Roar Before The Rolex 24: brasileiros fazem melhores tempos do domingo
RIO DE JANEIRO – Os brasileiros riram por último no domingo, dia de encerramento do Roar Before The Rolex 24. Oswaldo Negri começara o dia com o melhor tempo, cravando 1’39″438 – quatro décimos melhor que o Mazda SDR-14 de Joel Miller/Tom Long/Ben Devlin. À tarde, foi a vez de Pipo Derani mostrar a habitual velocidade para terminar os treinos coletivos de pré-temporada com a melhor marca entre os 53 carros que treinaram no Daytona International Speedway.
Novato na pista da Flórida, Derani marcou 1’39″249 e assim ele e Negri encerram com um 1-2 de protótipos Ligier JS P2 HPD. Cabe lembrar que a Tequila Patrón ESM, escuderia na qual o piloto de 22 anos disputará o WEC em 2016, deve fazer apenas esta corrida e as 12h de Sebring com o novo propulsor 3,5 litros turbo do construtor japonês, optando pelo bloco Nissan para o Mundial que começa em abril com as 6h de Silverstone.
As boas surpresas dos treinos foram, sem dúvida, o DeltaWing DWC13 e os protótipos Mazda SDR-14, com ótimos tempos. Não é, contudo, garantia de confiabilidade mas, no caso da Mazda, é um salto e tanto. Os carros com motor diesel eram lentos e motivo de piada na classe Prototype nas duas últimas temporadas. Com bons pilotos feito Jonathan Bomarito, Tristan Nuñez, Spencer Pigot e Ben Devlin, podem dar algum trabalho na primeira prova do campeonato.
Hoje, na Prototype Challenge, os melhores tempos das duas sessões foram do #54 da CORE Autosport – 1’42″531 e do #8 da Starworks, que fechou os treinos do Roar com a marca mais rápida do Roar em 1’42″113, com o piloto da Fórmula Indy Jack Hawksworth a bordo. No cômputo geral dos três dias, o sueco Felix Rosenqvist também foi muito rápido e registrou a segunda marca com o #88 da equipe de Peter Baron. Lucas Auer treinou com o #20 da BAR1 Motorsports, deixou ótima impressão e ficou em 3º.
Na divisão GTLM, os Corvettes C7-R foram os mais rápidos nos dois treinos do domingo. Oliver Gavin registrou 1’45″106 com o #4 de manhã e Antonio Garcia, na última sessão, rodou em 1’45″227. Mas o melhor tempo da categoria foi de um dos três novos carros que estreiam este ano na categoria: a BMW M6 GTLM sai do Roar com a melhor volta em 1’45″088, com o alemão Lucas Luhr. Aliás, registre-se que a categoria teve diferenças ridículas entre os 10 carros que treinaram – sinal de que teremos, de novo, muito equilíbrio ao longo do campeonato que está por se iniciar no fim de janeiro.
A GTD fechou os testes com o Porsche 991 GT3-R #22 da Alex Job Racing, tripulado por Leh Keen, marcando 1’47″852 de manhã. Na última sessão, em que 14 dos 22 carros inscritos treinaram, Damien Faulkner acabou com a melhor marca a bordo do Dodge Viper #93, em 1’47″960. Assim, Keen fechou os treinos com o melhor tempo do Roar, mas os Lamborghini Huracán mostraram muito bom desempenho e se destacaram, com o italiano Mirko Bortolotti alcançando bons tempos a bordo do #48 da Paul Miller Racing.
Promessa de muitas emoções na Daytona 24. Tomara que tenhamos umas boas horas de transmissão na tv com sua participação Rodrigo Mattar.
Será que ainda vai acontecer algum ajuste de performance feito pela direção da categoria na classe Protótipos antes da prova ? Porque se houver não duvido nada que os protótipos DP sejam favorecidos e voltem a aparecer na frente.
Sempre há surpresas de última hora, meu caro.
Oi Rodrigo! Ouvi boatos que os DPs estão “sandbagging”, escondendo o jogo, o que vc acha?
E gostaria de deixar um comentário, essa Tequila Patrón com motor Nissan vai brigar lá em cima. Que faaaase dessa Honda…
abraço
Carlos Del Valle