4h de Paul Ricard: ELMS volta após longa pausa e 42 carros no plantel


RIO DE JANEIRO - O cancelamento da etapa de Imola, bem como a disputa das 24h de Le Mans no mês passado, provocaram um forçoso intervalo entre a corrida inaugural da temporada 2023 do European Le Mans Series e a segunda etapa, marcada para Paul Ricard.

A longa espera de quase três meses termina neste fim de semana: 42 carros divididos nas três classes constantes da categoria vão ao circuito localizado na região de Bandol, perto de Nice, para uma corrida com 4h de duração.

Vão para a França os mesmos 18 LMP2 da rodada de Barcelona, com onze deles da subclasse Pro-Am, mais 12 LMP3 e igual número de modelos Grã-Turismo, incluindo os chassis recuperados após os incidentes na Catalunha e principalmente em La Sarthe.

Em relação aos inscritos na LMP2, onde constam os brasileiros Nelsinho Piquet e Daniel Schneider no #21 da United Autosports, a única novidade é que Tom Van Rompuy e Sebastián Álvarez vão em dupla no #3 da DKR Engineering, mercê a ausência de Nathanaël Berthon nesta rodada. Rob Hodes, que esteve em Barcelona para competir no #19 do Team Virage e foi substituído por Dennis Andersen de última hora, espera participar desta vez em Paul Ricard.

Vencedores na geral em Barcelona defendendo o Racing Team Turkey, Salih Yoluç/Louis Déletraz/Charlie Eastwood chegam à França comandando na LMP2 Pro-Am, enquanto entre os LMP2 Pro, a liderança é da Duqueine Engineering com Nico Pino/Neel Jani/René Binder - trio que também subiu ao pódio na disputa das 24h de Le Mans.

Na subclasse LMP3, a única dúvida recai no #10 da Eurointernational, pois Nick Moss está ausente - também pudera: o piloto acabou vítima de um sem-fim de penalizações nas 4h de Barcelona e preferiu ficar fora na próxima etapa. Glen Van Berlo está sem parceiro.

A Racing Spirit of Leman, que venceu em Barcelona e depois foi penalizada, terá Jean-Luc Foubert na vaga de Fabian Michal. Com a punição aplicada ao #31, a vitória ficou com a Cool Racing e o trio formado por Adrien Chila/Marcos Siebert/Alex García.

Entre os Grã-Turismo, Mikkel Mac dá vez ao piloto de fábrica da Ferrari AF Corse nos Hypercars, Nicklas Nielsen, junto aos igualmente compatriotas Johnny e Conrad Laursen na 488 GTE Evo da Formula Racing. São cinco modelos do construtor de Maranello, contra quatro Porsches e três Aston Martin.

A liderança do campeonato é do trio Zach Robichon/Ryan Hardwick/Alessio Picariello, da Proton Competition.

Comentários