EF Open encerra uma era em Monza e anuncia calendário para 2020
RIO DE JANEIRO – A temporada do EF Open que se encerra em Monza neste fim de semana termina o ciclo da atual geração de chassis construídos para a Dallara dentro do antigo regulamento de Fórmula 3.
Por sete temporadas, desde 2012, os atuais modelos, que sofreram alterações em 2017, prestaram bons serviços, prepararam pilotos e revelaram talentos tanto no cockpit quanto fora dele. Mas os tempos mudam, a Fórmula 3 mudou – agora está no guarda-chuva da FIA – e as categorias de acesso que dependiam de suas regras também tiveram que mudar.
O EF Open terá um novo carro – Dallara 320, com halo, peso mínimo de 575 kg e os atuais motores 2 litros, que seguirão servindo ao campeonato, cujo calendário para o próximo ano foi conhecido em Monza, com novidades.
Além da série ter o mérito de manter vivo o Grande Prêmio de Pau, outra atração tradicional do esporte a motor estará de volta: o GP do Mediterrâneo, que se realizou durante muito tempo no circuito de Enna-Pergusa, na Sicília.
As datas ainda estão por confirmar, mas o EF Open terá uma Winter Series em Barcelona e Paul Ricard, no mês de março – além da temporada regular com nove rodadas e 18 corridas, começando na França e terminando na Catalunha.
Para este último evento do ano, que apontará o vice-campeão (Marino Sato já corre de faixa em Monza), a lista provisória apontava 19 inscritos, mas 18 foram os que participaram dos treinos livres. Billy Monger, o vencedor do GP de Pau, foi o mais rápido com 1’42″481, seguido por Linus Lundqvist e Teppei Natori.
Com 52 pontos em jogo, Lukas Dunner, Liam Lawson, Linus Lundqvist e Yuki Tsunoda – estes dois últimos com possibilidades retóricas – são os postulantes a vice.
As corridas deste fim de semana, com duração de 16 voltas ou máximo de 35 minutos serão às 9h15 (sábado) e 8h50 (domingo).
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