Nasce o novo Aston Martin para o regulamento LMGTE
RIO DE JANEIRO – A Aston Martin lançou hoje em caráter oficial a versão 2016 do modelo Vantage V8 para o novo regulamento das classes LMGTE, que entra em vigor a partir do próximo ano. Com o objetivo de aumentar a diferença de performance entre os modelos dessa divisão e os FIA GT3, foram introduzidas alterações substanciais no que concerne ao desempenho mecânico e aerodinâmico de cada bólido.
O difusor traseiro do novo Vantage, por exemplo, obedece à normativa de que a peça pode ser estendida até 100 mm em relação à parte traseira do carro. O mesmo acontece com o aerofólio, igualmente estendido na mesma medida. Além de um motor com 50 HP a mais, o novo Aston Martin Vantage V8 também sofreu extensas modificações no chassis, porque agora os carros têm que apresentar uma saída extra pelo teto, por medida de segurança. Testes de impacto e um novo assento também foram introduzidos.
Um carro teste será enviado para a França, a fim de se efetuar o primeiro comparativo para que a FIA introduza o primeiro Balance of Performance (BoP) dos modelos FIA GTE e FIA GT3 para 2016. No que concerne ao V12 Vantage, o motor de 6 litros está mantido, mas com novas camisas de cilindros e bielas. Novos radiadores de água e óleo foram concebidos e redesenhados para o modelo do construtor britânico.
A princípio, a estreia da nova versão do Aston Martin não está programada para as 24h de Daytona. O chefe de equipe John Gaw não se pronuciou a respeito, mas poderia ser um importante teste de performance para o carro, uma vez que o Vantage na versão 2016 está totalmente elegível para o Weather Tech SportsCar Championship.
Esse difusor traseiro nessas novas medidas vai ficar bem exposto a toques, concorda?
É. Mas é o que querem.
Nesta foto de perfil, ele parece um carro maior em relação ao Vantage atual…lembra também o modelo DBR9 que competia no finado FIA GT1.
Mattar, por que a FIA quer essa diferença entre os GT3 e GTE?
Eu achava interessante aquela diferenciação entre GT1, GT2 e GT3. Acho que as categorias “numeradas” fazem mais sentido de um ponto de vista de desempenho. Mas é só questão de nomenclatura mesmo.
Porque tem que diferenciar em velocidade. O público pode não achar bom um GT3 andar melhor que qualquer modelo GTE.