IMSA Weather Tech SportsCar Championship – Silly Season, parte I (atualizada)

imsa-road-atlanta-2016-start-60-michael-shank-racing-with-curb-agajanian-ligier-js-p2-hond-600x330

RIO DE JANEIRO – Praticamente dois meses se passaram desde que o blog publicou pela primeira vez o panorama da Silly Season do IMSA Weather Tech SportsCar Championship para a classe Prototype, a principal da competição de Endurance que começa em janeiro com as 24h de Daytona. Com as atualizações e confirmações desde então, urge que o blog traga um resumo do que pode vir por aí no próximo ano. Alguns programas ainda carecem de confirmação e outros não estão garantidos.

Vamos às equipes:

Action Express Racing (2 carros – confirmados)

Tricampeã da categoria, primeiro com João Barbosa/Christian Fittipaldi e agora com Eric Curran/Dane Cameron, a Action Express vai apostar no conceito DPi para a próxima temporada. O time de Doug Nelson encomendou quatro chassis – dois titulares e dois reservas – à Dallara, na Itália. E os carros serão “vestidos” com a aparência Cadillac e o motor será um 6,2 litros V8. Todos os pilotos renovaram contrato para 2017. Simon Pagenaud, Scott Pruett e Filipe Albuquerque colaboraram nas provas de longa duração, mas Pruett estará a bordo de um novo projeto no próximo campeonato – no caso o novo Lexus GTD. Vencedor do Sunoco Whelen Challenge, o britânico Seb Morris deve ter uma chance com a equipe durante as 24h de Daytona.

Carro: Cadillac DPi.V-R (Dallara)
Motor: Cadillac V8 6,2 litros
Pilotos: João Barbosa/Christian Fittipaldi (#5) e Dane Cameron/Eric Curran (#31)

Wayne Taylor Racing (1 carro – confirmado)

A equipe de Wayne Taylor, a exemplo da Action Express, também estará na próxima temporada com um DPi – igualmente um Cadillac DPi.V-R com chassis Dallara. Os irmãos Jordan e Ricky Taylor sigam para mais um ano, a menos que Ricky tenha compromissos com uma hipotética equipe representando a Corvette no WEC na próxima temporada. O veterano Max Angelelli e o brasileiro Rubens Barrichello colaboraram com a equipe nas provas de Endurance em 2016, mas a surpresa é que Jeff Gordon disputará pela equipe a próxima edição das 24h de Daytona.

Carro: Cadillac DPi.V-R (Dallara)
Motor: Cadillac V8 6,2 litros
Pilotos: Jordan Taylor/Ricky Taylor (#10)

Spirit of Daytona Racing/VisitFlorida.com Racing (1 carro – confirmado)

Troy Flis confirmou que a Spirit of Daytona participará em 2017 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship com um protótipo LMP2 após o desfecho negativo das negociações para fazer parte da categoria com um programa DPi associado à Mazda. O chassis será um Riley MK30 com o motor Gibson GK428 4,2 litros V8. Neste ano, o time contou com Ryan Dalziel e Marc Goossens, mas o escocês ficará com a Tequila Patrón ESM e assim foi contratado para seu lugar o holandês Renger Van der Zande. Ryan Hunter-Reay foi o terceiro piloto nas provas de Endurance, mas assinou com a Michael Shank Racing para andar em Daytona.

Carro: Riley MK30
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: Renger Van der Zande/Marc Goossens (#90)

Mazda Motorsports/Speedsource (2 carros – confirmados)

Com a Mazda garantida na série IMSA por mais cinco anos, o gerente de motorsport da marca nos EUA, John Doonan, confirmou também a permanência do acordo entre a Mazda e a Speedsource para um programa específico de protótipos com o novo Mazda RT24-P, concebido tendo como base o chassi Riley MK30, no qual será montado o motor MZ-2.0T 4 cilindros em linha com turbocompressor que equipou até o velho protótipo Lola B12/80, ofertando várias pole positions neste ano, apesar da falta de confiabilidade. O time precisa também ser menos inconsistente na estratégia e nas paradas de box. Os pilotos que defenderam a marca este ano estão mantidos.

Carro: Mazda RT24-P (Riley)
Motor: Mazda MZ-2.0T 4 cilindros em linha 2 litros turbo
Pilotos: Tristan Nunez/Jonathan Bomarito (#55) e Tom Long/Joel Miller (#70)

Tequila Patron ESM (2 carros – confirmados)

Após dois anos no WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, a Tequila Patrón ESM volta aos EUA para a disputa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, apostando na plataforma DPi como representante da Ligier (leia-se Onroak Automotive) e da Nissan, com uma usina V6 3 litros biturbo. A razão para o retorno do time de Scott Sharp às competições caseiras, da qual saíram para o certame mundial, é o problema enfrentado pela Patrón em expor sua marca nas 24h de Le Mans e também no Bahrein, já que estes países têm sérias restrições à publicidade e ao consumo de bebidas alcoólicas, respectivamente.

A Tequila Patrón ESM tinha seis pilotos no Mundial e deverá reduzir os nomes fixos para apenas quatro. O brasileiro Pipo Derani, cobiçado por vários times do FIA WEC, poderá seguir com a escuderia para mais uma temporada. Ryan Dalziel, parceiro do brasileiro em 2016, está confirmado a bordo em 2017.

