MENU

1 de julho de 2013 - 14:11Blancpain GT Series Endurance

BMW prevalece em Paul Ricard e brasileiro segue líder no BES

2013_BES_03_BMW3

RIO DE JANEIRO - Em três corridas, três marcas diferentes no topo do pódio das corridas do Blancpain Endurance Series. Após o triunfo da Ferrari em Monza e da Aston Martin em Silverstone, a alemã BMW venceu a terceira etapa da competição de Endurance, realizada ontem no circuito francês de Paul Ricard, em Le Castellet, na Riviera.

Sessenta carros alinharam no grid, com o carro #3 de Bas Leinders/Yelmer Buurman/Maxime Martin na frente do numeroso pelotão, com o tempo de 2’06″245. Por razões de segurança, a largada foi feita com a presença do Safety Car e após a saída do veículo oficial da direção de prova, a equipe belga Marc VDS Racing teve uma liderança sólida no primeiro turno, com Yelmer Buurman a bordo.

Após o primeiro pit stop, a Hexis Racing, com a McLaren MP4-12C GT3 partilhada por Stef Dusseldorp/Álvaro Parente/Alexander Sims, conseguiu alcançar a ponta, graças a um ótimo trabalho de reabastecimento e troca de pneus. Houve luta entre Dusseldorp e Bas Leinders, antes que no final os pilotos entregassem o comando para Sims e Martin, respectivamente. Aí, o belga da BMW prevaleceu sobre o rival do time de Philippe Dumas e a vitória foi conquistada após 81 voltas, com 7″420 de vantagem.

Numa corrida regular do início ao fim, o Nissan GT-R #23 de Steven Kane/Lucas Luhr/Peter Dumbreck conquistou a 3ª posição, resultado que caberia perfeitamente à Ferrari F458 #44 da Kessel Racing, do brasileiro Cesar Ramos e dos italianos Daniel Zampieri e Davide Rigon. Contudo, a trinca foi punida com um stop & go de dez segundos em decorrência de uma irregularidade num dos pit stops. Mesmo assim, chegaram em quarto, o que deixa a trinca ainda na liderança do campeonato, com 45 pontos.

A Mercedes SLS AMG GT3 de Luca Ludwig/Alon Day/Maximilian Bukh conseguiu um convincente 5º lugar, seguida da Ferrari da SMP Racing/Russian Bears de Aleksej Basov/Aliaksandr Skyrabin/Alessandro Pier Guidi.

03_5

Na classe Pro-Am Cup, vitória da Boutsen Ginion Racing e da McLaren MP4-12C GT3 de David Dermont/Fréderic Vervisch, que fizeram uma boa corrida e terminaram em 11º lugar na geral. A equipe Nissan Academy Team RJN conquistou a segunda posição no grupo, com Steve Doherty/Mark Shulzhistkhiy/Alex Buncombe e o Lamborghini de Gerhard Tweraser/Hari Proczyk/Göttfried Grässer completou o pódio.

03_20

Entre os inscritos da Gentlemen Trophy, deu a lógica: vitória do carro #20 do Team SOFREV-ASP, guiado por Jean-Luc Blanchemain/Jean-Luc Béaubélique/Patrice Goueslard, que recebeu a quadriculada em 29º lugar. Outro trio de uma equipe da terra da Bastilha – a Sport Garage, formado por Bruce Lorgère Roux/Beniamino Caccia/Luc Paillard, acabou em segundo, à frente de Filipe Barreiros/Francisco Guedes/Peter Mann, da AF Corse.

O brasileiro Carlos Kray chegou ao fim a bordo do carro #77 da Molitor Racing Systems. Com o austríaco Phillip Eng e o venezuelano Justino Azcarate, ele completou a prova deste domingo em 43º na geral, quatro voltas atrasado. Inscritos na Gentlemen Trophy, acabaram em 7º lugar nesta divisão, somando assim os seis primeiros pontos no campeonato.

A próxima corrida do Blancpain Endurance Series será a mais longa e a mais importante da temporada: as 24 Horas de Spa-Francorchamps, nos dias 27 e 28 de julho. Cerca de setenta carros são aguardados para a competição.

Confira a classificação do campeonato:

Pro Cup

1. Cesar Ramos/Daniel Zampieri/Davide Rigon – 45 pontos
2. Bas Leinders/Maxime Martin/Yelmer Buurman – 31
3. Lucas Luhr/Steven Kane/Peter Dumbreck e Frank Stippler/Edward Sändström/Christopher Mies – 27
5. Darren Turner/Fréderic Makowiecki/Stefan Mücke – 25
6. Laurens Vanthoor/René Rast/Stéphane Ortelli e Alexander Sims/Stef Dusseldorp/Álvaro Parente – 24
8. Antoine Léclerc/Mike Parisy/Andy Soucek – 22
9. Adam Carroll/Nico Verdonck/Rob Bell – 17
10. Enzo Ide/Anthony Kumpen/Markus Winkelhock – 12

Pro-Am Cup

1. Alex Buncombe – 51 pontos
2. Henry Hassid/Ludovic Badey, Lucas Ordoñez e Niek Hommerson/Louis Machiels/Andrea Bertolini – 33
5. Peter Pyzera – 29
6. Göttfried Grässer/Gerhard Tweraser/Hari Proczyk – 27
7. Steve Doherty – 26
8. David Dermont/Fréderic Vervisch – 25
9. Mark Shulzhitskhiy – 22
10. Mark Poole/Richard Abra/Joe Osborne – 18

Gentlemen Trophy

1. Jean-Luc Blanchemanin/Jean-Luc Béaubélique/Patrice Goueslard – 62 pontos
2. Filipe Barreiros/Francisco Guedes – 40
3. Beniamino Caccia – 36
4. Ahmad Al Harty/Miro Konopka – 29
5. Maurice Ricci/Gabriel Balthazard/Jerôme Policand – 26
6. Peter Mann – 25
7. Georges Cabannes/Leonardo Gorrini – 24
8. Howard Blank/Jean-Marc Bachellier/Yannick Mallegol – 20
9. Christian Blugeon, Bruce Lorgère Roux/Marc Paillard e Francesco Garofano/Lorenzo Bontempelli – 18

1 comentário

  1. geraldo101 disse:

    O turno de Cesar Ramos foi excelente. Vai se adaptando muito bem aos GTs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>