4h de Paul Ricard: ELMS volta após longa pausa e 42 carros no plantel

4

RIO DE JANEIRO - O cancelamento da etapa de Imola, bem como a disputa das 24h de Le Mans no mês passado, provocaram um forçoso intervalo entre a corrida inaugural da temporada 2023 do European Le Mans Series e a segunda etapa, marcada para Paul Ricard.

A longa espera de quase três meses termina neste fim de semana: 42 carros divididos nas três classes constantes da categoria vão ao circuito localizado na região de Bandol, perto de Nice, para uma corrida com 4h de duração.

Vão para a França os mesmos 18 LMP2 da rodada de Barcelona, com onze deles da subclasse Pro-Am, mais 12 LMP3 e igual número de modelos Grã-Turismo, incluindo os chassis recuperados após os incidentes na Catalunha e principalmente em La Sarthe.

Em relação aos inscritos na LMP2, onde constam os brasileiros Nelsinho Piquet e Daniel Schneider no #21 da United Autosports, a única novidade é que Tom Van Rompuy e Sebastián Álvarez vão em dupla no #3 da DKR Engineering, mercê a ausência de Nathanaël Berthon nesta rodada. Rob Hodes, que esteve em Barcelona para competir no #19 do Team Virage e foi substituído por Dennis Andersen de última hora, espera participar desta vez em Paul Ricard.

Vencedores na geral em Barcelona defendendo o Racing Team Turkey, Salih Yoluç/Louis Déletraz/Charlie Eastwood chegam à França comandando na LMP2 Pro-Am, enquanto entre os LMP2 Pro, a liderança é da Duqueine Engineering com Nico Pino/Neel Jani/René Binder - trio que também subiu ao pódio na disputa das 24h de Le Mans.

Na subclasse LMP3, a única dúvida recai no #10 da Eurointernational, pois Nick Moss está ausente - também pudera: o piloto acabou vítima de um sem-fim de penalizações nas 4h de Barcelona e preferiu ficar fora na próxima etapa. Glen Van Berlo está sem parceiro.

A Racing Spirit of Leman, que venceu em Barcelona e depois foi penalizada, terá Jean-Luc Foubert na vaga de Fabian Michal. Com a punição aplicada ao #31, a vitória ficou com a Cool Racing e o trio formado por Adrien Chila/Marcos Siebert/Alex García.

Entre os Grã-Turismo, Mikkel Mac dá vez ao piloto de fábrica da Ferrari AF Corse nos Hypercars, Nicklas Nielsen, junto aos igualmente compatriotas Johnny e Conrad Laursen na 488 GTE Evo da Formula Racing. São cinco modelos do construtor de Maranello, contra quatro Porsches e três Aston Martin.

A liderança do campeonato é do trio Zach Robichon/Ryan Hardwick/Alessio Picariello, da Proton Competition.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames