Endurance Brasil: destino, Velopark
RIO DE JANEIRO – Será na pista do Velopark, localizada em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, a 3ª etapa da temporada 2020 do Império Endurance Brasil. A competição que reúne protótipos e carros de Grã-Turismo de alto rendimento chega ao menor traçado do país para uma corrida prevista para 4h de duração.
O circuito conta com apenas 2,278 km de traçado e o recorde da categoria para a pista é de 48″388, tempo da pole position da dupla Pedro Queirolo/David Muffato ano passado. Naquela oportunidade, a chuva atrapalhou a programação e fez o treino oficial acontecer horas antes da disputa, que teve 30 carros e vitória exatamente da dupla do Protótipo AJR V8 #113.
Eles vêm na liderança da tabela na P1 após duas etapas, com um somat´ório de 190 pontos, deixando na sequência os integrantes da equipe MC Tubarão, entre os quais Nelsinho Piquet, confirmado no carro #5 junto a Tiel Andrade, Paulo Sousa e Júlio Martini.
“A regularidade é muito importante neste campeonato e temos que manter isso no Velopark para segurar a liderança e nos mantermos sempre na ponta. Temos uma dupla homogênea, nosso carro está muito competitivo e isso será essencial na busca pelo título”, disse Muffato.
“Os problemas que tivemos na última corrida acabaram prejudicando nossa pontuação e precisamos buscar uma nova vitória para embolar o campeonato e não deixar nossos adversários abrirem distância. Temos um carro muito rápido, um time forte, e nosso objetivo é conquistar o título desta temporada”, afirmou Nelsinho Piquet.
Na GT3, a disputa está reduzida a apenas dois carros, já que nem Guilherme Figueroa – que desistiu em Curitiba de última hora – muito menos Chico Longo estarão presentes nesta etapa. Assim, Ricardo Maurício/Marcel Visconde terão como adversários somente Xandinho Negrão/Ricardo Baptista – com este se tornando o terceiro parceiro diferente do filho de Xandy Negrão em 2020.
“Acredito bastante no potencial do Porsche no Velopark. A pista é mais curta, tem curvas de baixa, muita tração, e o Porsche costuma ter um melhor desempenho em relação a Mercedes neste tipo de traçado. Além disso, temos um carro com desgaste de pneus muito menor em relação ao nosso principal concorrente e essa também deve ser uma das nossas armas nesta etapa”, contou Ricardo Maurício.
“A disputa este ano promete ser muito equilibrada, com a Mercedes e a Porsche medindo forças etapa a etapa na briga pelo título. No Velopark, estarei ao lado do Ricardo Baptista, que é um piloto experiente, já competiu com a Mercedes na Europa, e acredito que formarmos uma dupla muito competitiva e com totais condições de buscar uma nova vitória, que seria muito importante para o campeonato”, avaliou Xandinho.
Outra disputa que promete muito é a da classe GT4, a mais numerosa do grid (junto com a P1) com exatamente 10 inscritos, um batalhão de Ginettas, duas McLaren 570S GT4 e as Mercedes-AMG GT4.R – duas duplas lideram a classificação com a mesma pontuação: Alexandre Auler/Guilherme Salas e Leo Sanchez/Átila Abreu têm 190 pontos.
“Estamos muito animados com a chegada desta etapa. Estamos em uma crescente no campeonato, vindos de uma vitória emocionante em Curitiba, e a disputa com o Auer e o Salas está realmente muito acirrada”, disse Átila Abreu, que sabe que a prova de quatro horas no Velopark não será nada fácil.
“O Velopark é uma pista muito travada, com poucos pontos de ultrapassagem, e muitos carros de velocidades diferentes na mesma corrida. Ter paciência e não se atrapalhar na negociação de posição com os adversários será essencial. A prova vai se transformar em verdadeiro jogo de xadrez”, completou.
A lista de inscritos para as 4h do Velopark p´revê a participação de 35 carros, divididos nas classes P1, P2, P3, GT3, GT3 Light, GT4 e GT4 Light, num total de sete categorias. A boa novidade é a volta às pistas, após mais de um ano fora, do protótipo DTR da dupla Eduardo Dieter/Francesco Ventre – que só foi visto uma vez no campeonato em Santa Cruz do Sul, quebrando após 32 voltas.
