Grid de 72 carros para as 24h de Spa-Francorchamps de 2023

RIO DE JANEIRO – É carro que não acaba mais: a SRO (Stéphane Ratel Organisation) confirmou a lista de times e construtores que vão disputar em 30 e 31 de julho a 3ª etapa do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance, válida também como o terceiro evento do Intercontinental GT Challenge.

Ainda sem os lineups de pilotos oficializados, a organização confirmou um incrível total de 72 carros, de oito construtores diferentes e cinco categorias. É o maior total de modelos GT3 da história do evento – em 2019, havia 71 e mais um Porsche Cup que foi autorizado a participar de fases pré-selecionadas da corrida.

São 19 carros da divisão Pro, 11 da Silver Cup, 10 da Pro-Am e seis Gold Cup. A nova divisão Bronze Cup, contudo, é a que atrai mais carros – são 25 inscrições nessa subclasse no total.

Desses 72 carros, 56 são das inscrições full season do GTWC Europe, adicionados de times que vão participar somente dos eventos do IGTC ou da prova de Spa em caráter excepcional.

Seis equipes previamente vencedoras do evento, incluindo a Akkodis ASP, ganhadora no ano passado, fazem parte da relação de inscritos.

Quanto aos construtores, a divisão está assim:

Aston Martin com somente um carro, inscrito pela Bullitt Racing (Silver Cup).

Audi terá 12 modelos da geração Evo II do R8 LMS GT3, contemplando três carros na Pro, dois Gold Cup, três Silver Cup, três Bronze Cup e um Pro-Am. Com a debandada da WRT, uma de suas mais fiéis clientes dos tempos recentes de Grã-Turismo, para a BMW, a Comtoyou e a Saintéloc assumem o papel de times protagonistas do programa Customer Racing dos quatrargólicos.

BMW comparecerá com oito modelos M4 GT3, sendo quatro Pro, um Gold Cup, outro Silver Cup e dois Bronze Cup. O Team WRT, a Walkenhorst e a ROWE Racing, não por acaso todas já vitoriosas em Spa, são os times mais proeminentes da marca da Bavária.

Ferrari comparece com um modesto arsenal e a nova 296 GT3, sendo cinco inscrições – duas Pro Cup, mais outras duas Bronze e uma Pro-Am. Quatro dos carros são da fiel AF Corse e o outro é da ST Racing by Rinaldi – esta, uma joint-venture do time de Samantha Tan com a escuderia de Michele Rinaldi, ainda com o modelo antigo, a 488 GT3 Evo.

Lamborghini vem com uma dezena dos Huracan GT3 EVO2, sendo dois Pro, um Gold Cup, três Silver Cup, dois Bronze Cup e outros dois Pro-Am. Além da nova cliente Iron Lynx, a novidade é a vinda da K-PAX dos EUA para a disputa da competição europeia, com uma inscrição Pro. Outra fiel cliente da marca de Sant’Agata é a Grässer, da Áustria, mais do que confirmada em 2023 no plantel.

McLaren serão seis – um Pro e cinco Bronze, com o modelo 720S GT3 Evo. O único carro na turma de cima de todo o certame será da Garage 59. A marca da F1 terá ainda novos clientes como a Sky Tempesta Racing, que já esteve na competição com modelos Ferrari e Mercedes-AMG.

Mercedes-AMG irrompe com o maior total de um único fabricante – serão 16 autos, sendo um por definir, quatro Pro, cinco Gold Cup, dois Silver Cup, cinco Bronze Cup e dois Pro-Am. GruppeM Racing, Sun Energy 1 e Crowdstrike w/Riley reforçam o plantel e o cartel de times da marca da estrela de três pontas neste ano.

Porsche, por fim, conta com 14 carros – um aumento significativo em relação às últimas temporadas. São três Pro, um Silver Cup, seis Bronze Cup e quatro Pro-Am. A Dinamic GT, agora em parceria com a Huber Racing, terá um 991 GT3.R na turma de cima. Os outros times Pro serão a Manthey EMA – associação do time de Olaf Manthey com a australiana EMA Motorsports da Austrália – e a teutônica Rutronik.

Comentários