GTWC Europe Endurance: maior plantel em sete anos na abertura da temporada

RIO DE JANEIRO – Começa domingo a temporada 2023 do GT World Challenge Europe (GTWC) com a série de Endurance abrindo o calendário de dez eventos – cinco de provas longas e outros cinco de Sprint, com duração de 60 minutos. A SRO confirmou para este fim de semana nas 3h de Monza, na Itália, a presença de 55 carros inscritos.

É o maior plantel num início de campeonato em sete anos, representando oito construtores diferentes.

A lista está dividida com 17 carros compondo o grid da divisão Pro, cinco são Pro-Am, sete fazem parte da Gold Cup, nove são Silver Cup e mais 17 fecham a lista na nova subclasse Bronze Cup (cuja formação de trios é de platona/ouro-prata-bronze), de acordo com a nova hierarquia da série organizada por Stéphane Ratel. Essa distribuição compunha a Gold Cup em 2022 e essa nova subdivisão oferecerá uma vaga direta às 24 Horas de Le Mans na nova classe LMGT3.

Na divisão Pro, são 13 equipes participantes e três delas têm dois carros: a alemã Rowe Racing, a italiana AF Corse – com a bandeira Écurie Francorchamps – e os belgas da WRT. Daniel Serra deve competir nas demais provas da temporada – por coincidência de datas com a Stock Car em Interlagos, dará prioridade a esta no fim de semana. O brasileiro fará parte da tripulação da 296 GT3 inscrita com o dorsal #71 e que terá Ale Pier Guidi em seu lugar na 1ª etapa.

Augusto Farfus será desta forma o único piloto do país na contenda: o curitibano alinha na BMW de dorsal #46 junto a Maxime Martin e ao lendário piloto da MotoGP Valentino Rossi, que faz em 2023 sua segunda temporada completa em Grã-Turismo. O outro carro do time de Baudour terá Dries Vanthoor, Charles Weerts e Sheldon Van der Linde.

A Pro-Am com seu formato de dois pilotos de graduação bronze entre os três inscritos junto a outro de graduação ouro ou platina, terá como atração a presença da canadense Samantha Tan, inscrita numa Ferrari 488 GT3 Evo 2020 junto a Jon Miller e ao espanhol de ascendência curda Isaac Tutumlu. A equipe ST Racing corre na Europa este ano com o suporte técnico da Rinaldi Racing, do antigo piloto de Motocross Michele Rinaldi.

Samantha não é a única representante feminina do plantel: a saudita Reema Juffali vai de Mercedes-Benz AMG Evo na Bronze Cup junto ao estoniano Ralf Aron e ao helvético Alain Valente, no #81 da Theeba Motorsport.

E haverá, claro, as incansáveis Iron Dames da Iron Lynx, na mesma classe de Juffali e de Lamborghini Huracán GT3 Evo2 como parte do acordo da equipe do lince como símbolo com a Prema e a marca de Sant’Agata para o Endurance – em 2024, a parceria Prema-Iron Lynx leva a equipe ao FIA WEC e à IMSA nas classes principais.

Esse numeroso plantel da Bronze Cup, inclusive, tem igual número de equipes – pois são 17 carros, de 17 escuderias distintas. Na Gold Cup, a Winward Racing é a única que se apresenta com dois carros e as demais participantes – seis, ao todo – têm um carro apenas. Por fim, a Silver Cup vai com oito escuderias – a única com dois carros confirmados para Monza é a GRT Grässer, da Áustria.

Comentários