FIA WEC: manhã de sábado com acidentes e Toyota comandando treinos livres
RIO DE JANEIRO – O sábado de duas sessões de treinos livres preparatórios para as 6h de Monza trouxe dores enormes de cabeça para pelo menos duas escuderias: a italiana Iron Lynx e a britânica Inception Racing, que tinha planos de usar o evento como preparação para as 24h de Le Mans, têm problemas sérios para resolver.
Em incidentes separados, as duas Ferrari 488 GTE – ambas inscritas na classe LMGTE-AM – sofreram danos consideráveis. O #71 da Inception w/Optimum Motorsport, guiado pelo britânico Brendan Iribe, teve a traseira demolida num contato do carro com as barreiras de proteção na Variante Ascari.
A Kessel Racing, que presta assistência ao time que pretende estrear em La Sarthe no mês de agosto, informou que a Michelotto já está providenciando um novo chassi. Se a equipe conseguir recuperar o que sobrou do outro carro, a Ferrari #71 do trio Ollie Milroy/Ben Barnicoat/Brendan Iribe larga do fim do grid, sem tempo cronometrado.
No fim da sessão, uma carambola na dupla curva Lesmo acabou por provocar uma múltipla colisão: era a última volta cronometrada e o #29 do Racing Team Nederland teve uma saída de pista. Três protótipos, o #82 da Risi, o #21 da DragonSpeed e o #36 da Alpine Elf Matmut tiraram o pé na Slow Zone.
Só que a Ferrari da Iron Lynx guiada por Claudio Schiavoni não conseguiu reduzir a tempo. Resultado: o italiano deu na traseira do Alpine A480 Hypercar, atirado de encontro ao #21 da DragonSpeed.
Neste sábado, os tempos baixaram consideravelmente em relação ao primeiro dia de atividades. Hoje, foram 150 minutos de treinos livres somando FP2 e FP3 e a Toyota seguiu na ponta. De manhã, o argentino José María López já virava abaixo de 1’37” e agora de tarde, o sul-americano virou perto de 1’35” alto – precisamente, 1’36″137.
O tempo do carro dele, de Kamui Kobayashi e Mike Conway foi mais de um segundo inteiro melhor que o #8 de Kazuki Nakajima/Brendon Hartley/Sébastien Buemi.
Mais cedo, o Alpine A480 foi o segundo mais rápido no FP2, mas igualmente superado por uma diferença considerável – sete décimos de segundo, pelo Toyota GR010 Hybrid. Os Glickenhaus 007 LMH vão virando bem – andaram na casa de 1’37” nas duas sessões e o melhor dos novos carros foi 3º colocado, sempre o #708 de Pipo Derani/Olivier Pla/Gustavo Menezes.
Racing Team Nederland e JOTA deram as cartas nas duas sessões entre os LMP2. Mais cedo, Nyck de Vries estabeleceu a melhor volta do dia nessa subdivisão de protótipos com 1’38″545, um décimo de segundo abaixo do tempo da United Autosports USA com Filipe Albuquerque. A JOTA foi a mais rápida do FP3, mas virando mais lenta – 1’38″910.
A Risi Competizione, do brasileiro Felipe Nasr, ficou em 7º lugar entre os 12 inscritos no FP2 com 1’39″460, baixando para 1’39″211 à tarde – e obtendo a terceira melhor marca do FP3.
Com seus dois 911 RSR-19, a Porsche liderou as duas sessões de hoje entre os quatro LMGTE-PRO inscritos. O #92 de Kévin Estre e Neel Jani dominou as ações pela manhã com 1’45″590, enquanto Gimmi Bruni/Richard Lietz apareceram à frente de tarde, marcando 1’46″253. Em ambos os treinos, a Ferrari de Daniel Serra e do seu parceiro Miguel Molina ficou com o terceiro lugar.
Na LMGTE-AM, descontado o fato de que dois carros não treinaram no FP3 de acordo com os incidentes acima descritos, deu AF Corse com diferentes tripulações comandando a folha de tempos. Hoje cedo, o carro mais veloz da classe foi o #54 de Giancarlo Fisichella/Thomas Flöhr/Francesco Castellacci, com 1’46″737. Depois, o #83 de Alessio Rovera/François Perrodo/Nicklas Nielsen seria o melhor do último treino livre, virando em 1’47″080.
A TF Sport, do brasileiro Felipe Fraga e dos parceiros Ben Keating e Dylan Pereira registrou o 5º tempo em ambas as sessões. No FP2, o carro #33 fez sua melhor volta de hoje – 1’46″952. Preparando o carro para as configurações de corrida, a NorthWest AMR de Augusto Farfus e Marcos Gomes, mais Paul Dalla Lana, andou bastante: o #98 completou 40 giros mais cedo e 29 na sessão final de treinos livres. A melhor volta foi 1’47″148, pela manhã.
A definição do grid para as 6h de Monza terá início a partir de 13h de Brasília – são +5h de fuso horário entre Brasil e Itália. A corrida de domingo larga às 7h da manhã aqui, meio-dia no horário local.
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