GTWC Europe Endurance: ROWE emplaca 1-2 nas 3h de Monza

RIO DE JANEIRO – Vitória em 1-2 da ROWE Racing na abertura da temporada 2023 do GT World Challenge Europe Endurance: o templo sagrado de Monza, na Itália, recebeu casa cheia com 55 carros na pista distribuídos em cinco categorias na competição organizada pela SRO e o time alemão começou muito bem o campeonato que terá ainda etapas em Paul Ricard, Spa-Francorchamps, Nürburgring e Barcelona.

A equipe conquistou para o modelo M4 GT3 da BMW sua primeira pole em dez anos e também a primeira para a marca bávara em provas de formato com 3h de duração desde a época da Z4 – ou seja, outro tabu de longa data quebrado em Monza. Na qualificação, um incidente insólito: houve queda de energia, cancelando o treino quando seria disputado o Q3. Foi procedido o cálculo da média dos tempos de volta auferidos e isto deu a pole ao #98 da ROWE – de certa forma ajudada por um BoP pré-classificatório feito pela SRO que devolveu o carro ao peso mínimo de 1315 kg – dez a menos que a tabela inicial.

O carro guiado por Nick Yelloly/Marco Wittmann/Philipp Eng conquistou a vitória com pouco mais de treze segundos e meio para o trio formado por Max Hesse/Neil Verhagen/Daniel Harper, antigos pilotos do programa júnior da montadora germânica.

A BMW esteve próxima de fazer 1-2-3 e assim monopolizar o pódio, mas o #32 de Dries Vanthoor/Charles Weerts/Sheldon Van der Linde, que se interpusera entre os carros da ROWE, teve um pneu furado faltando meia hora para o fim. Isso deixou o trio do Team WRT em sexto lugar, ofertando o último degrau do pódio à Iron Lynx, futura equipe Lamborghini Hypercar no FIA WEC, com um LMDh e os pilotos de fábrica Mirko Bortolotti/Andrea Caldarelli/Jordan Pepper.

A Audi teve bom desempenho com seus novos times clientes: a Saintèloc Junior Team ficou com o quarto posto graças a Christopher Mies/Simon Gachet/Patric Niederhauser, com a Tresor Orange 1 em quinto, alinhando outro modelo quatrargólico para Dennis Marschall, Ricardo Feller e Mattia Drudi.

Não obstante, a Comtoyou estreou bem como nova representante da marca de Ingolstadt nas competições de Grã-Turismo, cravando a vitória na Gold Cup com o carro guiado por Max Hofer/Nicolas Baert/Maxime Soulet, num ótimo 7º posto geral – à frente das novas máquinas da competição: a Ferrari 296 GT3 da AF Corse-Francorchamps Motors que ficou em oitavo lugar e o Porsche 911 GT3-R (992) da Dinamic GT Huber Racing, nono colocado.

A Comtoyou venceu também na subclasse Silver Cup, com o Audi guiado por Finlay Hutchison/Sam Dejonghe/Loris Hezemans, décimo-sexto colocado geral e um posto abaixo do carro triunfante na Bronze Cup – o Porsche da Pure Rxcing com Klaus Bachler/Joel Sturm/Alexander Malykhin.

Na Pro-Am deu Barwell e o Lamborghini Huracán conduzido por Adam Balon/Dennis Lind/Rob Collard, que fechou em 30º lugar, dois postos abaixo do Lamborghini das Iron Dames Rahel Frey/Michelle Gätting/Sarah Bovy – que somaram pontos na Bronze Cup com o oitavo posto da divisão. A saudita Reema Juffali e seus parceiros Alain Valente e Ralf Aron ficaram em 38º na geral com o Mercedes-AMG da Theeba Motorsport. A outra representante feminina, Samantha Tan, sequer teve a chance de andar na disputa – seu carro se envolveu num acidente logo na primeira volta.

O brasileiro Augusto Farfus não terminou a corrida na BMW #46 do Team WRT que dividiu no fim de semana com Valentino Rossi e Maxime Martin: a trinca saiu da disputa com 30 voltas completadas. Uma das marcas favoritas – a Mercedes-AMG – teve apenas um 13º lugar como melhor resultado, com o trio Lorenzo Ferrari/Thomas Drouet/Maxi Götz.

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