IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte I

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RIO DE JANEIRO – Nem bem terminou o campeonato de 2016 da IMSA Weather Tech SportsCar Championship e começamos aqui no blog a falar imediatamente do campeonato do próximo ano, que começa no fim de janeiro com a disputa das 24h de Daytona.

E por que?

Simples: porque no próximo ano a classe Prototype vem repleta de novidades no que diz respeito a carros e equipes. A nova regulamentação técnica da LMP2, bem como o advento da Daytona Prototype International (DPi), usando chassis mais modernos, mas com variedade de motores – cabe lembrar que o regulamento LMP2 determinado pelo ACO/FIA prevê o uso de um único motor a partir de 2017 – promete sacudir a competição e deixar a Prototype Challenge, que vai para seu último ano no atual formato, literalmente em segundo plano.

A IMSA espera contar com um total superior a dez carros full season na divisão principal, podendo ter vários outros oriundos de outras equipes de fora dos EUA principalmente nas 24h de Daytona e 12h de Sebring, as duas provas iniciais do calendário e que servem como um excelente treino para as equipes europeias, impossibilitadas de testar por conta do rigor do inverno europeu.

Vamos ao possível panorama da divisão Prototype para a próxima temporada do IWSC:

Action Express Racing (2 carros)

Tricampeã da categoria, primeiro com João Barbosa/Christian Fittipaldi e agora com Eric Curran/Dane Cameron, a Action Express vai apostar no conceito DPi para a próxima temporada, embora nenhum teste tenha sido iniciado até o momento. O time de Doug Nelson encomendou quatro chassis – dois titulares e dois reservas – à Dallara, na Itália. E os carros serão “vestidos” com a aparência Cadillac e o motor será um 6,2 litros V8. Tudo indica que os pilotos atuais vão renovar contrato para 2017. Simon Pagenaud, Scott Pruett e Filipe Albuquerque colaboraram nas provas de longa duração, mas Pruett já deverá estar a bordo de um novo projeto no próximo campeonato.

Carro: Dallara Cadillac DPi
Motor: Cadillac V8 6,2 litros
Pilotos: João Barbosa/Christian Fittipaldi e Dane Cameron/Eric Curran (provável)

Wayne Taylor Racing (1 carro)

A equipe de Wayne Taylor, a exemplo da Action Express, também estará na próxima temporada com um DPi – igualmente um Dallara Cadillac. Mas ao contrário da rival, o time da Flórida já fez testes com o novo carro em Putnam Park, antes que o novo LMP2 da praça seja oficialmente apresentado. A tendência é que os irmãos Jordan e Ricky Taylor sigam para mais um ano, a menos que Ricky tenha compromissos com uma hipotética equipe representando a Corvette no WEC na próxima temporada. O veterano Max Angelelli e o brasileiro Rubens Barrichello colaboraram com a equipe nas provas de Endurance e novamente podem ser lembrados para voltar.

Carro: Dallara Cadillac DPi
Motor: Cadillac V8 6,2 litros
Pilotos: Jordan Taylor/Ricky Taylor (provável)

Spirit of Daytona Racing/VisitFlorida.com Racing (1 carro)

Troy Flis ainda não oficializou nada, mas é quase certo que a equipe Spirit of Daytona participe em 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship num programa DPi – possivelmente com o novo chassi Riley MK30 e motor Mazda – por enquanto, sem arquitetura definida. Neste ano, o time contou com Ryan Dalziel e Marc Goossens, mas não há ainda a definição da permanência de ambos, uma vez que o escocês também defende a Tequila Patrón ESM no WEC. O piloto de Fórmula Indy Ryan Hunter-Reay também disputou as corridas de longa duração e pode fechar mais participações em 2017.

Carro: Riley MK30 Mazda DPi
Motor: Mazda
Pilotos: a definir

Mazda Motorsports/Speedsource (2 carros)

Com a Mazda garantida na série IMSA por mais cinco anos, o gerente de motorsport da marca nos EUA, John Doonan, confirmou também a permanência do acordo entre a Mazda e a Speedsource para um programa específico de protótipos com um DPi Riley MK30 evidentemente com motor Mazda. A incerteza maior é se a atual unidade mecânica, que mostrou potencial no velho Lola B12/80, ofertando várias pole positions neste ano, será mantida. O time precisa também ser menos inconsistente na estratégia e nas paradas de box, bem como a confiabilidade precisa melhorar. Não se falou na permanência dos atuais pilotos – pelo menos por enquanto.

Carro: Riley MK30 Mazda DPi
Motor: Mazda
Pilotos: Tristan Nunez/Jonathan Bomarito (provável) e Tom Long/Joel Miller (provável)

Tequila Patron ESM (2 carros)

Após dois anos no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, a Tequila Patrón ESM volta aos EUA para a disputa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, apostando na plataforma DPi como representante da Ligier (leia-se Onroak Automotive) e da Nissan, com uma usina V6 3 litros biturbo. A razão para o retorno do time de Scott Sharp às competições caseiras, da qual saíram para o certame mundial, é o problema enfrentado pela Patrón em expor sua marca nas 24h de Le Mans e também no Bahrein, já que estes países têm sérias restrições à publicidade e ao consumo de bebidas alcoólicas, respectivamente.

