Oficial: Webber assina com a Porsche para o WEC

M13_1584_fine

RIO DE JANEIRO – O tiro de John Hindhaugh na abertura da transmissão das 6 Horas de Silverstone, em 14 de abril, foi certeiro: Mark Webber vai mesmo para o Mundial de Endurance (WEC) em 2014.

O piloto australiano de 36 anos rompe o vínculo de sete anos com a Red Bull, abrindo uma cobiçadissima vaga de segundo piloto ao lado do alemão Sebastian Vettel, atual tricampeão mundial de Fórmula 1. Webber assinou com a Porsche e disputará o WEC e as 24 Horas de Le Mans pela marca de Stuttgart.

Com duas participações em Le Mans no currículo, incluindo um voo espetacular, felizmente sem graves consequências, a bordo de um modelo Mercedes CLR, Webber chegou à F-1 vindo da Fórmula 3000. Até esta data, o aussie disputou 203 GPs, com nove vitórias, onze pole positions, 15 voltas mais rápidas em prova e um total de 36 pódios.

Acredito eu que a gota d’água no fim da relação entre o australiano e a Red Bull tenha sido o GP da Malásia, com a polêmica envolvendo ele, Vettel e a cúpula do time do touro vermelho, encabeçada por Christian Horner e Helmut Marko. A partir daí, os rumores se intensificaram e, em abril, a bomba foi lançada. Dois meses depois, ela finalmente explodiu.

 

Comentários

    • Que ironia!!!!!

      Webber sempre adorou ser rotulado na Jaguar como chutador de bundas de seus companheiros(Pizzonia,Klien e principalmente Justin Wilson,a quem Webber disse ter adorado chutar seu traseiro,que o digam).

      E Webber tentou fazer o mesmo com Vettel na Red Bull(que comprou o que espólio da Jaguar,outra ironia!),mas desta vez entrou lindo pelo cano!

  • Felipe Massa poderia seguir o mesmo caminho.
    Mudar de categoria e iniciar vida nova. Assim como Webber teve sua chance em 2010, Massa teve a sua em 2008, e ambos não conseguiram ser campeões mundiais de F1, com uma pequena vantagem para o piloto brasileiro, que por alguns segundo sentiu esse gosto. Depois dessa chance, somente o papel de 2º piloto coube aos dois. Webber está certíssimos de sair da F1. Massa, pelo que parece, segue na mediocridade de sempre. Bom salário, equipe boa, e vida que segue. Pra que se arriscar?

    • Concordo com você Mauricio,mas não seria problemático para a equipe,pois todas vezes que trocarem de piloto também precisaria trocar o banco,pois para acomodar as grandes nádegas de Felipe Mepassa o banco teria de ser bem largo em baixo e qualquer outro piloto ficaria escorregando para lá e pra cá nas curvas a menos que formassem na mesma equipe o outro piloto que também era segundo na scuderia do cavallino rampante,os dois tem o mesmo biotipo e sempre adoraram “correr” para a equipe e o WEC sem duvida alguma é a categoria ideal para isto.

  • Excelente contratação da Porsche, que vai se cercando de profissoinais experimentados em provas de longa duração e, agora contrata um superpiloto com passagem pela Formula 1 mas que possui conhecimento de dois anos seguidos em Le Mans! Melhor não poderia deixar de se para a casa de Stuttgart.

  • A dança das cadeiras este ano começo muito, muito cedo (desde o GP da Malásia)… Sei lá… to achando que o Massa, após este movimento do Webber, continua “No tabuleiro de Xadrez” da F1 em 2014, mesmo que por outra equipe (seria a Lotus?)!

  • Espero que essa Formula 1 cheio de frescuras e regrinhas sem graça vá para o saco!
    Eu já disse outra vez e vou dizer denovo: – 2015 o WEC vai ser enorme! Vem sendo muito mais atrativo para as montadoras fazer esse tipo de competição. As corridas são mais inteligentes, não tem o fru-fru da F1 e são tecnologicamentes mais atraentes hoje do que a F1.

    abs

  • Concordo,Rodrigo.

    Mas é preciso dizer,foi o próprio Webber que começou tudo isso ao se fazer de desentendido e descumprir a ordem que lhe foi dada pra ceder a vitória a Vetttel na Turquia em 2010,depois disso Webber aprontou outras 3 “camaradagens´´ pra cima de Vettel e da Red Bull(Inglaterra 2010 e 2011 e Brasil 2012).

    Alias,foi pra mim no GP do Brasil de 2012 que foi a gota d´água pra Vettel e a Red Bull decidirem por botar um ponto final no ciclo de Webber por lá,depois que prensou Vettel na largada,Webber ainda permitiu que Alonso e Massa passassem ele e por causa da gracinha de Webber,Vettel acabou sendo atingido por Bruno Senna( e pouco antes disso,Vettel escapou por milimetros de ser atingido em cheio na traseira pela Lotus de Raikkonen que perdera o ponto de frenagem) e acabou sendo jogado lá no fim do pelotão e quase lhe custando o Tricampeonato.