Carro: Ligier JS P217 Nissan DPi
Motor: Nissan V6 3 litros biturbo
Pilotos: Scott Sharp/Ryan Dalziel(#2) e Johannes Van Overbeek/Ed Brown (#22)

JDC-Miller Motorsports (1 carro – confirmado)

Novidade para 2017, a equipe JDC-Miller Motorsports aposta na subida para a classe Prototype após desempenhos razoavelmente bons na classe Prototype Challenge nas últimas temporadas. John Church confirmou o pacote técnico para o próximo ano com o chassi Oreca 07, dentro do novo regulamento técnico LMP2 e motor Gibson V8 4,2 litros. Nada de pilotos anunciados, por enquanto. A tendência é que a formação ao longo do ano obedeça ao esquema Pro-Am, com um piloto menos graduado na dupla.

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir (#85)

PR1/Mathiasen Motorsports (1 carro – confirmado)

Outra equipe da Prototype Challenge que confirmou passagem para a Prototype em 2017 foi a PR1/Mathiasen Motorsports. O anúncio foi feito na Petit Le Mans e a equipe de Bobby Oergel e Ray Mathiasen também fechou contrato com a Onroak Automotive para receber um Ligier JS P217 na próxima temporada da série. O carro também terá motor Gibson GK428 a exemplo do bólido previsto para a JDC-Miller. A equipe fez os primeiros testes no mês passado no circuito misto de Daytona. Tom Kimber-Smith deve ser um dos pilotos. Mike Guasch assinou para as quatro provas do NAEC.

Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: Tom Kimber-Smith/José Gutiérrez (#52)

Starworks (1 ou 2 carros – a confirmar)

Em março, portanto há nove meses atrás, Peter Baron foi o primeiro a revelar intenções de competir no IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2017 com um protótipo DPi, com base no modelo Riley MK30. Mas como os acordos não foram confirmados, o time deve usar um protótipo dentro do regulamento LMP2 para 2017. A equipe trabalha para obter patrocinadores que possibilitem pelo menos um carro full season.

Carro: Riley MK 30 DPi
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir

DragonSpeed (1 carro – 24h de Daytona – confirmado)

Elton Julian confirmou que a DragonSpeed disputa novamente uma prova do IMSA Weather Tech SportsCar Championship – desta vez, as 24h de Daytona. A equipe estreou em Sebring com ótimo desempenho e para a clássica abertura da temporada, contará com ninguém menos que Loïc Duval, antigo piloto da Audi no WEC, para reforçar a trinca que disputou o European Le Mans Series com Nico Lapierre, Henrik Hedman e Ben Hanley. O time terá o novo Oreca 07 equipado com motor Gibson V8.

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: Nicolas Lapierre/Henrik Hedman/Ben Hanley/Loïc Duval (#81)

Jagonya Ayam with OAK Racing (1 carro – 24h de Daytona – provável)

Após as participações no FIA World Endurance Championship numa parceria com a Extreme Speed Motorsports, a KFC Indonésia estuda apoiar a participação de um Ligier JS P217 com o suporte técnico da OAK Racing. A ideia está avançando e provavelmente um carro pintado nas cores vermelha e amarela da Jagonya Ayam será visto na abertura da temporada. O piloto Sean Gelael, caso o programa seja confirmado, é nome 100% certo.

Carro: Ligier JS P217
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: a definir

Rebellion Racing (1 carro – North American Endurance Cup – confirmado)

E eis a boa notícia para 2017: os helvéticos da Rebellion Racing fecharam um esquema de participação nas quatro provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans, alinhando um dos dois chassis Oreca 07 já adquiridos para a próxima temporada. Pelo menos em Daytona a equipe terá um timaço a bordo do carro #12: o campeão mundial de Endurance Neel Jani, o compatriota Sébastien Buemi, o francês Stéphane Sarrazin e o experiente Nick Heidfeld. Vai ser divertido ver esses caras na Flórida…

Carro: Oreca 07
Motor: Gibson GK428 V8 4,2 litros
Pilotos: Neel Jani/Sébastien Buemi/Nick Heidfeld/Stéphane Sarrazin (#12)

Total:

Full Season: 11-12 carros
24h de Daytona: 11-15 carros
North American Endurance Cup – 11-13 carros

Comentários

  • Parece que a Prototype vai ser animada em 2017!!! E se confirmada a competitividade da categoria e se os $$$ não forem as alturas, a WEC pode abrir os olhos, pois não será surpresa se algum fabricante futuramente resolver optar em investir na IMSA em patamares menores do que um programa LMP-1 da WEC, de olho da repercussão de vendas no mercado norteamericano… Claro que os custos da IMSA são menores por se restringir geograficamente a América do Norte, mas se a WEC não repensar e tornar atrativa (seja na quantidade de carros e no custo) a LMP-1, o carro-chefe da competição, não se assuste com a Toyota fechando o esquema dela no WEC e depois armando a barraca dela lá na IMSA, por exemplo… E sei lá, talvez a categoria Prototype da IMSA pode ser a salvação da lavoura da LMP-1 da WEC.
    Ah, a Fox irá transmitir as corridas da IMSA Weather Tech em 2017?? Acompanhei algumas corridas deste ano (Daytona e Sebring, em especial) e gostei demais do trabalho da transmissão do canal (sem falar da cobertura da NASCAR), pois existe vida automobilística além da F-1 que a Fox nos brinda…