6h de Monza: lista final para 5ª etapa do WEC conta com 36 carros


RIO DE JANEIRO - A organização da temporada 2023 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) divulgou na quarta-feira passada (28 de junho) a lista final das 6h de Monza, 5ª etapa que se realiza no próximo domingo no tradicional circuito da Itália.

E que terá gente até no lustre, porque a Ferrari vem de uma vitória categórica nas 24h de Le Mans e que coloca um molho na luta pelo campeonato. Entre os construtores da Hypercar, a Toyota lidera com 19 pontos de margem - 126 a 107 sobre a casa de Maranello e entre os pilotos a vantagem é um pouquinho maior: 25 pontos separam os líderes Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Ryo Hirakawa dos campeões da quarta etapa, Ale Pier Guidi/James Calado/Antonio Giovinazzi.

A disputa das 6h de Monza terá 36 carros. O maior plantel, pela primeira vez em muito tempo, será da divisão principal - 13 inscritos com a estreia do Porsche 963 com o dorsal #99 via Proton Competition, para Neel Jani/Harry Tincknell/Gianmaria Bruni. É um trio de respeito, mas a equipe alemã não fez um mísero quilômetro de teste com o carro, que vai "cru" para o evento. 

Outras novidades para o fim de semana de Monza são a participação de Nathanaël Berthon no #708 da Glickenhaus junto a Romain Dumas e Olivier Pla, além da estreia de João Paulo de Oliveira, convidado por Colin Kolles para andar no Vanwall Vanderwell 680 de motor Gibson 4,5 litros V8 no lugar de Tom Dillmann, que rompeu com a equipe.

Na relação de onze carros da LMP2, quatro modificações: na Prema, Andrea Caldarelli vai no #9 substituindo a Juan Manuel Correa, que tem compromisso com a Fórmula 2. O DTM prende Mirko Bortolotti na etapa italiana e o piloto dará lugar no #63 ao experiente Mathias Beche. Na United Autosports, sem poder contar com Filipe Albuquerque e Tom Blomqvist - como já acontecera em Portimão - voltam Ben Hanley e Giedo Van der Garde.

Como não houve nenhuma manifestação acerca do resultado oficial das 24h de Le Mans após a vistoria efetuada em cinco Hypercars e no vencedor da categoria em La Sarthe, em caráter provisório o trio do #41 da WRT formado por Rui Andrade/Louis Déletraz/Robert Kubica comanda a classificação com 94 pontos - quatro a mais que o trio da Inter Europol formado por Fabio Scherer/Kuba Smiechowski/Albert Costa Balboa. 

Pietro Fittipaldi volta com o carro da Jota junto a Oli Rasmussen e David Heinemeier-Hänsson, ocupando o 11º lugar com 28 pontos. André Negrão está em décimo-sexto, somando dezessete junto a Memo Rojas e Oli Caldwell.

Entre os LMGTE-AM, teremos a única ausência brasileira: Daniel Serra optou por disputar a etapa de Interlagos da Stock Car e assim o tricampeão da categoria nacional será substituído pelo ítalo-oriental Kei Francesco Cozzolino na Ferrari #57 da Kessel Racing/Car Guy. A AF Corse chamou Julien Piguet para o #21 e a Project 1-AO ainda não tinha definido quem vai com Matteo Cairoli no #56, pois assim como Albuquerque e Blomqvist, P.J. Hyett e Gunnar Jeannette estarão em Mosport na etapa do IMSA.

Pelo mesmo motivo, a The Heart of Racing declinou da participação como NorthWest AMR, diante da impossibilidade de substituição de Ian James e Alex Riberas. Também a Proton Competition decidira por não alinhar o #88 que teve Tincknell, Jonas Ried e Don Yount em Le Mans. A inscrição normal tinha Zach Robichon e Ryan Hardwick, que em La Sarthe foram alocados junto a Jan Heylen noutro Porsche. A ver se ambos os carros voltam em setembro na disputa das 6h de Fuji.

O panorama do campeonato é altamente favorável ao título antecipado da Corvette Racing neste fim de semana: com 133 pontos, o trio Ben Keating/Nicky Catsburg/Nico Varrone soma 74 de frente para Ahmad Al Harthy/Michael Dinan/Charlie Eastwood, que defendem a ORT Racing by TF. Mesmo que a diferença caia para 66 pontos, qualquer margem acima desse valor assegura o caneco, já que após Monza serão 65 em disputa - 26 em Fuji, 39 no Bahrein.

A propósito do BoP, a tabela para Monza ainda não está disponível pelo Comitê de Endurance da FIA, principalmente na Hypercar. Na LMGTE-AM, volta a ser aplicado o sistema de lastro de sucesso levando em conta o resultado das etapas anteriores do campeonato.

Sexta-feira, os carros entram na pista para dois treinos livres com duração de 90 minutos cada, começando às 6h30 e 11h40 de Brasília, respectivamente. Sábado, o terceiro treino livre será às 5h45 de Brasília com duração de 60 minutos e o qualifying começa às 9h40. A corrida terá largada às 7h30 e será transmitida pelo YouTube nos canais do Grupo Bandeirantes de Comunicação e na TV fechada pelo BandSports. A equipe será Aldo Luiz, Felipe Meira, Sergio Milani e eu, Rodrigo Mattar.

Comentários