12h de Bathurst: primeiros acidentes e primeiras baixas
RIO DE JANEIRO – Mal começou a programação de treinos livres para as 12h de Bathurst e o plantel – este ano oficialmente fechado em 40 carros – apresentou já nesta sexta-feira na Austrália as primeiras baixas para a abertura da temporada 2019 do Intercontinental GT Challenge.
Logo na primeira sessão, o Audi R8 LMS #3 da Melbourne Performance Centre guiado por Pete Storey – e que teria também os britânicos Gordon Shedden e Matt Neal, sofreu um acidente no treino destinado apenas a pilotos de graduação prata e bronze. O carro apresentou danos consideráveis no chassi e é bem pouco provável que se apresente para a corrida deste fim de semana. Chris Reinke, da Audi Sport, buscava uma solução para o problema – que parece difícil de ser resolvido.
A batida de Storey provocou bandeira vermelha e o consequente adiamento do segundo treino livre – que apresentou outros dois incidentes, podendo reduzir ainda mais o plantel, que iniciou a sessão com 39 bólidos.
No acidente mais grave do fim de semana até agora, o estadunidense Tim Pappas perdeu o controle do Porsche 911 GT3-R da Black Swan Racing que dividiria com Marc Lieb e Jeroen Bleekemolen, num ponto de alta velocidade. O piloto foi pela grama e bateu de traseira, destruindo o carro e provocando um princípio de incêndio – rapidamente controlado.
O socorro chegou e cerca de 20 minutos depois Pappas seria evacuado do circuito de Mount Panorama, direto a um hospital, para uma checagem de seu estado físico. O piloto se encontrava alerta e consciente.
Na terceira porrada da sexta-feira, a Mercedes-AMG da equipe Triple Eight Motorsport guiada por Shane Van Gisbergen se envolveu num entrevero com a Ferrari 488 GT3 do canadense Paul Dalla Lana, que ficou igualmente bastante destruída, passando também a ser dúvida para o resto do evento. O outro carro também teve avarias, mas os danos cosméticos não comprometeram o monobloco.
Em tempo: Mathias Lauda fora o piloto mais rápido da primeira sessão, justamente com a Ferrari acidentada e inscrita pela Spirit of Race. No treino #2, o mais prejudicado pelas bandeiras vermelhas, teve a Mercedes-AMG da GruppeM Racing guiada por Raffaele Marciello como o carro mais rápido.
E na terceira sessão, encerrada há pouco em Bathurst, o Audi R8 LMS EVO guiado por Christopher Mies fechou com 2’04″513, marcando até aqui a melhor volta do fim de semana. A Bentley, com seus novos Continental estreando no circuito australiano, ficou com o 2º melhor tempo e a recuperada Mercedes-AMG #888 foi a terceira colocada.
A exemplo dos dois primeiros treinos livres, houve também bandeira vermelha na sessão #3, em virtude de problemas com um dos MARC Cars da classe Invitational, no caso o #20 guiado por Adam Hargreaves.
Mais cedo, o canadense Paul Tracy – aquele mesmo que foi da Fórmula Indy – marcou o melhor tempo do dia até aqui nesta categoria. Ele dividirá um carro com o xará Paul Morris, com Anton De Pasquale e Keith Kassulke.
Até antes dos primeiros treinos, as 12h de Bathurst contavam com 40 carros e 127 pilotos inscritos, de 19 países – Brasil inclusive, com mais uma participação de Augusto Farfus. Com as duas defecções por acidente, o total de bólidos cai para 38 e de pilotos, para 121.
Ainda hoje haverá mais uma sessão de treinos livres, às 15h15 locais (2h15 da manhã, pelo horário de Brasília). Agora é torcer para que não haja mais incidentes sérios a ponto de dizimar mais ainda a lista de inscritos da abertura do IGTC.
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