24h de Spa-Francorchamps: vinte e cinco vezes BMW


RIO DE JANEIRO - Setenta e cinco edições de 24h de Spa-Francorchamps em quase um século de história foram alcançadas neste fim de semana na Bélgica. E vinte e cinco dessas 75 edições foram ganhas por uma marca - a BMW: o construtor de Munique, nos diferentes formatos adotados na história do evento, amplia sua margem de conquistas em relação às demais marcas no evento. A ROWE Racing chegou ao segundo triunfo em três etapas do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance - foi também a terceira vitória da escuderia em Spa e a primeira da BMW desde 2018.

O trio formado por Phillip Eng/Marco Wittmann/Nick Yelloly completou 537 voltas, com pouco mais de 11seg de diferença sobre Raffaele Marciello/Timur Boguslavskiy/Jules Gounon, que chegaram em 2º com o Mercedes-AMG da equipe Akkodis-ASP. A terceira posição na disputa foi da Scherer Sport PHX com o trio formado por Kelvin Van der Linde/Nicki Thiim/Luca Engslter, com um Audi. Três marcas diferentes no pódio geral da competição.

Vencedora em 2019/20, a Porsche ficou em 4º lugar com seu "Grello" da Manthey EMA conduzido por Kévin Estre/Julien Andlauer/Laurens Vanthoor, seguida por outro Porsche - este inscrito pela Rutronik Racing - e pela WRT, que veio de 21º com o carro #46 e chegou em sexto, graças ao trio Valentino Rossi/Maxime Martin/Augusto Farfus - no melhor resultado de um carro com piloto brasileiro na disputa, já que a Ferrari de Daniel Serra/Davide Rigon/Antonio Fuoco não passou do 11º lugar.

A corrida contou com a participação de 70 carros e desse total, quarenta e nove receberam classificação - todavia com 44 vendo a bandeira quadriculada. O regulamento prevê que qualquer carro que tenha percorrido três quartos da distância - 75% ou mais de 18h na pista - figure no resultado final.

A Mercedes-AMG Pro-Am de Felipe Fraga, que correu com George Kurtz, Colin Braun e Ian James acabou apenas em 41º na geral com 21 voltas de atraso em relação aos vencedores. A trinca foi 6ª colocada na sua subclasse. Já Alan Hellmeister, mais Rodrigo, Bruno e Adalberto Baptista, inscritos na Bronze Cup com outra Mercedes-AMG, esta via Akkodis-ASP, abandonaram após pouco mais de 16h49min, com 353 voltas percorridas.

Nas demais divisões - houve um total de cinco subclasses presentes - as vitórias foram de Sam de Haan/Tom Gamble/Charlie Fagg/Dean Macdonald (Optimum Motorsport/McLaren 720S GT3) na Gold Cup com o 10º posto geral; Antares Au/Jannes Fittje/Matteo Cairoli/Tim Heinemann (Huber Racing/Porsche 911 (992) GT3-R) - que inclusive partiu da pole position, na Bronze Cup ao chegar em 13º absoluto; Benjamin Hites/Glenn Van Berlo/Clemens Schmid (GRT Grässer Racing Team/Lamborghini Huracán GT3 Evo2) na Silver Cup com a décima-sétima colocação; e Adam Osieka/Nicky Catsburg/Chaz Mostert/Martin Konrad (SunEnergy1 Racing) na classe Pro-Am, com o 22º posto.

Curiosidades: esse carro largou do box por conta de um acidente com Kenny Habul, que não pôde correr por conta de fraturas e em seu lugar seria inscrito outro australiano, Liam Talbot - que não conseguiria chegar a tempo na Bélgica. Acabou substituído por Adam Osieka, o chefe da equipe GetSpeed, que fez o running do time de Habul, de última hora. 

Mais: Nicky Catsburg fechou uma 'trifeta' de triunfos em provas de 24h num intervalo inferior a dois meses - ganhou em Nürburgring com a Ferrari da Frikadelli, na LMGTE-AM em Le Mans com a Corvette e agora na Pro-Am em Spa com a SunEnergy1. Três carros diferentes, também.

Comentários

  • Apenas 11 segundos de diferença entre o vencedor e o 2º colocado, a prova deve ter sido sensacional, gostaria muito de estar lá em SPA…