LMEM promove ajustes para a disputa do ELMS no próximo ano

MOTORSPORT - 3 HOURS OF SILVERSTONE ELMS 2013

RIO DE JANEIRO – Após a divulgação de um calendário provisório para 2014, a Le Mans Endurance Management (LMEM), responsável pela promoção e formato do Le Mans Series, em parceria com o ACO e a FIA, promoveu alguns ajustes importantes para a próxima temporada.

O calendário teve mudanças em duas datas: a rodada #2 em Imola e o encerramento do campeonato em Portugal, no circuito do Estoril, foram remanejadas para uma semana à frente das datas pré-divulgadas. A corrida italiana será portanto em 18 de maio e o evento português ficou marcado para 19 de outubro. À exceção da rodada inaugural, preliminar do WEC em Silverstone e que será num sábado, todas as outras quatro serão aos domingos.

Também foi definido que os pilotos e equipes do LMES terão mais tempo de pista que neste ano, por evento. Além do incremento do tempo total de corrida de 3 para 4 horas, os treinos livres ganham mais meia hora cada. Em suma: ao invés de 320 minutos por fim de semana, serão 440.

A composição de duplas ou trios teve seu formato clarificado para o próximo ano. Na divisão principal, a LMP2, cada formação com dois ou três pilotos deverá ter, pelo menos, um piloto com graduação prata ou bronze, tal como neste ano. Na LMPC, só será permitido um piloto ouro ou platina nas formações dos carros.

Nas classes Grã-Turismo, o esquema vale tanto para a LMGTE quanto para a LMGTC: duplas ou trios terão que ter pelo menos um piloto com graduação prata ou bronze; ou dois pilotos exclusivamente de graduação bronze – o que não invalida haver combinações platina-bronze, platina-prata, ouro-bronze ou ouro-prata.

Por fim, o aquecimento prévio de pneus antes da largada, proibido neste ano, volta a ser permitido nas etapas do ELMS em 2014.

Foto: largada da abertura do campeonato do European Le Mans Series deste ano em Silverstone; pista britânica recebe mais uma vez a categoria em 2014 (divulgação)

Comentários