entrada de Safety Car, mesmo com o perigo dos cangurus podendo atravessar a pista – alguns deles foram atropelados em edições passadas – e com 4h40min de bandeira verde direto, facilitou-se a quebra da distância recorde para o evento, que esse ano largou com apenas 24 carros, uma vez que um dos MARC foi inteiramente destruído numa pancada durante os treinos preliminares e o SIN R1 não se apresentou para competir.

Mesmo assim, o índice técnico foi bom e 17 carros receberam a quadriculada. Na Silver Cup, o triunfo foi da equipe Myland Team IMS com Daniel Gaunt/Dylan O’Keefe/Andrew Faucet, com o Marc I Mazda do trio Taunton/Currie/Donaldson sendo o único entre dois que acabaram por largar na divisão de carros não enquadrados no regulamento GT3 a competir em Mount Panorama.

As 12 Horas de Bathurst também registraram afluência recorde de público, levando 50 mil pessoas às dependências do circuito de Mount Panorama.

A 2ª etapa do IGTC será num sábado, 25 de fevereiro, com a disputa das 9h de Kyalami, na África do Sul.

Comentários

  • O trio Maro Engel/Mikaël Grenier/Raffaele Marciello não ficou nada feliz com o resultado final. Pelo que li, eles tinham controle da corrida até o momento em que tiveram problemas no data logger e aí perderam muito tempo nos boxes. Só que esse equipamento é da organização da corrida e me parece muito razoável a bronca do pessoal com essa perda de tempo, que custou a liderança. Ok, não muda o fato da manobra ter sido precipitada e levar a um toque, mas deve ser dureza pros pilotos.
    Aliás, você já tinha visto esse tipo de problema?
    Um abraço!