WEC 2013 – Silly Season (atualizado)

wec2012bahreinlargadafotodivulgacaoaudiRIO DE JANEIRO – Com a confirmação do programa da Porsche com o Team Manthey para 2013 na classe LMGTE-Pro do World Endurance Championship, cabe aqui uma atualização da situação das escuderias para o próximo ano.

EQUIPES LMP1

Audi Sport Team Joest 

É praticamente certo que o Audi Sport Team Joest regressa em 2013 para uma campanha completa no WEC, com dois protótipos R18 e-tron quattro na classe LMP1. Deverão ter três carros nas três primeiras provas do ano – Silverstone, Spa e Le Mans.

Toyota Racing

Seguirão no WEC com um programa ampliado na próxima temporada. Dois carros é possibilidade 100% garantida. Três nas 24 Horas de Le Mans é algo a se cogitar. Time deve contar com os mesmos pilotos que correram em Sarthe neste ano.

Rebellion Racing

Pelo menos até Le Mans, deram certeza de seguir no WEC com dois carros. Depois, a participação do time está posta em dúvida. Os resultados até Sarthe e o confronto com os times privados vão fazer a diferença neste sentido.

OAK Racing

Atrapalhada por uma temporada difícil, onde o potencial primeiro piloto, o francês Guillaume Moreau, foi tirado de combate do resto do ano por fraturas em vértebras lombares, a OAK Racing também se viu às voltas com problemas técnicos. Forçada a abandonar os propulsores Judd, a equipe de Jacques Nicolet conseguiu um contrato com a Honda Performance Development (HPD), que terá continuidade em 2013. Provavelmente seguirão com apenas um carro.

Strakka Racing

A equipe britânica manterá seu programa no WEC, com atualizações de aerodinâmica e de pneus, que deverão fazer evoluir o protótipo HPD ARX-03a. Vão ficar com um carro só e os mesmos pilotos deste ano

JRM Racing

A equipe britânica chefiada por James Rumsey deixou excelente impressão no WEC e deve permanecer em 2013 com seu programa de LMP1, beneficiando-se dos novos pneus e da nova aerodinâmica prevista para o HPD ARX-03a para torná-lo mais competitivo. O time também planeja a expansão gradual para dois carros se houver financiamento suficiente para tanto. Por enquanto, entrarão em 2013 com um carro só.

EQUIPES LMP2

Starworks Motorsports

Sem Enzo Potolicchio, que montou sua própria equipe e Stéphane Sarrazin, que vai provavelmente para a Toyota, Peter Baron conta com Ryan Dalziel enquanto negocia com outros pilotos. Devem alinhar um HPD ARX-03b.

ADR-Delta

Vão para a temporada completa do WEC mais uma vez, por enquanto restringindo sua atuação a um carro. Poderão construir e alinhar um segundo Oreca, mas isso certamente acontecerá na European Le Mans Series.

Pecom Racing

Terceira colocada entre as equipes do WEC na LMP2, a organização ítalo-argentina deve continuar com o mesmo conjunto de chassi e motor usado neste ano. Luis Perez Companc, que financia o projeto, deve ficar. Os outros pilotos são dúvida. Vão com um carro apenas.

Signatech

Procuram mais patrocínio para poder alinhar dois carros em 2013 no WEC. Por enquanto, só garantem um para o campeonato completo e dois para Le Mans.

Greaves Motorsports

Anunciaram planos de alinhar dois carros para 2013, mas estão em sérias dificuldades financeiras e sem pilotos, já que os três titulares neste ano não têm intenção de seguir no campeonato ano que vem.

OAK Racing

Jacques Nicolet anunciou que sua equipe segue em 2013 com o protótipo Morgan Zytek Nissan. Um segundo bólido é cogitado na classe LMP2, desde que haja potenciais compradores junto à sua empresa de comercialização de chassis, a Onroak Automotive.

Lotus

A Lotus (leia-se Kodewa) entra na LMP2 em 2013 com projeto 100% próprio de motor e chassis, após usar um bloco Judd BMW com o logo da tradicional marca fundada por Colin Chapman e chassis Lola B12/80. O desenvolvimento do T128, o novo carro da marca, está em andamento e os primeiros testes acontecerão breve. Pelo menos dois carros estarão na pista. Kevin Weeda é o primeiro piloto confirmado.

