Novidade para o WTCR: vem aí o Lynk & Co 03
RIO DE JANEIRO – Pedra cantada pelo Arlindo Schunck Filho em mensagem particular: “Yann Ehrlacher está assinado com a CYAN para o WTCR em 2019”, disse. “E é questão de tempo para revelarem o carro novo”, completou.
E aí está: numa associação entre a CYAN Racing e a Geely, dona da marca sueca Volvo, está lançado o novo carro para o WTCR, que estreia no próximo ano pelas mãos do jovem francês (que é sobrinho do lendário Yvan Muller) e de Thed Björk, campeão do WTCC em 2017, justamente defendendo as cores da CYAN Racing.
O modelo chama-se Lynk & Co 03 e servirá de base para um modelo de rua com cerca de 500 cavalos de potência, que será lançado no próximo ano. O automobilismo segue como uma ótima plataforma de lançamento de carros de série e a Geely, através desta parceria e desenvolvimento, segue o exemplo da BMW, que colocou na pista primeiro o M8 de competição antes de o modelo ser oferecido nas revendas do construtor bávaro.
A base desse novo projeto é o Volvo S60, que tem as mesmas dimensões do futuro carro de competição e de rua – cerca de 4,63 m de comprimento. Na versão do WTCR, por regulamento, o motor será um 2 litros com turbocompressor, debitando cerca de 360 HP.
Que estranho.
Eu pensava que para correr como Touring Car, teria que, antes, existir o carro “de série”.
Enfim…
Bom, se fosse assim, a M8 GTE que citei como exemplo não teria sido homologada pelo ACO/FIA e pela IMSA, certo?
O atual Ford GT é outro que foi antes para as pistas, o que abriu o precedente para o M8.
Agora, para categoria turismo – ainda mais TCR -, é estranho mesmo.