ELMS: APR é Campeã da LMP2 e vagas diretas para as 24h de Le Mans são distribuídas


VALPARAÍSO DE GOIÁS - Mesmo com a United Autosports 'copando' a rodada dupla final do European Le Mans Series de 2023 com o "Grand Finale" marcado para o Autódromo Internacional do Algarve em Portugal, a equipe da casa foi campeã: a Algarve Pro Racing, com sede em Albufeira, levou o título da classe LMP2 com a trinca formada por Kyffin Simpson/James Allen/Alexander Lynn.

Com uma pole e dois segundos lugares nas provas de sexta e domingo, os pilotos do carro #25 fecharam o ano com 113 pontos somados e deram à equipe mais uma vaga direta na classe LMP2 para as 24h de Le Mans de 2024 - a divisão não disputará o WEC, mas será aceita com um mínimo de 15 participantes em La Sarthe. O time anglo-português já tinha um convite automático mediante o título de George Kurtz no Bob Akin Award, para pilotos bronze na série IMSA.

A outra vaga da divisão via ELMS na LMP2 foi para a United Autosports: a equipe de Richard Dean e Zak Brown conquistou três vitórias nas últimas quatro corridas - sendo as duas finais em Portimão com Marino Sato/Phil Hanson/Oliver Jarvis, que perderam o título de pilotos por 13 pontos - detalhe: estavam em 6º lugar na tabela antes das disputas finais. A Panis Racing fechou o pódio em duas disputas muito atribuladas no circuito algarvio.

Na sexta-feira, com a prova realizada sob o nome de 4h do Algarve, choveu forte algumas vezes ao longo da disputa e a variação de estratégia propiciou à equipe do carro #22 ganhar do time local sem grandes dificuldades. Que, por exemplo, a líder da LMP2 Pro-Am enfrentaria: o Racing Team Turkey teve uma corrida miserável com uma rodada de Salih Yoluç nos primeiros instantes e depois disto foi praticamente impossível recuperar.

O resultado final da prova mudou tudo na véspera da decisão, pois a Cool Racing triunfou com Alexandre Coigny/Malthe Jakobsen/Nico Lapierre e a AF Corse, com Ben Barnicoat colaborando de novo com François Perrodo e Matthieu Vaxivière, chegaram em 3º lugar atrás de Mathias Beche/Ben Hanley/Rodrigo Sales, da Nielsen Racing.

Daniel Schneider e Nelsinho Piquet somaram bons pontos na penúltima etapa, terminando em quarto na classe junto ao britânico Andy Meyrick.

Na subclasse LMP3, veio o único título antecipado e vaga definida para a Cool Racing em Le Mans na LMP2 graças a Adrien Chila/Marcos Siebert/Alejandro García, que terminaram a disputa inicial da rodada dupla de Portimão em quarto lugar. A WTM by Rinaldi Racing fez as honras do primeiro posto com Oscar Tunjo/Leonard Weiss/Torsten Kratz, após o incêndio seguido de Safety Car no carro de Wyatt Brichachek/Miguel Cristóvão/Kai Askey.

Entre os Grã-Turismo, a Proton emplacou 1-2 com vitória do Porsche de Christian Ried/Gianmarco Levorato/Julien Andlauer, após uma batalha campal contra um dos outros carros do time alemão, o #16 de Ryan Hardwick/Zach Robichon/Alessio Picariello - que foram para a última etapa com vantagem diante da Iron Lynx, que era colíder do campeonato antes da rodada decisiva.

E no domingo, choveu - ainda muito mais forte que dois dias antes - o que fez a direção de prova dar largada com Safety Car e bandeira vermelha com duas voltas completadas, esperando que as condições de pista melhorassem. Foi exatamente o que aconteceu: após quase 50 minutos de espera, afora o atraso de 1h nos procedimentos de largada, a corrida foi reiniciada. Para sorte de todos os envolvidos, não houve acidentes graves e tudo correu bem.

Dessa forma, a APR confirmou o título com novo 2º posto, após enroscos entre os carros da Duqueine Team e da Panis Racing, enquanto na LMP2 Pro-Am o trio Barnicoat/Perrodo/Vaxivière venceu a divisão e o título - ganhando também a vaga direta para Le Mans, com Perrodo e Vaxivière somando 110 pontos contra 101 de Alexandre Coigny/Nico Lapierre/Malthe Jakobsen.

Após mais uma corrida difícil, o Racing Team Turkey fechou o ano em 3º com Salih Yoluç/Charlie Eastwood/Louis Déletraz somando apenas 20 pontos na rodada portuguesa - tinham 74 pontos até Spa e terminaram o ano com 94.

Na LMP3, a última vitória do ano foi de Adam Ali/Matthew Richard Bell, com uma soberba performance deste último. A dupla da Eurointernational venceu com praticamente uma volta sobre os já campeões entre os pilotos e levou o vice-campeonato com 70 pontos, superando a WTM by Rinaldi Racing, que ficou em terceiro.

A Proton Competition confirmou o título na última temporada da história da LMGTE, que sai de cena para entrar a LMGT3. A vitória de Ryan Hardwick/Zach Robichon/Alessio Picariello deixou o trio com 105 pontos, vinte a mais que Christian Ried/Gianmarco Levorato/Julien Andlauer.

Dessa forma, o time alemão, que terá dois Ford Mustang no FIA WEC na estreia da nova classe LMP3, ganhou mais uma vaga nas 24h de Le Mans.

Aliás, no fim de semana em que cinco vagas seriam distribuídas, a última ficou com o Team Virage, campeão da Michelin Le Mans Cup na LMP3.

Desta forma, o ACO já pode reservar - por enquanto - lugares para os seguintes times:

LMP2

Crowdstrike Racing by APR - via George Kurtz (IMSA)
Algarve Pro Racing - campeã do European Le Mans Series LMP2
United Autosports USA - vice-campeã do European Le Mans Series LMP2
AF Corse - campeã do European Le Mans Series LMP2 Pro-Am
Cool Racing - campeã do European Le Mans Series LMP3
Team Virage - campeã do Michelin Le Mans Cup LMP3

LMGT3

Inception Racing - via Brendan Iribe (IMSA)
Pure Rxcing - campeã do GT World Challenge Europe Endurance Bronze Cup
Proton Competition - campeã do European Le Mans Series LMGTE

Com nove vagas automáticas já confirmadas, faltariam três: campeões do Asian Le Mans Series nas classes LMP2 e GT3 e também um 12º convite à discrição do IMSA para uma equipe de Hypercar.

Comentários