MENU

26 de outubro de 2017 - 14:27Asian Le Mans Series

AsLMS: abertura com 16 carros e estreia de Pipo Derani

14889790_1152271984861660_4933085242739820810_o

Em comparação com o grid da prova inaugural do ano passado, o Asian Le Mans Series começa mais uma temporada de forma desfavorável, com apenas 16 carros – porém, com uma LMP2 muito competitiva e a presença de Pipo Derani

RIO DE JANEIRO - Vai começar neste fim de semana a temporada 2017/18 do Asian Le Mans Series, com a disputa das 4h de Zhuhai, na China. E com um balde de água fria se comparado com a abertura do último campeonato. Eram 29 carros no grid de largada naquela oportunidade e em pouco menos de um ano, o plantel emagreceu. Serão apenas 16 os bólidos inscritos num total de quatro categorias presentes ao evento inaugural.

Lista de inscritos para as 4h de Zhuhai

Apesar do baixo quorum, o grid tem qualidade e o melhor plantel da classe LMP2 desde a introdução da categoria. Serão seis protótipos da divisão principal do AsLMS, todos ainda dentro do antigo regulamento do ACO/FIA. Serão quatro chassis Ligier JS P2 e dois Oreca 05 inscritos na prova da China, com a agradável surpresa da estreia de Pipo Derani na categoria, alinhando no #37 da BBT Racing ao lado de Davide Rizzo e Anthony Liu Xu.

Campeã da última temporada, a Algarve Pro Racing terá um carro para Ate De Jong/Dean Koutsomidis/John Graham. A ARC Bratislava vai com o mesmo trio que competiu em Le Mans, fomado pelo patrão Miro Konopka, pelo letão Konstantin Calko e pelo holandês Rik Breukers. Na Eurasia Motorsport, a atração é a presença da japonesa Keiko Ihara junto a Alex Au – o time das Filipinas ainda tem uma vaga a confirmar.

Única equipe com carros nas classes LMP2 e LMP3, a Jackie Chan DC Racing, em parceria com a Jota Sport, terá o filho de Adrian Newey a bordo: Harrison Newey, que disputou a última temporada da Fórmula 3 europeia, estreia nos protótipos junto a Stéphane Richelmi e Thomas Laurent. David Cheng e Ho-Pin Tung correrão juntos no mesmo carro e terão a companhia de James Winslow.

Na subdivisão inferior de protótipos, a equipe alinha um carro para Guy Cosmo/Patrick Byrne, aguardando a confirmação de um terceiro nome. Nos outros quatro carros confirmados – todos Ligier JS P3 Nissan – a WIN Motorsports terá William Lok/Richard Bradley/Philippe Descombes e a malaia Viper Niza Racing estreia com Douglas Khoo/Dominic Ang.

Já a Taiwan Beer GH Motorsport (novo nome da G-Print Racing) vai de Hanss Lin/Shaun Thong, enquanto a KCMG alinha Louis Prette/Josh Burdon/Neric Wei.

O desapontamento ficou por conta do fraco plantel dos Grã-Turismo, em comparação aos 16 carros do ano passado: apenas quatro bólidos foram inscritos por três equipes, ainda que com quatro modelos diferentes.

Embora tenha anunciado Rui Águas e Nasrat Muzayyin para toda a campanha do Asian Le Mans Series, a Spirit of Race não confirmou ninguém a bordo da Ferrari #38 do time suíço. A Tianshi Racing Team terá um Audi R8 LMS para Massimiliano Wiser e os chineses Peng Liu e Weian Chen. O FIST Team AAI vai com Mercedes-AMG GT3 para o trio Raffaele Marciello/Ollie Milroy/Lam Yu e com uma BMW M6 GT3 que será entregue a Jun San Chen/Jesse Krohn/Chaz Mostert.

O quinto e último modelo Grã-Turismo inscrito é o solitário Porsche da classe GT Cup inscrito pelos neozelandeses do Team NZ para John Curran/Graeme Dowsett. No mais, é bom lembrar que o ACO oferece vagas automáticas para as 24h de Le Mans aos campeões das classes LMP2, LMP3 e GT.

Zhuhai tem fuso de oito horas em relação ao GMT, o que significa que estão 10h à frente de Brasília. Assim, o treino classificatório de sábado, marcado para as 17h locais de sábado, será às 3h da manhã pelo horário brasileiro de verão. A largada para a prova será às 13h locais no domingo, 23h de sábado aqui. Tudo com transmissão ao vivo via live streaming aqui no blog.

1 comentário

  1. Fernando Silva disse:

    Pela foto de ilustração do post, creio que este foi o último campeonato com chancela do ACO/FIA a permitir protótipos como os Oreca o3. Os “05″ já são fechados e são quase idênticos aos atuais Oreca 07 em termos estéticos.
    Sobre a corrida, só acho que será mais um show do Pipo Derani…esse vai muito longe no endurance…vamos conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>