Segurança?!?
RIO DE JANEIRO – Alegando medidas de “segurança”, a Federação Internacional de Automobilismo ratificou, em decisão do seu comitê de Endurance e aprovada pelo Conselho Mundial da entidade, que os protótipos LMP1 com sistemas híbridos não poderão exceder a potência de 1000 HP. O Grande Prêmio conta essa história com detalhes.
Querem saber? Acho a medida ridícula. Uma pantomima patrocinada pela FIA para afagar o ego de Bernie Ecclestone e da F1, que não desce do seu pedestal nem sob tortura. Hoje, querendo os detratores ou não, o WEC tem sido muito mais atrativo.
Se Ecclestone pudesse, faria o que fez nos anos 90 com o World Sportscar Championship, matando-o com requintes de crueldade. Só que na época, o presidente da FIA era um de seus capachos, no caso Max Mosley, que nos anos 70, além de ser o dono da March, era secretário da Associação dos Construtores (FOCA), num emprego de meio período, bastante cômodo para o britânico.
Jean Todt ainda faz, como se vê, algumas vontades do ardiloso Bernie. Mas já estava na hora de desautorizar. Permitir que o GP da Europa (que será em Baku, no Azerbaijão) se realize no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans é outra palhaçada da FIA. Isso faz com que Nico Hülkenberg dê adeus – por enquanto – ao sonho de vencer em Sarthe, mais uma vez.
Eu tenho reiterada vezes dito que o anão de jardim gaulês é um homem de F1 travestido de presidente da F I A e que o sucesso do W E C incomodaria em muito a F 1 e ele foi colocado lá justamente para “Policiar” isto uma vez que o “Peruca” estava muito sujo assim como o Balestre . E também que já estaria na hora das montadoras que se interessam bem mais pelo W E C tentar colocar uma figura neutra no comando da entidade. Outra coisa que me causa estranheza é o fato de ninguém da “Imprensa Especializada” questionar, se quer em poucas palavras que a tal LM P3 use um motor do fornecedor único Nissan ,que nada mais é que uma empresa sob controle acionário da * francesa* Renault , que tem a estranha coincidência de ser a mesma terra do presidente da F I A e que não tem uma vitória em Le Mans ,em categoria alguma . Será que motores Nissan se equiparara a chassis Dallara e pneus Sfarelli (ou Stourelli) que só são vencedores em categorias onde são fornecedores únicos ?
Um questionamento baseado em que li sobre “intenções da cúpula da F1” ,; Não estaria nos planos da entidade elevar as potências dos F1 para além dos 1000 Hp segundo noticiou-se que era vontade do próprio Bernie , segurança por segurança um L M P 1 ou 2 é muito mais seguro que um qualquer carro de formula (open wells). Deve-se informar a este gaulês que automobilismo sempre foi esporte de risco e que tem medo não pode pratica-lo ,assim como todos estes esportes radicais que estão tão em moda ,pois um dos grandes atrativos sempre foi o risco , para quem pratica como levam milhões de espectadores para conhecer em todo o mundo e que torcem para seus “heróis”, então seguindo essa premissa outra entidades esportivas, deveriam proibir : alpinismo , toda modalidade de esquis , surf, paraquedismo ,lutas olímpicas e marciais, esgrima ,etc ……..
Como certas manobras ao invés de serem inteligentes ,são R I D I C U L A S ! ! ! !
“Hoje, querendo os detratores ou não, o WEC tem sido muito mais atrativo.”
Aham, Cláudia. Pergunta aí pra todo mundo quem foi que ganhou a última corrida do WEC. Agora pergunta quem ganhou da F-1….
É simples: pare de se doer. F-1 pra você é passado. Fique e foque só na suas saudosas pequenas e o escambau. Você não tem mais condições de “palpitar” ´sobre a Fórmula 1.
Lembro até hoje tu zoando a corrida 900ª ano passado no Bahrein. Disse que não tinha lugar melhor pra celebrar a merda que tava a categoria. Aí tomou uma bordoada que foi a melhor corrida em 10 anos que ficou calado. Portanto, cale-se palpiteiro!
vai comentar joguinho do Tapetense. Bj.
Valeu! E obrigado por mais um clique, otário.
Ah! Pra seu azar, sempre que quiser, vou falar da Fórmula 1. Aliás… se tiver corrida boa, porque… não tem tido, né?
Faz tempo que não tem corrida boa pelas bandas da F1 Rodrigo, aliás, por lá também não tem carro bonito, a ultrapassagem é na base da asinha móvel, os motores tem som hilário e por aí afora.
Não perdemos nada..
Mais um iludido da plim-plim, coitado!!
Cidadão, este blog é direcionado para quem gosta do esporte a motor, pra quem é “petrol head”, e não para quem só vê corrida se tiver brasileiro vencendo.