Além dos carros ausentes já citados, não vão ao Velopark a BMW da MC Tubarão e também o protótipo AJR dos atuais campeões Nílson e Beto Ribeiro.
Confira a lista provisória para a etapa do Velopark:
Classe P1
#2 SIGMA RACING CARS
Protótipo Sigma P1
Aldo Piedade Jr./Fábio Fogaça/Jindra Kraucher
#5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet/Paulo Sousa
#11 JLM SPORTS
Protótipo AJR Chevrolet V8
Emilio Padron/Vitor Genz
#20 GINETTA TEAM BRASIL
Protótipo Ginetta G57 Chevrolet V8
Fábio Ebrahim/Wagner Ebrahim
#46 MOTTIN RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Castro/Gustavo Martins
#80 POWER IMPORTS RACING TEAM
Protótipo AJR Nissan V6
Alexandre Finardi/Rafael Suzuki/Luiz Otávio Floss
#110 DTR MOTORSPORT
Protótipo DTR
Eduardo Dieter/Francesco Ventre
#113 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato
#175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Andersom Toso/Carlos Kray/Fernando Fortes
#444 MOTORCAR RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8
Vicente Orige/Gustavo Kiryla
Classe P2
#12 SIGMA RACING CARS
Protótipo Sigma P1
Jindra Kraucher/Ney Faustini/Aldo Piedade Jr.
#18 FTR MOTORSPORT
Protótipo MCR Grand-Am Ford Coyote V8
Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Arthur Caleffi
#44 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Ruben Ghisleni/Hardy Kohl Jr./Lucas Kohl
#88 MOTTIN RACING
Protótipo MRX
Fernando Amorim/Gabriel Robe/Christian Castro
Classe P3
#7 SETTE CAR RACING
Protótipo MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Bruno Smielevski
#34 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Ricardo Haag/Mário Marcondes/Arthur Leist
#56 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Gustavo Simon/Rafael Simon
#72 MOTORCAR RACING
Protótipo MRX
Carlos Antunes/Yuri Antunes
#75 SATTI RACING
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Bruna Tomaselli/Fernando Ohashi/Fernando Fortes
#82 ROCO RACING CARS
Protótipo Roco 001 Hayabusa
Robbi Pérez/José Córdova
Classe GT3
#9 MATTHEIS MOTORSPORT
Mercedes-AMG GT3
Xandinho Negrão/Ricardo Baptista
#55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Classe GT3 Light
#63 TECH FORCE
Aston Martin V12 Vantage GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas
#155 SUL RACING
Ferrari 458 Italia GT3
Ricardo Mendes/Tom Filho/Marçal Müller
Classe GT4
#0 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Chico Horta/William Freire/Adalberto Baptista
#3 BOATM3 AMG
Mercedes-AMG GT4.R
Alexandre Auler/Guilherme Salas
#10 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Pierre Ventura/Roger Sandoval
#15 AMG CAC COMPETIÇÕES
Mercedes-AMG GT4.R
Leo Sanchez/Átila Abreu
#16 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Esio Vichiese/Stuart Turvey/Artur Ramos
#21 AUTLOG
Mercedes-AMG GT4.R
André Moraes Jr./Ricardo Rodrigues/Cássio Homem de Mello
#22 AUTLOG
McLaren 570S GT4
Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/Lucas Foresti
#23 AUTLOG
McLaren 570S GT4
Rouman Ziemkewicz/Alexandre Bastos/Mateus Wieser Pamplona
#57 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Felipe Tozzo/Renan Guerra
#69 STILLUX GINETTA RACING TEAM
Ginetta G55 GT4
Nelson Monteiro/Ramon Alcaraz/Alan Hellmeister
Classe GT4 Light
#54 MOTTIN RACING
Mercedes CLA 45 AMG
Tuca Antoniazi/Jorge Machado
A pista de Santa Cruz é bem mais apropriada aos carros da categoria… but….
-Bom ler tanto sobre a categoria!´
És um mouro automobilístico, apaixonado mesmo!
Bora rapáaa!
Uma pena, meu caro, que o reconhecimento é perto de zero.
Vamos acompanhar e torcer para o Felipe Tozzo e Renan Guerra!