24h de Spa-Francorchamps: vinte e cinco vezes BMW

2

RIO DE JANEIRO - Setenta e cinco edições de 24h de Spa-Francorchamps em quase um século de história foram alcançadas neste fim de semana na Bélgica. E vinte e cinco dessas 75 edições foram ganhas por uma marca - a BMW: o construtor de Munique, nos diferentes formatos adotados na história do evento, amplia sua margem de conquistas em relação às demais marcas no evento. A ROWE Racing chegou ao segundo triunfo em três etapas do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance - foi também a terceira vitória da escuderia em Spa e a primeira da BMW desde 2018.

O trio formado por Phillip Eng/Marco Wittmann/Nick Yelloly completou 537 voltas, com pouco mais de 11seg de diferença sobre Raffaele Marciello/Timur Boguslavskiy/Jules Gounon, que chegaram em 2º com o Mercedes-AMG da equipe Akkodis-ASP. A terceira posição na disputa foi da Scherer Sport PHX com o trio formado por Kelvin Van der Linde/Nicki Thiim/Luca Engslter, com um Audi. Três marcas diferentes no pódio geral da competição.

Vencedora em 2019/20, a Porsche ficou em 4º lugar com seu "Grello" da Manthey EMA conduzido por Kévin Estre/Julien Andlauer/Laurens Vanthoor, seguida por outro Porsche - este inscrito pela Rutronik Racing - e pela WRT, que veio de 21º com o carro #46 e chegou em sexto, graças ao trio Valentino Rossi/Maxime Martin/Augusto Farfus - no melhor resultado de um carro com piloto brasileiro na disputa, já que a Ferrari de Daniel Serra/Davide Rigon/Antonio Fuoco não passou do 11º lugar.

A corrida contou com a participação de 70 carros e desse total, quarenta e nove receberam classificação - todavia com 44 vendo a bandeira quadriculada. O regulamento prevê que qualquer carro que tenha percorrido três quartos da distância - 75% ou mais de 18h na pista - figure no resultado final.

A Mercedes-AMG Pro-Am de Felipe Fraga, que correu com George Kurtz, Colin Braun e Ian James acabou apenas em 41º na geral com 21 voltas de atraso em relação aos vencedores. A trinca foi 6ª colocada na sua subclasse. Já Alan Hellmeister, mais Rodrigo, Bruno e Adalberto Baptista, inscritos na Bronze Cup com outra Mercedes-AMG, esta via Akkodis-ASP, abandonaram após pouco mais de 16h49min, com 353 voltas percorridas.

Nas demais divisões - houve um total de cinco subclasses presentes - as vitórias foram de Sam de Haan/Tom Gamble/Charlie Fagg/Dean Macdonald (Optimum Motorsport/McLaren 720S GT3) na Gold Cup com o 10º posto geral; Antares Au/Jannes Fittje/Matteo Cairoli/Tim Heinemann (Huber Racing/Porsche 911 (992) GT3-R) - que inclusive partiu da pole position, na Bronze Cup ao chegar em 13º absoluto; Benjamin Hites/Glenn Van Berlo/Clemens Schmid (GRT Grässer Racing Team/Lamborghini Huracán GT3 Evo2) na Silver Cup com a décima-sétima colocação; e Adam Osieka/Nicky Catsburg/Chaz Mostert/Martin Konrad (SunEnergy1 Racing) na classe Pro-Am, com o 22º posto.

Curiosidades: esse carro largou do box por conta de um acidente com Kenny Habul, que não pôde correr por conta de fraturas e em seu lugar seria inscrito outro australiano, Liam Talbot - que não conseguiria chegar a tempo na Bélgica. Acabou substituído por Adam Osieka, o chefe da equipe GetSpeed, que fez o running do time de Habul, de última hora. 

Mais: Nicky Catsburg fechou uma 'trifeta' de triunfos em provas de 24h num intervalo inferior a dois meses - ganhou em Nürburgring com a Ferrari da Frikadelli, na LMGTE-AM em Le Mans com a Corvette e agora na Pro-Am em Spa com a SunEnergy1. Três carros diferentes, também.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Apenas 11 segundos de diferença entre o vencedor e o 2º colocado, a prova deve ter sido sensacional, gostaria muito de estar lá em SPA…

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames