Roar Before The Rolex 24: o que aconteceu no sábado…
RIO DE JANEIRO – Três sessões de ensaios marcaram o sábado de atividades no Daytona International Speedway, no segundo dia do Roar Before The Rolex 24. Cada uma delas com um carro diferente no topo da folha de tempos: a sessão noturna teve o Ligier JS P2 HPD, com Olivier Pla na volta mais rápida da atividade, marcando o melhor tempo. Mas a surpresa foi ver o DeltaWing, em seu último ano de atividade nas pistas, já que não será aceito pelo novo regulamento a partir de 2017, liderar a sessão que abriu os trabalhos na Flórida.
O carro #0 de Katherine Legge/Sean Rayhall/Andy Meyrick/Andreas Wirth foi o mais rápido com a marca de 1’40″137, apenas 0″045 melhor que o Ligier da Michael Shank Racing e pouco mais de seis décimos à frente do Mazda de Jonathan Bomarito/Tristan Nunez/Spencer Pigot. A Starworks fez o melhor tempo do primeiro treino do sábado com o #88 de Mark Kvamme/Sean Johnston/Maro Engel/Felix Rosenqvist marcando 1’43″175, enquanto o Corvette de Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller virou em 1’45″256 – apenas 0″017 melhor que um dos novos Ford GT – para marcar a melhor passagem entre os GTLM. Na GTD, deu Lamborghini: o Huracán #28 da Konrad, com Rolf Ineichen/Lance Willsey/Franz Konrad/Fabio Babini/Marc Basseng, cravou 1’48″553, apenas seis milésimos melhor que o carro gêmeo da Change Racing.
À tarde, o Corvette DP dos irmãos Taylor e de Max Angelelli disse finalmente ao que veio: o carro #10 foi o mais rápido com 1’40″032 e a surpresa foi o segundo lugar do Mazda SDR-14, com Spencer Pigot superado por apenas 0″023. O Ligier JS P2 HPD da Tequila Patrón ESM, que tem entre os pilotos o brasileiro Pipo Derani, estabeleceu o terceiro melhor tempo da sessão, com o #60 da MSR em quarto e o Corvette DP dos bicampeões João Barbosa e Christian Fittipaldi – reforçados por Scott Pruett e Filipe Albuquerque – em quinto.
Tom Kimber-Smith fez o melhor tempo da Prototype Challenge à tarde, no #52 da PR1/Mathiasen Motorsports, rodando em 1’43″261, apenas um décimo à frente do carro de Marc Drumwright/Brian Alder/Lucas Auer/Johnny Mowlem. Alessandro Pier Guidi estabeleceu a melhor marca da GTLM com a nova Ferrari F488 GTB, com 1’45″266, somente 0″003 melhor que o Ford GT de Stefan Mücke/Richard Westbrook/Ryan Briscoe. Na GTD, o tempo mais rápido foi – de novo – do Lamborghini #28 da Konrad, com Fabio Babini virando 1’48″309, quase um décimo de segundo abaixo do Dodge Viper #33 da Riley Motorsports.
No treino noturno, com a pista mais fria e melhor pressão aerodinâmica nos carros, logicamente foi cravado o melhor tempo do dia. Pla estabeleceu 1’39″687 e o surpreendente DeltaWing foi, além do Ligier da MSR, o único carro a também virar abaixo de 1’40” sob luz artificial. A Starworks voltou a marcar o melhor tempo entre os PC – desta vez com o #8 de Renger Van der Zande/Chris Cumming/Alex Popow/Jack Hawskworth, em 1’43″291.
Quem apareceu bem foi a nova BMW M6 GTLM: o carro #25 do brasileiro Augusto Farfus, mais Bruno Spengler, Bill Auberlen e Dirk Werner, ficou à frente da concorrência na GTLM – 1’45″510, 0″083 melhor que o Ford GT de Joey Hand/Dirk Müller/Sébastien Bourdais. Aliás, os Ford GT têm impressionado pela consistência dos seus desempenhos nos testes coletivos em Daytona. Se tiverem durabilidade, incomodarão – e muito – já na primeira prova do ano.
E na GTD, mais uma vez deu Lambo Huracán, só que à noite foi o #48 da Paul Miller Racing que deu as cartas ao virar em 1’48″230 – o melhor tempo da categoria no sábado, graças ao veloz piloto italiano Mirko Bortolotti. A Ferrari #51 da Spirit of Race ficou em segundo, seguida do Lamborghini #11 da O’Gara Motorsport e do novo Audi R8 LMS da Magnus Racing.
Os carros voltam à pista neste domingo para mais dois treinos em Daytona – um pela manhã e outro, à tarde, encerrando assim a pré-temporada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. As 24h de Daytona, que abrem a temporada 2016 do IWSC, serão disputadas nos dias 30 e 31.
Esses primeiros testes coletivos mostram uma coisa muito importante: O equilíbrio entre os carros em praticamente todas as classes, ainda que na GTD a Lambor parece estar um pouco à frente.
Também acho que a Ford optou por fazer um carro bom para as corridas, não propriamente para a classificação, poré, com um desempenho suficiente para figurar sempre entre os primeiros na folha de tempos da GTE.
Estive vendo no Youtube alguns vídeos que já estão rolando destes treinos…Ford GT e Lambor Huracan são sem dúvida os mais belos carros da pista.
Rodrigo, não existe nenhuma outra categoria que possa incluir o DeltaWing? Acho muito bacana o projeto.
Nenhuma outra. O carro não se enquadra no futuro regulamento LMP2. Como continuar competindo?
Uma pena, mas me referia até em alguma outra competição. Deram muito azar nas outras participações.
Bom comeco de ano, estou com a Lambo n.28 da Conrad em GTD, e facil P1…
Terminamos o treino sabado a noite, nao participando do domingo pois em direcao a Dubai para as 24 horas, sexta que vem, tambem com o Babini.
Agora em transito por Washington, vejo que a BMW virou mais rapido hoje na area de 1’44, penso que o grupo GTD estarao todos por ai fora surpresas do BOP ate a corrida. Viramos o tempo tao facil que ha uma forte possibilidada que os Huragan tenham restritores menores e tambem capacidade de tanque reduzidos. como sempre a IMSA vai notificar todo o mundo na ultima hora.
Abracos , mais noticias em breve de Dubai.
Opa! Muito bom ver você sempre na ativa, Ricardo. Mande notícias de Dubai. Estamos ansiosos pra saber se vocês vão andar bem por lá. Bom trabalho! Abração!