    E quem viu Vettel ao fim da corrida,percebeu o quanto ele estava furioso com Webber e o desejo do Alemão de revidar todas as “camaradagens´´ do Australiano na primeira oportunidade que viesse,e ela veio logo na Malásia,ali Webber percebeu que o Colega de equipe cansou de bancar o bonzinho com ele e trataria de fazer de sua vida na Red Bull um verdadeiro inferno vivo até que ele saísse,o que acontecera hoje.

    Não sei se você concorda ou não comigo,Rodrigo,mas é isso que penso,Webber procurou jogar Vettel e a Red Bull contra a opinião publica,além de aprontar outras sacanagens contra Vettel pra tirar proveito próprio disso e minar a força de seu companheiro lá dentro pra se firmar como primeirão da Red Bull,(como já fizera com seus companheiros na Jaguar,atual Red Bull,mas acabou vendo o tiro sair pela culatra e acabou saindo queimado pela própria fogueira que provocou.

    • Ninguém é santo na Fórmula 1. E a partir do momento em que o Webber perdeu a chance mais cristalina que lhe sorriu na vida para ser campeão mundial, nada mais deu certo. Webber é um Irvine com opcionais. Não mais do que isso. Abrs!

      • Concordo com vc!

        E Webber nunca foi santinho,como ele próprio tenta parecer pra opinião publica,o que ele aprontou na Jaguar pra seus colegas de equipe diz tudo do seu caráter.

        Mas por vc disse que Webber é um Irvine com opcionais?

        Quanto a sua saida da F1,diria que Webber já vai tarde,sempre teve marketing demais e braço de menos,teve gente na F1 que tinha muito mais braço que ele,mas que não tiveram 0,1 de de seu marketing pessoal e habilidade politica,Rodrigo.

      • É um “Irvine com opcionais” porque, a exemplo do irlandês, foi um segundão que por circunstâncias teve a chance de ser campeão e ambos não o foram. Webber também era conhecido como “Marketing” Webber nos primeiros anos de Jaguar. Muita falação e pouco resultado.

      • Bem lembrado o apelido do Webber na Jaguar,Marketing Webber.

        Vale recordar que quando chegou na Williams com todo o status de primeirão da equipe fracassou redondamente,em 2005 só conseguiu um pódio em Mônaco(3o) enquanto seu colega de equipe,Nick Heidfeld,pra mim muito mais piloto que Webber,que havia sido confirmado em cima da hora pela Williams após um vestibular contra Antonio Pizzonia , conseguiu os melhores resultados do ano pra Williams, 3 pódios(sendo dois segundos lugares em Mônaco e Europa e um terceiro na Malásia,além de uma pole position no mesmo GP da Europa)e Webber só terminou a frente de Heidfeld no campeonato por que o Alemão se ausentou nas corridas finais(Itália,Bélgica,Brasil,Japão e China),em 2006 fez 7 pontos contra 4 do estreante Rosberg,nada mais que sua obrigação e de volta a antiga equipe Jaguar,que agora era Red Bull,não fez nada de marcante em 2007 e 2008(exceção ao 3o lugar na Europa 2007)mesmo com a Red Bull já contando com Adrian Newey e só desandou a vencer quando Vettel desembarcou lá.

        por isso o apelido Marketing Webber veio bem a calhar nele…

    • Discordo do “Irvine com opcionais”, Webber teve chance de ser campeão na pista mesmo, disputando com gênios como Alonso, Hamilton e, principalmente, Vettel. Irvine só pode dizer para os netos que algum dia lutou por uma taça de campeão mundial porque Schumacher estampou-se em um muro de Silverstone.

      Fontes teutônicas dão conta de Heidfeld, Vernay e mais alguém para ser reserva (Holzer ou Bonanoni) nos próximos lances.

  • E coitada da Porsche em 2014,não tinha gente no WEC mais capaz pra liderar o projeto dela que o Australiano canastrão e desagregador? Heidfeld,Kristensen,McNish,Senna,Fisichella,Di Grassi,Lotterer,Fassler,Wurz,Duval e Sarrazin não seriam opções melhores pra Porsche do que Webber?

    • É Vinícius, concordo contigo mas, o Webber têm experiência com a Mercedes-Benz em 1998 e 1999 (mesmo que vergonhosa)! E não adianta ser estrelinha pois ele depende diretamente de seus companheiros para vencer e ser campeão! Tipo assim: ele só ganha se seus outros dois parceiros ganharem tb, o que o obriga a trocar informações! Será bom pra ele pois será mais amigo e o tornará um homem melhor! Enfim… Será um tapa em sua cara sem mão!

  • Bom, pela média de idade que se é ainda competitivo (Ver os casos de Allan McNish e Tom Kristensen hoje), Webber tem pelo menos mais 10 anos de Endurance em uma equipe de ponta!