ELMS, Prólogo: APR e James Allen fazem melhor tempo em Barcelona

RIO DE JANEIRO – A temporada 2023 do European Le Mans Series (ELMS), que será a 20ª seguida no atual formato – primeiro organizado pela Peter Auto e depois pela Le Mans Endurance Management (LMEM) em parceria com o Automobilie Club de l’Ouest, isso sem contar o certame isolado de 2001, uma ideia de Don Panoz em incentivar os times dos EUA a competir na Europa – e vice-versa – que não deu certo, começa no próximo fim de semana com a disputa das 4h de Barcelona, na Catalunha.

O traçado espanhol de 4,657 km de extensão, inclusive sem – alvíssaras – a pavorosa chicane adotada na dupla curva à direita para redução de velocidade no trecho antes da reta dos boxes, recebeu por dois dias e em cinco sessões, incluindo um treino noturno, os 42 carros inscritos divididos em 18 LMP2 sendo sete Pro e 11 Pro-Am, com um piloto de graduação bronze obrigatória e as demais classes – LMP3 e LMGTE – com 12 carros, cada uma.

A Algarve Pro Racing estabeleceu o melhor tempo em todas as cinco sessões combinadas com o carro #25 guiado pelo australiano James Allen – ele foi o único a andar abaixo de 1’30” – precisamente 1’29″691 – sendo o carro que ele partilhará com Kyffin Simpson e Alex Lynn o mais rápido em três desses treinos. Somente no TL2 a AF Corse estabeleceu a melhor marca e na última sessão de hoje, deu IDEC Sport com Paul-Loup Chatin.

O segundo tempo no combinado das sessões foi da Panis Racing – 1’30″190 do #65 que terá dois holandeses – Tijmen Van der Helm e Job Van Uitert – além do venezuelano Manuel Maldonado. Com 1’30″442, a Cool Racing fez o melhor tempo entre os onze protótipos Pro-Am, dentre os quais está o #21 de Nelsinho Piquet junto a Daniel Schneider e o britânico Andy Meyrick, da United Autosports. A melhor volta do trio, cortesia de Nelsinho, foi 1’30″818, na manhã desta quinta-feira.

Na subclasse LMP3, o britânico Ryan Harper-Ellam, que divide o Ligier JS P320 da Nielsen Racing com Tony Wells, estabeleceu a melhor volta do Prólogo com apenas 0″003 de avanço sobre o #17 da Cool Racing alinhado para Adrien Chila/Marcos Siebert/Alejandro Garcia.

Entre os Grã-Turismo da LMGTE, que disputa em 2023 a última temporada de sua existência na competição, a Iron Lynx fez a melhor volta nas cinco sessões e nos dois dias de treinos com o Porsche 911 RSR-19 que terá Matteo Cairoli junto a Claudio Schiavoni e Matteo Cressoni – 1’40″611. A segunda posição foi do #77 de Christian Ried, Julien Andlauer e Gianmarco Levorato, superado por 0″053. A JMW Motorsport ocupou a terceira posição com a Ferrari partilhada por Martin Berry, Jon Lancaster e Lorcan Hanafin.

A corrida inaugural do ELMS em Barcelona contará com pelo menos 22 pilotos do WEC neste ano, além de Ben Hanley, que fez a corrida de Portimão como substituto de Filipe Albuquerque e dezenas de outros nomes que serão vistos na disputa da Edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans.

Comentários