IMSA, GP de Long Beach: deu Acura e “Albuquick” na definição do grid

RIO DE JANEIRO – Pela segunda vez em três provas do IMSA Weathertech SportsCar Championship dentro do novo regulamento técnico da classe principal, os chassis Acura dominam a linha de frente na temporada 2023. Na definição do grid do GP de Long Beach, que aconteceu quase no final da noite pelo horário de Brasília, a Wayne Taylor Racing w/Andretti e a Meyer-Shank outra vez estiveram passinhos à frente da concorrência.

Com a obrigatoriedade de treinar com dois sets de pneus 0 km, o carro #10 guiado por Filipe Albuquerque estabeleceu a pole position com a marca de 1’09″909, sendo o único dos oito carros GTP a virar abaixo de 1’10” – o britânico Tom Blomqvist marcou um tempo 0″674 acima e só os ARX-06C montados na plataforma Oreca ficaram dentro do mesmo segundo.

Depois de vários problemas nas sessões livres, o Cadillac V-Series.R tripulado na qualificação por Sébastien Bourdais andou bem e estabeleceu o terceiro tempo, mas a 1″072 da pole. As BMW M Hybrid V8 mostraram evolução: Nick Yelloly fez um excelente quarto posto e Augusto Farfus classificou o carro que divide com Philipp Eng em quinto.

Foi o melhor entre os brasileiros, pois Felipe Nasr ficou apenas com a oitava posição em seu Porsche e o carro de Pipo Derani, tripulado por Alexander Sims na tomada de tempos, sai de sétimo, dividindo a quarta fila com o antigo companheiro de esquadra.

Na sessão oficial dos Grã-Turismo, um treino muito atribulado com duas rodadas de Brendan Iribe em seu McLaren, várias escapadas e uma bandeira vermelha por conta de dois acidentes na mesma curva – Curva 8 – mas em momentos separados: primeiro, foi o Acura NSX GT3 de Ashton Harrison-Henry que deu no muro da lateral esquerda da Pine Avenue. Depois, o Porsche “Rexy” de PJ Hyett estampou com força metros antes. A sessão foi interrompida e encerrada – os carros perdem assim suas duas melhores voltas por conta da bandeira vermelha, pela regra da IMSA.

Antes da interrupção, por apenas 0″006, o Aston Martin da The Heart of Racing levou a pole geral da GTD e GTD Pro, numa ótima performance do experiente dinamarquês Marco Sörensen. Na GTD Pro, deu o Lexus da Vasser Sullivan com Jack Hawksworth – aliás, em ambas as subclasses, foram superadas as marcas anteriores: 1’17″811 para o nórdico e 1’17″817 para o britânico.

Na sequência da GTD Pro ficou o outro Aston Martin de Ross Gunn/Alex Riberas, com o Porsche da Pfaff em terceiro, o Corvette em quarto e a Mercedes-AMG da Weathertech em quinto – a classe só tem cinco inscritos. O top 5 da GTD foi completado por outros quatro carros diferentes além do Aston Martin – o Lexus de Frankie Montecalvo/Aaron Telitz, a BMW de Madison Snow/Bryan Sellers, a Mercedes-AMG de Mikaël Grenier/Mike Skeen e o Lamborghini de Misha Goikhberg/Loris Spinelli.

A corrida deste sábado, com duração de 1h40min, larga às 18h05 pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo no site da IMSA – sem geoblock para o Brasil.

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