MSR vence em despedida do IMSA e Cadillac é campeã com Derani e Sims


RIO DE JANEIRO - A temporada 2023 do IMSA Weathertech SportsCar Championship terminou em alta, com mais uma incrível edição da Petit Le Mans - a 26ª da corrida disputada no circuito Michelin Raceway Road Atlanta em Braselton, na Geórgia. E a vitória da etapa final do campeonato marcou a despedida em grande da Meyer-Shank Racing. Sem condições de disputar o campeonato do próximo ano após o escândalo das 24h de Daytona - que repercutiu muito mal com a Acura e que terá impedido que a equipe conseguisse um novo parceiro - o time fez a parte que lhe cabia e venceu a disputa do último sábado com Colin Braun/Tom Blomqvist/Hélio Castroneves.

A prova foi disputada no total de 397 voltas, um dos menores dos últimos anos, por conta também da alta quantidade de incidentes. O Pace Car foi acionado nada menos que onze vezes ao longo das 10h de prova e um desses incidentes terá decidido o título: faltando cerca de 1h03min para o fim, o Acura #10 da Wayne Taylor Racing e o Cadillac #31 da AX Racing/Whelen Engineering tiveram uma altercação e o carro #10 guiado por Filipe Albuquerque no momento da disputa acabou saindo da pista de forma tão violenta que três muros de concreto foram afetados no impacto.

Albuquerque teve de ser inclusive levado a um hospital nas proximidades do circuito para observação. O piloto português queixava-se de dores na mão direita e nas costas. Passou a noite no hospital e foi liberado ontem, no domingo.

Com o acidente, Filipe e Ricky Taylor, auxiliados por Louis Déletraz na última etapa, não puderam mais discutir o título. Também por acidente, Nick Tandy e Mathieu Jaminet, da Porsche Penske, foram afastados da briga por uma manobra simplesmente imbecil do LMP2 guiado por Dennis Andersen no fim da longa reta que leva à penúltima curva do circuito, quando o piloto dinamarquês da High Class Racing provocou um "strike" que levou além de seu carro dois GTD e o Porsche para fora.

O carro #6 que tinha o reforço de Laurens Vanthoor no trio, ainda voltou à disputa, mas os problemas foram insolúveis e tiveram de desistir faltando 3h25min para o fim. Aliás, o número de abandonos desta Petit Le Mans foi alto: nada menos que 16 carros não viram a quadriculada entre 52 que largaram.

Líder por 223 voltas, o Cadillac #01 da Ganassi guiado por Renger Van der Zande/Sébastien Bourdais/Scott Dixon chegou em segundo lugar, tendo atrás de si o Porsche #59 da Proton com Neel Jani/Gianmaria Bruni/Harry Tincknell - na terceira prova do carro nos EUA, o melhor resultado do ano e a melhor performance de um carro não-oficial na série GTP em toda a temporada.

A 6ª colocação ao fim da disputa deu a Derani e Alexander Sims o título de pilotos por 21 pontos de margem - 2733 a 2712 - e o trio de Endurance, com o reforço de Jack Aitken, também ganhou o IMSA Michelin Endurance Cup, o certame que congregou apenas Daytona, Sebring, Glen e Petit Le Mans.

Dentre os demais brasileiros presentes na classe principal, Felipe Nasr foi 4º colocado na prova junto a Matt Campbell e Josef Newgarden, com a BMW de Augusto Farfus, mais Philipp Eng e Marco Wittmann em oitavo lugar na quadriculada. No campeonato, ambos fecharam exatamente nas mesmas posições de pista alcançadas no sábado.

Na LMP2, o título ficou com Ben Keating e Paul-Loup Chatin, que junto a Alex Quinn defenderam a PR1/Mathiasen Motorsports nesta temporada. E igualmente por margem apertada, pois George Kurtz e Ben Hanley levaram o vice por 49 pontos de diferença. Contudo, George Kurtz não tem do que se queixar: com a vitória alcançada junto a Hanley e mais Nolan Siegel, levou o troféu Jim Trueman Award, o que lhe credencia a disputar as 24h de Le Mans em 2024 na classe LMP2 - que será aceita na clássica prova francesa numa 'reserva de mercado' de 15 carros.


Hanley e Kurtz também venceram o IMSA Michelin Endurance Cup com o triunfo do fim de semana, que lhes deu o 9º posto na classificação geral. Keating, Quinn e Chatin chegaram em terceiro na classe, atrás do #35 da TDS Racing guiado por John Falb/Giedo Van der Garde/Josh Pierson.

Steven Thomas e Mikkel Jensen, que nesta corrida dividiram os trabalhos com Scott Huffaker, abandonaram a pouco mais de 3h para o fim e a dupla do carro #11 perdeu quaisquer chances de título.



A classe LMP3 despediu-se da série principal do IMSA com vitória da JR III Racing e do trio Biljoy Garg/Dakota Dickerson/Garett Grist, que terminaram em 15º lugar na geral com 379 voltas percorridas. Para Gar Robinson, líder do campeonato, bastava largar e o título estava assegurado: não só o piloto largou como terminou em terceiro na divisão junto a Felipe Fraga e Josh Burdon. Dessa forma, o trio assegurou o título do IMEC com 42 pontos somados em 2023.


O panorama da GTD Pro era semelhante: também bastava a Ben Barnicoat e Jack Hawksworth largar que o título iria para as mãos da dupla da Vasser Sullivan - que terminaria de forma um tanto quanto melancólica a temporada, num acidente do Lexus RC-F com o dorsal #14. 