Gulf Racing Middle East

O time com bandeira dos Emirados Árabes Unidos começou o ano de 2012 de forma bastante ambiciosa, com dois carros até Le Mans. Depois, devido a dificuldades com peças de reposição, partiram do Brasil até a última corrida em Xangai dando prioridade a apenas um protótipo Lola B12/80 Zytek Nissan. Voltarão, mesmo assim, com dois bólidos  no próximo ano – um deles, em Sarthe, será um Art Car.

8Star Motorsports

A nova organização capitaneada por Enzo Potolicchio, com sede na antiga oficina de Dave Maraj (Champion Racing) em Pompano Beach, na Flórida (EUA), vai participar do Mundial de Endurance em 2013 com o HPD ARX-03b, que terá novas atualizações mecânicas.

HVM Racing

O time de Keith Wiggins é um terceiro potencial competidor oriundo dos EUA na classe LMP2. A equipe da Fórmula Indy cogita a mudança de ares pela questão dos custos e pela competitividade do campeonato, além do rompimento com a suíça Simona de Silvestro, que trocou a HVM pela KV Racing Technology, onde será parceira do brasileiro Tony Kanaan. As opções de chassi são várias: Oreca, HPD e Lola, esta última com boas possibilidades – pois Wiggins já foi dirigente do construtor britânico.

Status Grand Prix

A equipe de bandeira irlandesa, chefiada pelo filho do folclórico Teddy Yip, da extinta Theodore Racing de Fórmula 1, é outra que cogita a entrada no WEC a tempo inteiro em 2013. A Status teve raras aparições na Endurance este ano, mas seu desempenho foi considerado promissor e positivo, especialmente na abertura da fracassada temporada do ELMS em Paul Ricard e até nas 24 Horas de Le Mans. Cliente da Lola, a equipe deve trocar o motor Judd BMW pela nova unidade Mazda Skyactiv-D com turbodiesel, desenvolvida para a LMP2 – tornando-se assim a pioneira no uso destes propulsores no WEC.

Team Jota

Proprietária do melhor entre os Zytek Z11SN vistos nas pistas em 2012, como provado no triunfo na classe durante as 6 Horas de Spa, em maio, o Team Jota perdeu Sam Hancock, que rompeu o vínculo com o time. O chefe de equipe Sam Highnett cogita a participação da organização britânica no WEC, mas podem acabar no ELMS se não houver o orçamento necessário. Se não correrem no Mundial, pelo menos estarão presentes em Le Mans e talvez em Spa.

TDS Racing

Campeã da ELMS em 2012, a equipe de Xavier Combet já garantiu pelo menos uma vaga fixa para as 24 Horas de Le Mans. A dúvida do time francês é que competição disputar: ELMS ou WEC. Enquanto se discute a prioridade para os pilotos Pierre Thiriet e Mathias Beche, que ganharão e companhia de um terceiro nome, a equipe confirma a permanência do conjunto técnico deste ano: chassis Oreca 03 e motores Zytek Nissan.

Murphy Prototypes

Outra equipe com bandeira irlandesa, a Murphy Prototypes está avaliando todas as opções possíveis para 2013, passando desde a ALMS até, logicamente, o WEC – sem esquecer da ELMS, que foi a prioridade do time neste ano. Rumores indicam para um potencial programa nos EUA, com o chassis Oreca 03 e motores Zytek Nissan. A aguardar.

EQUIPES LMGTE-PRO

AF Corse

Campeã entre os times da LMGTE-Pro em 2012, a AF Corse deve manter seu programa no WEC na próxima temporada, com duas Ferrari F458 e o mesmo grupo de pilotos que ajudou o time italiano, formado por Giancarlo Fisichella, Gimmi Bruni, Olivier Beretta e Andrea Bertolini. O finlandês Toni Vilander certamente colaborará em alguns eventos importantes como Le Mans e um sexto piloto ainda será indicado.

Aston Martin Racing

A volta às origens no Grã-Turismo fez a Aston Martin se motivar a desenvolver com sucesso o modelo Vantage V8, que fechou a temporada de forma positiva, com a vitória nas 6 Horas de Xangai na classe. David Richards e seu braço-direito George Howard-Chappell consideram a hipótese de ampliar o programa no WEC para dois carros na categoria LMGTE-Pro. Darren Turner e Stefan Mücke devem continuar e a AMR precisará se socorrer de pilotos velozes para um segundo e competitivo equipamento em 2013.