Hoje com seis pilotos contratados para o Mundial, a equipe deverá reduzir os nomes fixos para apenas quatro. O brasileiro Pipo Derani, cobiçado por vários times do Mundial, poderá seguir com a escuderia para mais uma temporada.

Carro: Ligier JS P217 Nissan DPi
Motor: Nissan V6 3 litros biturbo
Pilotos: a definir

JDC-Miller Motorsports (1 carro)

Novidade para 2017, a equipe JDC-Miller Motorsports aposta na subida para a classe Prototype após desempenhos razoavelmente bons na classe Prototype Challenge nas últimas temporadas. John Church confirmou o pacote técnico para o próximo ano com o chassi Oreca 07, dentro do novo regulamento técnico LMP2 e motor Gibson V8 4,2 litros. Nada de pilotos anunciados, por enquanto. A tendência é que a formação ao longo do ano obedeça ao esquema Pro-Am, com um piloto menos graduado na dupla.

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir

PR1/Mathiasen Motorsports (1 carro)

Outra equipe da Prototype Challenge que confirmou passagem para a Prototype em 2017 foi a PR1/Mathiasen Motorsports. O anúncio foi feito durante o último fim de semana na Petit Le Mans e a equipe de Bobby Oergel e Ray Mathiasen também fechou contrato com a Onroak Automotive para receber um Ligier JS P217 na próxima temporada da série. O carro também terá motor Gibson GK428 a exemplo do bólido previsto para a JDC-Miller. A equipe deve definir os pilotos titulares para o novo desafio antes do término deste ano e os primeiros testes com o novo carro estão previstos já para dezembro.

Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir

Starworks (1 -2 carros)

Em março, portanto há sete meses atrás, Peter Baron foi o primeiro a revelar intenções de competir no IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2017 com um protótipo DPi, com base no modelo Riley MK30. Mas até agora não houve qualquer tipo de confirmação das reais intenções da escuderia. Caso não se materialize qualquer tipo de acordo com Nissan, Cadillac ou Mazda, a equipe deve mesmo apostar na mecânica Gibson GK428 para 2017.

Carro: Riley MK 30 DPi
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir

Panoz/DeltaWing Racing (1 carro)

A Panoz comentou em julho que aparentemente teria planos de participar em 2017 com um protótipo DPi dotado com um motor que impulsiona um dos modelos Grã-Turismo do fabricante estadunidense. Mas as dificuldades esbarram no baixo número de carros produzidos e também na própria IMSA, que não divulgou ainda em caráter oficial os construtores envolvidos em programas DPi com seus respectivos powerplants. Enquanto isso, o time confirmou que o insólito DeltaWing DWC13 terá uma sobrevida e está inscrito pela última vez para disputar em janeiro as 24h de Daytona.

Carro: Panoz DPi (?)/DeltaWing DWC13
Motor: a definir/Elan 4 em linha 1,9 litro turbo
Pilotos: a definir

Penske (?)

Roger Penske esteve com sua equipe na extinta American Le Mans Series, tocando o terror na Audi e na Honda (leia-se Acura) com o protótipo Porsche RS Spyder, com direito a várias vitórias na classificação geral e títulos na divisão LMP2. Mas a associação chegou ao fim e o time, dos mais tradicionais do automobilismo dos EUA, ainda não voltou à Endurance.

Pelo menos por enquanto: já se comentava ano passado da intenção do time em voltar às provas longas com um modelo Oreca e desta vez, embora os rumores não sejam fortes como antes, eles existem. Se não para 2017, para o ano seguinte.

Muitas fontes apontam para uma possível parceria Penske-Honda com um protótipo DPi daqui a dois anos. Mas há quem diga que o time teria chances, hoje remotas, de estar presente nas 24h de Daytona com um protótipo Oreca 07 com motor Gibson GK428.

Carro: Oreca 07 (?)
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros (?)
Pilotos: (?)

CORE Autosports (?)

Duas vezes campeã da Prototype Challenge no IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a CORE Autosports teria planos de alinhar em 2017 um carro na divisão principal. Segundo fontes, Jonathan Bennett estaria em conversações para alinhar um protótipo Oreca 07 com motor Gibson GK428. O team manager Morgan Brady confirmou as intenções, mas não deu a entender que o projeto será concretizado. O time estará em 2017 na série pelo menos na classe GTD com um Porsche 911 GT3-R.

Carro: Oreca 07 (?)
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros (?)
Pilotos: (?)

Ben Keating (?)

Piloto da classe GTD que fez uma parceria com a Riley Motorsports para alinhar o Dodge Viper GT3-R na série IMSA, Ben Keating teria, segundo fontes, a intenção de passar à classe Prototype e já teria adquirido para tanto um chassi Riley MK30 que teria motor Gibson GK428. Mas parece ter sido mera especulação, já que o gentleman driver também está no aguardo da definição das possíveis marcas que a IMSA pretende contar na classe GTD em 2017 e há indícios de que Keating trocaria o Viper pelo novo Mercedes AMG GT3. A ver.

Carro: Riley MK30 (?)
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros (?)
Pilotos: (?)

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