MENU

8 de fevereiro de 2019 - 15:42Música

Lotus 72D

RIO DE JANEIRO - Dica do Tiago Nobre, via área de comentários do blog. “Lotus 72D” foi o nome de uma canção gravada por Zé Roberto (que fim deu?) em 1973 em compacto pelo selo RCA Victor.

A pequena ficha técnica mostra que o arranjador da música foi o lendário maestro Severino Filho, fundador d’Os Cariocas.

Adorei a base musical, cheia de sopros e suingue. Uma mistureba bacana típica da época, o que poderíamos chamar de samba-rock ou samba-soul. Algo que se ouvia muito em muitos discos de Jorge Ben (que ainda não assinava Benjor).

Ouçam! Vale a pena!

PS.: impressionante a quantidade de músicas de bom gosto (musicalmente, “Lotus 72D” é muito bem-produzida) que caíram no esquecimento neste país.

4 comentários

  1. Reinaldo Rodrigues disse:

    Nossa… eu já disse isso, mas não custa lembrar, esse blog é incrível! Eu que sou professor de música e apaixonado por automobilismo me delicio aqui.
    Ótimo som. Muito obrigado, Mattar!

  2. Tiago Nobre disse:

    Rapaz, que honra ser mencionado no blog dum dos maiores conhecedores nacionais de automobilismo (se não o maior)!

    Estou viciado nessa música. Uma dúvida que fiquei, apenas: que curva que ele estava chamando de curva do S? Seria curva do Pinheirinho+Cotovelo? Ou Laranja+Pinheirinho, talvez?

    Abraço!

  3. Guilherme F disse:

    Alguém teria mais recomendações de músicas e artistas relativamente desconhecidos que fazem algo com mais ou menos esse “gênero” (esse negócio soul demais pra ser samba e samba demais pra ser funk)? Além do Jorge Ben (que eu já acho “Ben” enjoativo depois de ouvir poucas vezes seus álbuns), do Trio Mocotó (que aí é puro samba mesmo) do grupo igualmente desconhecido e misterioso Cravo e Canela (cujo único álbum se chama O Preço de Cada Um), talvez do Edson Frederico (muito simples também) eu, por mais que procure e procure, raramente acho algo dentro desse gênero que caia totalmente no funk ou seja puro samba mesmo, uma pena….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>