WRC, Rali da Polônia: Ogier vence de novo, em clima de Copa

484520140629132829
Na terra de João Paulo II e Robert Kubica, Ogier entra no clima da Copa; em vez de uma camisa da França, o piloto da VW enverga a #10 do Brasil…

RIO DE JANEIRO – Vestido a caráter, não com uma camisa da seleção francesa – e sim com a do Brasil, sede da Copa do Mundo, o francês Sébastien Ogier emplacou mais um triunfo no WRC, o Campeonato Mundial de Rali, ao ganhar o Rali da Polônia neste domingo. O piloto da Volkswagen chegou à sua quinta vitória em sete provas disputadas na temporada – só que desta vez, não foi tão fácil assim terminar na frente.

Com um terceiro VW Polo, o norueguês Andreas Mikkelsen foi um duríssimo adversário. O piloto nórdico liderou na classificação geral por várias oportunidades, mas acabou sucumbindo no fim, quando Ogier conseguiu se impor e abrir vantagem suficiente para triunfar, por pouco mais de um minuto e sete segundos. O resultado foi o melhor de Mikkelsen na temporada. A substituição do navegador antigo pelo compatriota Ola Floene pelo visto rendeu dividendos.

Quem também alcançou um importante pódio, o segundo no ano para ele e seu construtor, foi o belga Thierry Neuville. O piloto da Hyundai cresceu durante a competição a ponto de conseguir superar Kris Meeke e Mikko Hirvönen para chegar ao melhor resultado do ano, igualando o desempenho da etapa do México. Para o construtor sul-coreano, foi o Rali mais bem-sucedido do ano, pois Juho Hänninen chegou em sexto lugar e Hayden Paddon completou a prova em 8º lugar.

Para os finlandeses, só desilusão: Hirvönen foi quarto e Jari-Matti Latvala, apesar do terceiro lugar no Power Stage, chegou apenas na quinta colocação,  o que o deixa a exatos 50 pontos de Sébastien Ogier na briga pelo título. Também os poloneses nem tem motivos para ficar contentes, pois Robert Kubica despencou na classificação após se recuperar da capotagem no primeiro dia e acabou apenas num esquálido 20º lugar na geral.

Na classe WRC2, vitória do estoniano Ött Tanak, que completou a prova na décima-primeira posição. Jari Ketomaa foi o 2º colocado e o representante dos Emirados Árabes Yazeed Al Rajhi completou o pódio. O italiano Lorenzo Bertelli ainda lidera na categoria, com 81 pontos contra 75 de Yuriy Protasov e 54 de Jari Ketomaa.

O resultado final do Rali da Polônia:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo WRC) em 2.34’02”0
2. Mikkelsen-Floene (VW Polo WRC) a 1’07”7
3. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 WRC) a 2’13”5
4. Hirvonen-Lehtinen (Ford Fiesta RS WRC) a 2’32”4
5. Latvala-Anttila (VW Polo WRC) a 2’33”1
6. Hanninen-Tuominen (Hyundai i20 WRC) a 2’49”9
7. Meeke-Nagle (Citroen DS3 WRC) a 4’27”9
8. Paddon-Kennard (Hyundai i20 WRC) a 4’10”3
9. Solberg-Minor (Ford Fiesta RS WRC)a 4’59”0
10. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) a 6’11”3

Classificação do Mundial após a 7ª etapa:

1. Sébastien Ogier – 166 pontos
2. Jari-Matti Latvala – 116
3. Andreas Mikkelsen – 83
4. Mads Östberg – 66
5. Mikko Hirvönen – 52
6. Thierry Neuville – 46
7. Kris Meeke – 38
8. Elfyn Evans – 36
9. Martin Prokop – 31
10. Henning Sölberg – 24
11. Bryan Bouffier – 18
12. Robert Kubica – 12
13. Juho Hänninen e Ött Tanak – 10
15. Benito Guerra – 8
16. Chris Atkinson – 6
17. Pontus Tidemand, Hayden Paddon e Jaroslav Melicharek – 4
20. Nasser Al Attiyah – 3
21. Lorenzo Bertelli, Matteo Gamba, Craig Breen e Yuriy Protasov – 2
25. Jari Ketomaa e Khaled Al Qassimi – 1 ponto

Comentários

  • A Ford deveria voltar com seu apoio oficial para a categoria. Está muito feio para a marca tomar estes cacetes homéricos que vêm levando. A Hyundai, que há muito não participava da categoria e sequer tem histórico de sucesso, já está com o segundo carro mais rápido – pareando com a Citroen – e um time de pilotos mais forte. E piloto, no rally, faz toda a diferença. Basta ver o que aconteceu com a marca francesa depois da saída de Loeb.

    • Verdade. A Citroën hoje não tem grandes pilotos. O Östberg é até bom, mas o Meeke está sentindo a pressão em seu primeiro ano de WRC.

      • Aliás, parece que o WRC está vivendo uma entressafra entre as equipes e, principalmente, pilotos. VW e Ogier estão sobrando muito na turma.