A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

ACO e FIA ratificam mudanças técnicas no regulamento da LMGTE

RIO DE JANEIRO – A reunião do Conselho Mundial da FIA, que aconteceu nesta semana em Genebra, na Suíça, ratificou algumas mudanças técnicas no regulamento das classes LMGTE do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), com efeito imediato para o começo do campeonato de 2013. Essas medidas serão também implementadas nas 24 Horas de Le Mans. […]

RIO DE JANEIRO – A reunião do Conselho Mundial da FIA, que aconteceu nesta semana em Genebra, na Suíça, ratificou algumas mudanças técnicas no regulamento das classes LMGTE do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), com efeito imediato para o começo do campeonato de 2013. Essas medidas serão também implementadas nas 24 Horas de Le Mans.

Trata-se do BoP (Balance of Performance) realizado todos os anos para equilibrar a competitividade dos carros e, ao longo da temporada, seguidas mudanças são anunciadas de forma a fortalecer o equilíbrio entre os construtores inscritos – Porsche, Ferrari, Aston Martin e Corvette.

Então, vamos lá:

Porsche

Os novos 911 (991) e os antigos 911 (997) terão um decréscimo de 35 kg em relação ao peso mínimo inicial, que por regulamento é de 1245 kg. A entrada de ar original do motor, com diâmetro de 28,6 mm, será aumentada. Todas essas modificações valem para as classes LMGTE-PRO E LMGTE-AM, é bom lembrar. Os dois modelos da marca de Stuttgart passarão também por uma diminuição da altura do aerofólio em relação à parte traseira dos carros em aproximadamente 100 mm.

Ferrari

As F458 Italia perderão 10 kg de peso em relação ao peso mínimo da categoria. E seus tanques de combustível passarão dos 90 litros regulares para 85 litros – portanto, cinco litros a menos. Assim como os Porsches, a F458 terá uma redução de altura do aerofólio traseiro em 100 mm.

Aston Martin

Os Vantage V8 vão se beneficiar bastante neste BoP, pelo que dizem os números: peso mínimo reduzido em 40 kg; abertura da entrada de ar original do motor, medida em 28,3 mm, em mais 1,4 mm; o Gurney Flap do aerofólio traseiro foi reduzido em 10 mm e a capacidade do tanque de combustível do modelo britânico ganha mais cinco litros.

Corvette

No C6-R, inscrito apenas na divisão LMGTE-AM, houve mudanças no peso (cinco quilos acima), na entrada de ar do motor – com mais 1,3 mm em relação aos originais 27,9 mm e a altura do aerofólio traseiro diminuirá 25mm a partir da extremidade traseira do carro.