WEC, 6h de Spa: Dalla Lana deixa categoria e The Heart of Racing assume vaga

RIO DE JANEIRO – Faltando menos de uma semana para o início das atividades de pista para as 6h de Spa-Francorchamps, 3ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) em 2023, o folclórico gentleman driver canadense Paul Dalla Lana anuncia a saída da competição.

Campeão da divisão LMGTE-AM em 2017, Paul disputou nada menos que 69 provas (de um total histórico de 80) da modalidade desde a sua estreia na categoria em 2013 – sempre com a Aston Martin Racing. Como o mais proeminente dos pilotos bronze dos últimos anos, alcançou também 17 vitórias (quarto em número de triunfos na categoria, atrás de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Pedro Lamy) e 37 pódios. Entre seus parceiros, teve alguns brasileiros – Augusto Farfus e Marcos Gomes – além de dividir o carro campeão há seis anos com o português  Lamy e com o filho do tricampeão mundial de F1 Niki Lauda, Mathias Lauda.

Empresário, filantropo e CEO da NorthWest, firma especializada na construção e manutenção de prédios médicos no Canadá e que tem negócios na Oceania, Europa e no Brasil, Paul Dalla Lana é casado com uma brasileira, Alessandra. Em 2008, quando ainda não era conhecido no automobilismo, doou 20 milhões de dólares canadenses para estabelecer uma Escola de Saúde Pública na Universidade de Toronto. Repetiu o aporte financeiro uma década depois, no mesmo valor.

Além das participações no WEC, Dalla Lana disputou as 24h de Daytona e as 12h de Bathurst. Sem contar também as 24h de Le Mans, da qual participou em 10 edições consecutivas desde 2013, tendo ido ao pódio uma única vez, exatamente naquela que será sua participação derradeira, junto a Nicki Thiim e David Pittard, ano passado.

Sem ponto somado nas corridas de Sebring e Portimão neste ano, Paul decidiu não tomar mais parte das demais provas do calendário do WEC, o que afeta também o calendário de corridas dos seus parceiros contratados – Axcil Jefferies e Nicki Thiim.

Até porque a inscrição da NorthWest AMR permanece, mas a estrutura será tocada por outra equipe: preterida na lista de entradas pelo Comitê de Endurance da FIA, a The Heart of Racing assume o running do #98 e, de imediato, anunciou uma trinca nova para a disputa do próximo sábado.

Ao volante do Aston Martin Vantage AMR LMGTE-AM, estarão o piloto-proprietário Ian James, britânico de 48 anos, o espanhol Alex Riberas Bou (29) e o italiano Daniel Mancinelli, de 34. A trinca assume o carro até o fim da temporada, inclusive nas 24 Horas de Le Mans, uma vez que a inscrição da NorthWest AMR não pode ser modificada – caso houvesse a desistência completa da equipe, a vaga que seria aberta acabaria nas mãos da Spirit of Race, o braço suíço da AF Corse. Além da estreia do trio, as 6h de Spa-Francorchamps deste sábado verão também a estreia do Porsche 963 do Hertz Team Jota, a volta de Franck Mailleux no Glickenhaus ao invés de Ryan Briscoe e Jack Aitken fechando o trio do #3 da Cadillac Racing que participa da corrida como preparação para as 24 Horas de Le Mans.

Comentários

  • Foi-se a brincadeira que eu adorava fazer, mas quer saber? Ele correu com e contra grandes pilotos, nas melhores pistas, e venceu várias corridas! Para alguém que não era profissional. Um currículo invejável! Parabéns, Dalalalalananana!!! Sentirei sua falta nos autódromos!