ELMS, 4h de Barcelona: trio Pro-Am conquista vitória na abertura do campeonato

RIO DE JANEIRO – Com uma performance sólida ao longo das 4h de disputa, o Racing Team Turkey surpreendeu as equipes com tripulações sem piloto bronze e, mesmo inscrita na LMP2 Pro-Am, venceu neste domingo a abertura da temporada 2023 do European Le Mans Series, disputada no Circuito da Catalunha em Barcelona, por 42 carros.

O trio formado pelo turco Salih Yoluç, o irlandês Charlie Eastwood e o suíço Louis Déletraz completou 140 voltas pelo traçado recém-remodelado com a supressão da pavorosa chicane antes das últimas curvas, dando aos carros de Endurance um ganho de 5seg por volta.

E a vitória meritória da trinca veio ainda com um susto: por conta de um toque com um adversário (Paul Di Resta, com voltas de atraso) num período de FCY, a seção traseira do Oreca 07 de dorsal #34 precisou ser substituída. A direção de prova chamou Déletraz, que guiava no último turno, para box mediante bandeira de advertência e apesar do conserto rápido, em menos de 10seg, com a substituição do conjunto de asa traseira por uma sobressalente, a liderança ficou com a Duqueine e o carro #30 de Neel Jani/Nico Pino/René Binder.

Com um carro mais competitivo, mesmo com a mudança de peça, Déletraz passou o compatriota Jani restando por volta de 15min para a quadriculada e, mesmo com o tráfego, Louis nunca mais seria alcançado – a diferença entre os primeiros ficou em 2″363 na quadriculada.

A disputa foi dominada em grande parte pelo #25 da Algarve Pro Racing – o carro mais rápido do Prólogo – guiado por James Allen/Alex Lynn/Kyffin Simpson, que em certa altura da disputa acabaria acertado pelo #28 da IDEC Sport com Laurents Hörr a bordo numa tentativa de recuperar a volta perdida para o carro então conduzido por Allen. Os dois se tocaram, o protótipo de Allen ficou atolado na brita e a equipe perdeu a chance de vitória.

Não obstante, além dos períodos de FCY por conta de incidentes isolados, ainda houve um Safety Car em razão de um incidente logo após a largada, onde seis carros foram envolvidos e quatro muito danificados – três da LMGTE e um da LMP3, que não puderam continuar.

Na 3ª posição geral, ficou o segundo carro da LMP2 Pro-Am, o #83 da AF Corse com François Perrodo/Ben Barnicoat/Matthieu Vaxivière. Na categoria dos pilotos com pelo menos um piloto bronze nas trincas, o pódio teve também a Cool Racing, quarta colocada geral com Alexandre Coigny/Nico Lapierre/Malthe Jakobsen.

A Duqueine venceu na divisão principal de LMP2, seguida da Panis Racing com Manuel Maldonado/Tijmen Van der Helm/Job Van Uitert e pela IDEC Sport do trio Laurents Hörr/Paul-Loup Chatin/Paul Lafargue.

Pole position, o carro #47 da Cool Racing guiado por Vlad Lomko/Reshad de Gerus/José María López enfrentou problemas no final da corrida e acabou em 7º na geral, quarto em sua classe.

A United Autosports foi a grande decepção das 4h de Barcelona. Ficou apenas em nono com o #22 de Marino Sato/Phil Hanson/Oliver Jarvis – última entre as tripulações de sua classe a ver a quadriculada, porque o #43 da Inter Europol teve problemas de câmbio e abandonou prematuramente. Os dois carros Pro-Am foram muito lentos pela falta de ritmo dos pilotos bronze – terminaram em 10º com o #21 de Daniel Schneider/Nelsinho Piquet/Andy Meyrick e 11º com o #23 de Jim McGuire/Guy Smith/Paul Di Resta.

Entre os LMP3, a Racing Spirit of Leman estreou vencendo na pista com o trio formado por Antoine Doquin/Jacques Wolff/Fabian Michal. Mas por cumprirem um dos dois pit stop obrigatórios dentro de uma janela de FCY – o que não é permitido pelo regulamento – levaram uma penalização de 1min10seg acrescidos ao tempo final de corrida. Isso fez o trio do carro #31 terminar em 3º lugar.

Dessa forma, a Cool Racing herdou o triunfo com Marcos Siebert/Adrien Chila/Alejandro Garcia, seguidos por Miguel Cristóvão/Kai Askey/Wyatt Brichacek, da Inter Europol Competition.

Na LMGTE, com uma corrida limpa e sem erros, o Porsche #16 da Proton Competition venceu com o trio Zach Robichon/Ryan Hardwick/Alessio Clemente Picariello. O susto veio ao final, quando a Ferrari dos dinamarqueses Mikkel Mac, Johnny e Conrad Laursen se aproximou por conta do desgaste dos pneus do Porsche e chegou a apenas 1″408 dos vencedores. A JMW Motorsport fez a pole nos treinos e foi recompensada com um bom 3º lugar do trio Martin Berry/Lorcan Hanafin/Jon Lancaster.

A temporada 2023 seguiria com a disputa das 4h de Imola, mas a corrida marcada para maio foi cancelada e a 2ª etapa será em Paul Ricard, na França, dia 16 de julho.

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