Team Felbermayr-Proton

Perderam o status de equipe cliente da Porsche na LMGTE-Pro. Poderão continuar no próximo ano na classe, mas aliados com outro construtor e com novos pilotos. Vamos ver…

Porsche AG Team Manthey

Confirmada a participação dos alemães na próxima temporada com dois Porsche 911 (991) GT3 RSR, alinhados pelo Team Manthey. Vão com força máxima em matéria de pilotos: provavelmente com Jörg Bergmeister, Patrick Long, Marc Lieb e Richard Lietz, ligados à fábrica de Stuttgart há alguns anos.

McLaren

O modelo MP4-12C que apareceu no Blancpain Endurance Series neste ano e em diversos campeonatos de Grã-Turismo pela Europa, pode ganhar um upgrade e se tornar um LMGT2 para poder pelo menos aparecer em Le Mans na classe LMGTE-Pro em 2013. Não está claro, entretanto, que a McLaren vai ter um time 100% oficial de fábrica ou se o desenvolvimento do carro será feito por escuderias semi-oficiais. Enquanto não existe nenhum anúncio oficial a respeito, muitos rumores apontam para uma presença do MP4-12C no WEC em 2013.

Corvette

A Corvette, no último ano do C6-R ZR1 nas pistas, já que o modelo será trocado pelo novo C7-R em 2014, quer participar do WEC a tempo inteiro em 2013 na classe LMGTE-Pro. Existem conversas no sentido de que a Larbre Competition seja a representante oficial da marca na modalidade, mas não está descartada a inscrição do trovão por um outro time.

EQUIPES LMGTE-AM

Larbre Competition

O time de Jack Lecomte fechou o ano de 2012 em alta, apesar das desclassificações sofridas em Silverstone e Interlagos. Mesmo com esses contratempos, os franceses comemoraram o título de campeões da divisão LMGTE-Am, na qual devem permanecer em 2013 com pelo menos um modelo C6-R ZR1. Goradas as tentativas da Larbre de passar à LMGTE-Pro como representante oficial da Pratt & Miller, devem manter o mesmo esquema deste ano, com dois carros.

AF Corse

A equipe italiana deve expandir seu programa de Grã-Turismo no WEC e consequentemente na LMGTE-Am. Com uma Ferrari F458 garantida, o time de Amato Ferrari tem a possibilidade de inscrever um segundo bólido ornamentado pelo Cavallino Rampante. A associação com o dono de equipe e eventual piloto da Nascar Michael Waltrip deve ter continuidade em 2013.

Krohn Racing

O bilionário estadunidense Tracy Krohn seguirá no WEC em 2013 com o mesmo esquema sediado nos EUA com uma base na Inglaterra, para a manutenção da Ferrari F458 Italia. A tripulação do carro seguirá a mesma, com Tracy Krohn, Michele Rugolo e Nic Jönsson. Mas não está descartada a possibilidade de expansão da estrutura para o próximo campeonato, com um carro só para pilotos dos EUA. Jeff Hazell deve estar por trás das negociações em torno deste segundo bólido. A ver.

Team Felbermayr-Proton

Não é impossível contar com uma presença a tempo pleno do Team Felbermayr-Proton na classe LMGTE-Am, com pelo menos um carro. O time capitaneado por Horst Felbermayr Sr. e Christian Ried considera, na pior das hipóteses, deixar o WEC de lado e partir para o ELMS em 2013.

Aston Martin Racing

Devido à competitividade do Vantage V8 na segunda metade do ano, a Aston Martin Racing considera fortemente a opção de ceder dois carros a equipes-clientes na LMGTE-Am, tal como ocorrido nas 6 Horas de Silverstone. As perspectivas são boas e há interessados, como o milionário alemão Roald Goethe e a Beechdean Motorsport. Tudo indica que a AMR conseguirá seu intento para 2013, expandindo seu programa de Endurance.

JWA-Avila

A equipe de Paul Daniels, que competiu na LMGTE-Am com Porsche, parece não ter fôlego financeiro para voltar no WEC em 2013. O desempenho do carro com pneus Pirelli foi sempre um degrau mais abaixo dos principais competidores da classe e mesmo com a possibilidade de continuidade dos modelos 997 GT3 RSR para a divisão, dificilmente veremos a JWA-Avila na próxima temporada.

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