A vitória na etapa final foi dos vice-campeões Dani Juncadella e Jules Gounon, que foram auxiliados em Road Atlanta por Maro Engel. Como prêmio de consolação, a dupla da Weathertech Racing levou o título de Endurance entre os pilotos. O brasileiro Daniel Serra chegou a liderar com a Ferrari da Risi Competizione, que volta em 2024 novamente nas cinco provas de Endurance - ele e os italianos Ale Pier Guidi e Davide Rigon terminaram em 3º na classe.


Na subclasse GTD, a Forte Racing by USRT fechou o ano em alta com uma ótima performance do Lamborghini Huracán guiado por Loris Spinelli/Misha Goikhberg/Patrick Liddy, que derrotaram uma das BMW da Turner Motorsport e o Porsche #77 da Wright Motorsports w/VOLT. Já campeã da série, a Paul Miller Racing desistiu por problemas insolúveis na BMW M4 GT3.

O título de Endurance foi conquistado por Kenton Koch/Mikaël Grenier/Mike Skeen, da equipe Korthoff Motorsport, superando a The Heart of Racing com Roman de Angelis/Ian James/Marco Sörensen por três pontos apenas - 39 a 36.

Por 20 pontos somente, Brendan Iribe venceu o Bob Akin Award na disputa sobre Alan Bryjnolfsson e assegurou também um convite automático para as 24h de Le Mans de 2024 na classe LMGT3.

Para 2024, o IMSA Weathertech SportsCar Championship vai contemplar um total de 48 carros na temporada completa. A lista oficial de entradas foi anunciada na última sexta-feira.

São 25% a mais de inscritos full season em relação a este ano, com a série confirmando um total de 58 carros - 57 para temporada total e/ou parcial do IMSA Michelin Endurance Cup. A Iron Lynx, por exemplo, não correrá na totalidade do certame de provas longas com seu futuro protótipo LMDh, o Lamborghini SC63, que segue em testes, além dos modelos Huracán com os dorsais #19 e #60 na GTD Pro e GTD, respectivamente. Contudo, as Iron Dames serão vistas nas cinco corridas longas do ano que vem.

A GTD terá 10 carros na temporada completa, com a defecção da Meyer-Shank Racing e um segundo carro confirmado pela Wayne Taylor Racing with Andretti Autosport, já anunciado para Jordan Taylor e Louis Déletraz no certame completo. Até o momento, a Ganassi não confirmou participação de um carro extra em Daytona, como fez no início deste ano.



Na LMP2, que será a outra divisão de protótipos da série, houve um incremento de participantes com o fim da classe no FIA WEC e a extinção da LMP3 - somente a Performance Tech e a JR III Racing não quiseram se envolver na divisão principal em 2024.



Além das equipes já constantes na divisão este ano, exceção feita à Rick Ware Racing, que se retira e também a diminuição do esquema da TDS Racing de dois para um carro, virão a United Autosports USA com duas inscrições, a Sean Creech Motorsports, a Riley e a AO Racing, esta da GTD. A AF Corse está entre as 12 inscrições anunciadas, mas não disputará a temporada completa, fazendo um número pré-selecionado de corridas com o #88.

Outra escuderia que virá para o IMSA, mas em modelo de parceria em suporte técnico, será a Inter Europol Competition. A equipe de Sacha Fassbender e Wojcech Smiechowski dará apoio à organização de Ray Mathiasen, Lisa e Bobby Oergel, a PR1/Mathiasen Motorsports.

Na divisão GTD Pro, foram anunciados 13 inscritos - dez deles para a temporada completa, num incremento de 50% em relação a este ano. A Corvette Racing, na estreia do C8.R Z06 GT3, dobra a parada e volta com dois carros em caráter oficial. Além dela, a Ford Performance-Multimatic também virá com duas inscrições, confirmando as duplas de pilotos: Joey Hand/Dirk Müller e Mike Rockenfeller/Harry Tincknell.



Nada menos que dez construtores estarão representados em 2024, com a confirmação da BMW da Paul Miller Racing, a vinda de AO Racing e Kellymoss w/Riley, ambas com Porsche e do McLaren 720S da Pfaff Motorsports, que trocou de carro - além do Mercedes-AMG da SunEnergy1 de Kenny Habul, que vai se beneficiar da retirada de inscrição da Weathertech Racing, talvez a ausência mais sentida deste plantel.

A GTD tem 22 carros confirmados para 2024 e um belíssimo total de 17 na temporada completa. As equipes AF Corse, Triarsi Competizione e Cetilar Racing terão modelos Ferrari 296 GT3 em todo o certame de Endurance, além dos Lambos das Iron Dames e o #60 da Iron Lynx - este em temporada parcial.



As adesões à série são dos dois Corvette C8.R Z06 GT3 da AWA, que deixa a LMP3, além da Andretti Motorsports num esquema próprio e outro em parceria com a WTR e não com a Racers Edge Motorsports, que tinha um Acura NSX-GT3 Evo22. Sem contar a Conquest Racing de Eric Bachelart, cujo regresso ao IMSA acontece após muitos anos. A equipe terá a única Ferrari confirmada para todo o ano com Manny Franco e possivelmente Alessandro Balzan na dupla.

Por fim, duas equipes diminuem seus runnings para o próximo ano: a Turner Motorsport deixa de alinhar uma de suas BMW M4 GT3 e a Wright Motorsports vai com somente um Porsche. Pela numeração, aliás, deve ser um carro que terá Adam Adelson e Elliot Skeer, egressos do GT World Challenge America - mas carecendo de confirmação.

A temporada 2024 terá 11 eventos e início em 27-28 de janeiro com a disputa das 24h de Daytona. A corrida da Flórida, com limite máximo de 60 carros, terá sua lista inicial de inscritos divulgada de aqui a um mês, no dia 14 de novembro. 


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