Direto do túnel do tempo (139)
RIO DE JANEIRO – Uma Alfa Romeo T33/3 numa estrada da Itália: só podia ser na Targa Florio, lendária corrida disputada na Sicília num percurso tortuoso de 72 km de extensão, o Piccolo Circuito delle Madonie (que ironia o piccolo, não?) – três vezes mais longo que o Nordscheleife de Nürburgring.
Nos anos 70, uma volta completa pela pista, que passava por dezenas de cidadelas daquela região do país, durava pouco mais de 34 minutos. A Targa Florio tinha duração de 11 voltas e até 1973, se não me engano, fez parte do World Sportscar Championship, o Campeonato Mundial de Marcas.
O carro #5 que ilustra esta postagem era guiado no dia 16 de maio de 1971 pelo holandês Toine Hezemans e pelo italiano Nino Vaccarella. A dupla fez a pole position e derrotou a poderosa esquadra da Porsche, que naquela corrida alinhou o modelo 908/03, cujas características eram mais adequadas a um circuito do gênero do que o 917. Num carro idêntico, só que com o número #2, Andrea de Adamich/Gijs Van Lennep, outra dupla formada por um italiano e um holandês – coincidência, hein? – chegaram em segundo.
Há 42 anos, direto do túnel do tempo.
ola rodrigo, ate 73 ela fez parte realmente do mundial de marcas. naquele a vitoria foi de um porsche carrera com muller/van lenep. em segundo chegou um lancia stratus pilotado por sandro munari, so não lembro o parceiro.
a targa florio seria disputada nesses moldes ate 77, quando um carro teve o pneu furado em pleno retão e foi de encontro a multidão. anos mais tarde voltou como parte do campeonato italiano de rali.
Reparem,na paisagem,e ainda tem piloto quê tem medo de pilotar,fica escolhendo essa ou aquela prova para participar.
A sigla usada nas T 33/TT- 3 era Telaio Tubolare, Chassis Tubular
Isso mesmo. Obrigado pelo complemento da informação.
A Alfa da foto era uma T33/3 mesmo. A T 33/TT-3 era um pouco diferente:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alfa_Romeo_Tipo_33_TT3_-_Flickr_-_andrewbasterfield.jpg
Tem esse circuito de Targa Florio para alguns simuladores de PC, como rFactor. Tá loco, a volta não termina nunca.
interessante notar o asfalto com jeito de novo no caminho da prova, muito provavelmente numa cidade pequena; devia ser uma das benesses que a prova trazia, todo ano, à região percorrida por aquele longo traçado.
que, aliás, era menor que outras duas configurações utilizadas anteriormente (a primeira Targa Florio foi disputada em 1906…), que, com o tempo, foram denominadas Grande, Médio e Piccolo circuitos.
na foto está o holandês Hezemans ao volante.