O ano de 2020 da Porsche
RIO DE JANEIRO – A Porsche já definiu as linhas de sua campanha para 2020 nas diferentes frentes em que a casa de Weissach está envolvida – incluindo as campanhas bienais do FIA WEC e do ABB FIA Fórmula E, com suas formações imutáveis pelo menos até o início do segundo semestre.
Mas algumas coisas mudaram: três pilotos não fazem mais parte do programa. Jörg Bergmeister e Timo Bernhard tornam-se embaixadores da marca – e Brendon Hartley, no que faz todo sentido, também deixa o posto de piloto de fábrica – até porque defende a Toyota no Mundial de Endurance, ora bolas.
Contudo, há caras novas: como o turco Ayhancan Güven, que se junta a Jaxon Evans no programa de pilotos Júnior da Porsche; bem como a presença da suíça Simona de Silvestro como piloto de desenvolvimento na Fórmula E e também alocada no ADAC GT Masters, da Alemanha.
As saídas de Bernhard, Bergmeister e Hartley de seus postos provocam também a promoção de Matt Campbell e Mathieu Jaminet ao posto de pilotos oficiais de fábrica a partir de 2020.
Inclusive, ambos estarão nas provas longas das séries IMSA, onde foi promovida uma mudança: Patrick Pilet volta para a Europa e Fred Makowiecki, após um período entre as provas do Intercontinental GT Challenge, Blancpain GT e Super GT com a Nissan, estará a tempo pleno nos EUA junto ao britânico Nick Tandy no carro #911.
Pilet vai para o Intercontinental GT Challenge defender a Porsche junto a Campbell, Jaminet, Matteo Cairoli, Thomas Preining e Dirk Werner.
Com certa surpresa, o campeão de 2019 do IGTC Dennis Olsen não teve seu vínculo renovado com a Porsche como piloto oficial de fábrica. Nem ele, nem Cairoli seguem no esquema – apesar do italiano estar na lista de nomes para 2020 nas provas de Bathurst, Kyalami, Spa-Francorchamps, Suzuka e Indianápolis.
Em contrapartida, Sven Müller e Romain Dumas seguem a bordo, assim como Patrick Long, que já está garantido junto ao piloto bronze Ryan Hardwick num dos carros da Wright Motorsports para a temporada 2020 da IMSA na divisão GTD.
E, last but not least, a Porsche terá pelo terceiro ano consecutivo um total de quatro carros na classe LMGTE-PRO, sendo os dois do WEC e os dois da IMSA.
Comentários