12h de Sebring: pole de Vautier e quebra de recorde de Daniel Serra na GTD
RIO DE JANEIRO (que fim de semana, amigos!) – A Spirit of Daytona não foi bem na prova de abertura do campeonato em Daytona, mas começou a dar o troco na segunda prova “de casa” do time sediado na Flórida: o francês Tristan Vautier cravou o melhor tempo do treino classificatório para a 66ª edição das 12h de Sebring, após a mudança do motor do carro entre o primeiro treino classificatório e a sessão noturna.
Com 1’47″432 a bordo do Cadillac DPì-V.R #90, o piloto de 28 anos conquistou sua segunda pole no lendário circuito estadunidense, sem contudo quebrar o recorde da pista para os carros dentro do novo regulamento, pertencente a Ricky Taylor no quarto treino livre. Mais cedo, o piloto do Acura Team Penske marcou 1’47″076.
Vautier foi um décimo de segundo mais veloz que o compatriota Olivier Pla, que classificou o Nissan Onroak DPi #2 da equipe Tequila Patrón ESM. Mesmo com uma rodada após perder o controle do carro, Taylor ainda ficou com a 3ª posição no carro que terá a bordo o brasileiro Hélio Castroneves.
Pipo Derani alcançou o quarto tempo com o #22 da Tequila Patrón ESM, a 0″402 da pole, superando o compatriota Felipe Nasr por dezenove milésmos de segundo. Juan Pablo Montoya classificou o segundo Acura ARX-05 DPi da Penske em sexto, num treino em que os dez mais rápidos ficaram dentro do mesmo segundo.
Vencedores em Daytona, os pilotos da Mustang Sampling/AX Racing não conseguiram a mesma performance em qualificação que o #31 da Whelen Engineering/AX Racing. Tanto que Filipe Albuquerque obteve apenas a 8ª posição no grid com o carro que terá Christian Fittipaldi, um dos brasileiros que já venceu a prova de Sebring – o outro é Pipo Derani.
Na GTLM, o Balance of Performance (BOP) foi extremamente favorável à nova BMW M8 GTE e os pilotos da equipe de Bobby Rahal corresponderam com um ótimo resultado no treino classificatório. O resultado não poderia ter sido melhor: pole position para Connor De Philippi e terceira posição para o finlandês Jesse Krohn.
Californiano de 25 anos, De Philippi conquistou a primeira pole do novo modelo dos bávaros e a 24ª da marca na GTLM, com direito a novo recorde do circuito da Flórida – 1’55″839, 0″058 mais rápido que o britânico James Calado, da tradicional escuderia Risi Competizione – que já acena com a possibilidade de não só fazer as provas do NAEC como também as últimas que antecedem a Petit Le Mans, no Virginia International Raceway (VIR) e em Laguna Seca.
Nas posições seguintes, ficaram os dois Ford GT EcoBoost, dominantes nas 24h de Daytona – com Richard Westbrook à frente de Joey Hand. O melhor Porsche 911 RSR GTE foi sexto com Laurens Vanthoor, enquanto Antonio Garcia foi sétimo no melhor Corvette. O pelotão de nove carros ficou separado por apenas 1″061, com 0″412 entre os seis melhores. Pelo menos na GTLM, a maioria dos competidores poupou pneus para a corrida – uma vez que os mesmos compostos usados na qualificação têm que estar montados nos carros na hora da largada.
E o brasileiro Daniel Serra mostrou a velocidade e competência costumeiras no treino da GTD. Mais uma vez escalado para guiar a Ferrari #51 da Spirit of Race, o piloto de 33 anos fez um trabalho fantástico. Não só foi soberano em relação aos outros adversários como triturou o recorde do circuito da Flórida, com o tempo de 1’58″710, mais de meio segundo à frente do Audi R8 LMS de Christopher Mies, que classificou o #29 da Montaplast by Land Motorsport.
Mais um impressionante feito do vencedor das 24h de Le Mans na classe LMGTE-PRO (em sua estreia no circuito), do campeão da Stock Car, do vencedor da Corrida do Milhão ano passado, do vencedor recente da Corrida de Duplas – e também do pole position em sua categoria nas 24h de Daytona. Se havia ainda qualquer dúvida sobre o que Daniel pode fazer, não resta mais nada.
De resto, foi um treino muito equilibrado – pelo menos na quantidade de construtores entre os dez mais velozes – além de Ferrari e Audi, tivemos Lexus, Lamborghini, Mercedes e Acura. Destaque para a 3GT Racing, que classificou muito bem os seus dois carros em terceiro e quarto. Só a BMW não ficou no top 10 entre os fabricantes da GTD e a nova equipe C.J. Wilson Racing obteve um até razoável 12º lugar entre os 17 carros que classificaram – lembrando que o #93 da Michael Shank Racing não ficou pronto a tempo para a qualificação. O carro deve entrar na pista no warm up de 20 minutos, algumas horas antes da corrida, para checagens gerais.
E fiquem ligados porque sábado o Fox Sports terá um dia de gala para o automobilismo: abrimos às 11h30 com as 12h de Sebring até o início da transmissão da Fórmula E, com o ePrix de Punta del Este. Na sequência, mais um pouquinho das 12h de Sebring, com a Nascar Xfinity Series em Fontana logo após e, ao término dessa corrida, voltamos com Sebring até a quadriculada.
O timaço de narradores e comentaristas estará todo em ação. Hamilton Rodrigues e eu abrimos os trabalhos com a IMSA. A partir de 15h, Teo José faz a Fórmula E com Flavio Gomes e Thiago Alves. Eu volto com a IMSA na companhia do mestre Edgard Mello Filho – que faz a Nascar com o Hamilton – e fecha o dia até o fim da prova de Sebring, junto a mim e ao Thiago Alves.
Acompanhem no vídeo abaixo a íntegra do treino das 12h de Sebring.
“Na GTLM, o Balance of Performance (BOP) foi extremamente favorável à nova BMW M8 GTE”
Falei!
Aumentaram potência e tanque. Em Sebring, motor é crucial. Com mais potência e maior tanque, dá pra andar mais forte por mais tempo.
Mas era necessário porque em Daytona as BMW sofreram muito em reta e mais ainda com os problemas que tiveram.
Entre os DPi a briga vai ser boa, todo mundo no mesmo ritmo, na torcida pro Pipo não ser envolvido em acidentes. Daytona foi muito ruim pra ele.
Rodrigo deixo te perguntar,esses carros LMGTE conseguiram ser mais rápidos que os carros da antiga GT1 mesmo com 100 cv a menos?
Só vendo os tempos do passado, mas é possível que sim.