Dança das cadeiras

RIO DE JANEIRO – O período de férias do Mundial de Motovelocidade foi profícuo em novidades. Começou a dança das cadeiras para a temporada 2015, principalmente na MotoGP.

No próximo ano, a Suzuki regressa à competição e, dizem, a moto do construtor japonês será conduzida por dois pilotos espanhóis. Especula-se que Maverick Viñales salta da Moto2 para a categoria-rainha e que Aleix Espargaró, hoje vestindo as cores da Forward Racing, vai junto.

Stefan Bradl: de saída da LCR Honda rumo à Forward com mecânica Yamaha e na divisão “Open” em 2015

O time italiano, inclusive, fechou com Stefan Bradl para correr com o quadro Forward vestindo uma mecânica Yamaha M1, na subclasse Open da MotoGP, com maior liberalidade de reservatório de combustível e um limite maior de motores à disposição para todo o campeonato. A equipe não terá mais o veterano Colin Edwards. Aos 40 anos, o “Texas Tornado” anunciou que esta é sua última temporada como piloto.

Bradl perdeu o apoio da Honda, que indicou um novo nome para a equipe LCR de Lucio Cecchinello: esse nome é o de Cal Crutchlow, que livrou-se do contrato multianual que tinha com a Ducati. Antes de se enterrar vivo a bordo das motos de Borgo Panigale, o britânico vai para um novo desafio no próximo ano. A LCR nunca negou que gostaria de ter uma motocicleta a mais na MotoGP. Falta dinheiro, porém. Mas o HRC, departamento de competição da Honda na Motovelocidade, negocia com um novo piloto e este é o australiano Jack Miller, sensação da Moto3.

Cal-Crutchlow-35-Ducati-Team
Cal Crutchlow: adeus à Ducati para seguir rumo ao time LCR Honda, de Lucio Cecchinello

A Ducati não se vexou: sem Crutchlow, optou pela solução ‘caseira’. Vai subir Andrea Iannone, do time satélite Pramac, para correr ao lado de Andrea Dovizioso. Yonny Hernández deve permanecer na equipe semi-oficial de fábrica.

Outra marca italiana tem planos de voltar: a Aprília tem um protótipo pronto para competir já no próximo ano, contrariando a expectativa anterior que punha a marca na MotoGP somente em 2016. Álvaro Bautista é por enquanto o único piloto confirmado. Outros nomes estão na pauta: Eugene Laverty, Randy de Puniet, Bradley Smith, Marco Melandri e Danilo Petrucci são opções.

Isto deve fazer com que a Gresini suba Scott Redding para a RC213V “Factory”, dando a chance de um novo piloto ingressar na categoria a bordo da RCV 1000R “Open”. Caso a grana curta impeça sua passagem para a LCR numa segunda RC213V oficial, Jack Miller deve se juntar a Redding no time de Fausto Gresini ano que vem.

As equipes do Mundial de MotoGP para 2015 estão assim:

REPSOL-RED BULL HONDA HRC
Moto: Honda RC213V “Factory”
Marc Márquez e Daniel Pedrosa (confirmados)

MOVISTAR YAMAHA FACTORY RACING
Moto: Yamaha M1 “Factory”
Valentino Rossi (confirmado) e Jorge Lorenzo (praticamente certo)

DUCATI TEAM
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
Andrea Dovizioso e Andrea Iannone (confirmados)

TEAM SUZUKI MOTOGP
Moto: Suzuki XRH-1 (a definir entre “Factory” e “Open”)
Maverick Viñales e Aleix Espargaró (especulados pela imprensa espanhola)

APRÍLIA TEAM
Moto: Aprília RSV4 (a definir entre “Factory” e “Open”
Álvaro Bautista (confirmado) e Eugene Laverty (imprensa espanhola cacifa)
Randy de Puniet, Bradley Smith, Danilo Petrucci e Marco Melandri estão na pauta

HONDA LCR
Moto: Honda RC213V “Factory”
Cal Crutchlow (confirmado)
Jack Miller, com apoio do HRC, é especulado para uma segunda moto

GO&FUN GRESINI HONDA
Motos: Honda RC213V “Factory” e Honda RCV1000R “Open”
Scott Redding (praticamente certo) e piloto a definir

MONSTER TECH 3 YAMAHA
Moto: Yamaha M1 “Factory”
Pol Espargaró (confirmado) e piloto a definir

NGM FORWARD RACING
Moto: Forward-Yamaha M1 “Open”
Stefan Bradl (confirmado) e piloto a definir
Bradley Smith, Dominique Aegerter e Simone Corsi estão na pauta

PRAMAC RACING
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
Yonny Hernández (praticamente certo) e piloto a definir

ASPAR RACING
Moto: Honda RCV1000R “Open”
Nicky Hayden (confirmado) e piloto a definir

CARDION AB
Moto: Honda RCV1000R “Open”
Karel Abraham (confirmado)

AVINTIA RACING
Moto: Ducati Desmosedici GP15 “Open”
pilotos a definir

PAUL BIRD MOTORSPORT
planos a definir para 2015

CAME IODA RACING PROJECT
planos a definir para 2015

Comentários

  • Rodrigo,

    Se não estou enganado, caso o Jack Miller seja promovido à MotoGP em 2015, pela LCR ela se dará através de uma moto da classe Open, uma RCV1000R.
    Tendo em vista que conforme o regulamento da MotoGP diz que as equipes de fábrica podem negociar no máximo duas motos da classe Factory para as equipes satélites, no caso da Honda, ela divide as duas Honda RC213V “Factory”, uma para a LCR e outra para a Gresini.