Outra coisa: GP do Bahrein corridaça?? Você se contenta com pouco!!!
Pois é Rodrigo,
Ainda, vejamos: Uma semana de intervalo entre o GP do Canadá e “Baku”? Haja logística para levar todos pinduricalhos da F1 para o outro lado do planeta..
Beira o desespero as seguidas manobras da FIA para manter o cirquinho em pé..
Ai, ai, ai.. a F1 realmente perdeu a majestade; o Todt virou fantoche do tio Bernie, só não avisaram ainda..
Precisava apelar tanto a moribunda F1???
O WEC é hoje tudo o que a F1 quer ser.
Abraços meu irmão. :)
Ricardo Bifulco
Palhaçada….Alguém por favor avisa pro Bernie que a F1 por incrível que pareça MORREU ANTES QUE ELE.
Ele criou a F 1 Show Televisivo e a esta levando a morte ,e não esquecer que Todt deve muuuuiiitos favores a Bernie ,desde o tempo que era da Ferrari
A FIA, atualmente faz uma administração péssima em relação ao automobilismo mundial, já chega os regulamentos ridículos que ela impõe na F1, fazendo com que o esporte perca público e popularidade no mundo inteiro, agora quer estragar a WEC, que vem crescendo em popularidade a cada ano, ridículo isso.
Afora as teorias da conspiração, acho que devem mesmo tomar algumas medidas para tornar a LMP1 mais competitiva, sempre têm um construtor muito mais rápido que outro o que acaba aleijando a disputa justamente na categoria principal. Nas outras classes, a disputa é ótima e as corridas muito intensas e interessantes de se acompanhar, seria legal se a Fox conseguisse transmitir na integra a prova de Fuji
Não meu caro ,o remédio para isto é o construtor vencido se empenhar em fazer um carro melhor e não punir o que tem o melhor . Endurance não é para ” babação de ovo ” em piloto e sim para saber qual construtor é melhor ,esta sempre foi a essência das provas ,principalmente as 24 Horas de Le Mans. onde os maiores avanços nos carros que temos hoje em nossas garagens ,surgiu !
Amigo,
até em corrida de patinete existe disputa para ver quem é o melhor, o fato é que existe um limite de investimento para isso, vide a Peugeot que fracassou seguidas vezes tentando superar a Audi, e resolveu puxar o carro. Uma maior competitividade, com mais montadoras com possibilidade real de vencer é extremamente benefíco, estimula até mesmo a entrada de novas montadoras
Sobre a medida ridícula da FIA apenas irei citar a frase do “filósofo” (e amante de garis…) Boris Casoy:
“Isso é uma vergonha”…
Esqueceu de mencionar que, em troca de uma participação ‘pífia na repartição do bolo de dinheiro que a FOM faz, a FIA, via Jean Todt, abriu mão, desde o ano passado, de alguns de suas vias regulamentárias a cerca do futuro da…F1. Somando dois com dois, chegaremos a resultado bem interessante.
Que besteira ! é como se eu supor que a FIA tem colocado regras ridículas na F1 para favorecer o WEC.
Bela análise, xará.
Ainda não sei porque as montadoras não se rebelaram contra isso. Fácil: é só ameaçarem criar uma categoria independente, não vinculada à FIA, até que esta dê um basta nos regulamentos esdrúxulos feitos sob medida para manter a ilusão de que a Fórmula 1 é o que interessa.
Audi, Porsche, Toyota, Aston Martin… o que não falta é montadora que trata a Fórmula 1 com certo desdém. E para elas, WEC é muito melhor!!
Pessoal,
Só podia ser coisa e um velho Europeu enrrustido…
Tchê… corrida automóvel não pode ter gente assim em cargos de coordenação….
Mas é o fim da várzea!
Olha, sempre existe uma saída: As equipes e demais “fazedores do espetáculo” sempre podem se rebelar e deixar ele chupando o dedo no canto da sala.
Nomear um comitê entre que tem bom senso e iniciar novamente.
Aí se ele quiser, que vá comprar carrinhos de autorama com trilho pra televisionar coisas sem graça, filas indianas e tal…
E quanto ao cara que criticou lá no início das postágens, vê se tu faz melhor então antes de criticar os outros… Bota a tua foto ou publica um vídeo teu falando isso pra todos saberem que é o babaca que gosta da F1 deste jeito.
Tu deve querer uma Equipe na Stock não ? É a mesma filozofia do Bernie…
Vê se te apruma Tchê !
Mattar, só a nível de curiosidade, qual a potência aproximada dos 3 carros da LMP1? Quanto ao comentário carinhoso do nosso amigo Plim-Plim, acho que só louco varrido assiste corrida de madrugada na Globo. F1 acabou a graça….
Marcos, a Toyota tinha alegados 1000 HP ano passado. Audi, pouco mais de 850 HP. Porsche, perto de 900 HP.