MENU

30 de agosto de 2014 - 10:09Memorabilia, Rali Dakar

Björn Waldegaard (1943-2014)

5401b1201659f_626x0

Björn Waldegaard, o primeiro campeão do que hoje conhecemos como o WRC: morte aos 70 anos

RIO DE JANEIRO - Mais um mito do automobilismo nos deixa neste ano de 2014, que se continuar assim, será de fato um ano para se esquecer. Morreu neste sábado o primeiro Campeão Mundial de Rali, em 1979: o sueco Björn Waldegaard não resistiu a um câncer. Ele tinha 70 anos.

Nascido em 12 de novembro de 1943, iniciou sua carreira nos anos 60 e no auge, foi imbatível nas provas realizadas em território africano. Graças a essa insuspeita resistência, levou o primeiro título de pilotos do que hoje é conhecido como WRC, derrotando Hannu Mikkola, outra lenda da modalidade, por um único pontinho. Waldegaard teve como parceiros Hans Thornszelius e Claes Billstam, dispondo inclusive de dois carros diferentes em seus triunfos: nos ralis da Grécia e do Canadá, levou a melhor a bordo de um Ford Escort oficial. E nos ralis do Safári, no Quênia e da Costa do Marfim, guiou um modelo Mercedes-Benz 450 SLC.

Sua aptidão a estas duas últimas competições lhe renderam quatro vitórias no Rali do Safári e três na prova da Costa do Marfim, num total de 16 que conquistou até abandonar as provas do Mundial. Com a Peugeot, chegou na 4ª colocação do Rali Paris-Dakar, em 1991.

3 comentários

  1. vitão disse:

    Ele correu no Rally Sul Americano , que atravessou o Brasil, com uma Mercedes. Capotou o carro porque um caminhão entrou na pista fora de hora, perdeu 2 e 1/2 horas para recuperar o carro e chegou atrsado no posto de controle com apenas 40 minutos. Na Trasamazonica foi crnometrado a mais de 180 hm/h. Era um bota . Talvez o alter-ego do Kubica, só que com mais sorte !

  2. vitão disse:

    Correção : quem capotou o foi o Timmo Makkinen, por culpa do nevagodor um certo Jean Todt !! quem quiser saber mais sobre a Mercedes, o Rally Sulamericano ( com foto do carro acidentado) e do Björn Waldegaard, vejam :

    http://luiscezar.blogspot.com.br/2006/11/mb-450-slc.html

  3. Alvaro Ferreira disse:

    Fera. Feríssima. Que pena, mais um grande campeão que se vai nesse sombrio 2014. R.I.P.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>