A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Audi 100% em Spa

RIO DE JANEIRO – Foi mais fácil do que se imaginava: a Audi dominou por completo o pódio das 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) disputada neste sábado com um sol como há muito tempo não se via na região das Ardenas durante uma corrida de nível internacional. A […]

L9-IMG_0787

RIO DE JANEIRO – Foi mais fácil do que se imaginava: a Audi dominou por completo o pódio das 6 Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) disputada neste sábado com um sol como há muito tempo não se via na região das Ardenas durante uma corrida de nível internacional. A marca de Ingolstadt monopolizou o pódio, no último desafio antes da disputa das 24 Horas de Le Mans, que acontecerão em junho nos dias 22 e 23.

A Toyota estreou o protótipo TS030 Hybrid na versão 2013, com seu super capacitor montado na seção traseira do bólido e uma nova aerodinâmica, já testando também o kit de asa traseira para Le Mans. O carro #7, filho único da montadora na nova especificação, até que andou bem – principalmente com Nicolas Lapierre, que esteve na liderança, beneficiado pela autonomia do motor a gasolina do protótipo japonês, na média três voltas melhor que os R18 e-tron quattro a diesel da Audi.

Entretanto, já com Kazuki Nakajima a bordo, o TS030 começou a sofrer de problemas de superaquecimento do sistema de freios na parte traseira. A princípio pensou-se que o carro tinha problemas eletrônicos, mas o pepino foi mesmo nos freios. Após 3h38min de corrida e 99 voltas completadas, a Toyota desistiu de manter seu carro novo na disputa, seguindo com o modelo antigo – que nada podia fazer para derrotar os Audi, para chegar em 4º lugar.

Apesar de um furo lento que fez mudar a estratégia de pit stop em relação aos outros dois e-trons do time de Reinhold Jöst, o carro #1 de Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer foi quem recebeu a quadriculada da vitória após 168 voltas percorridas pelo circuito encravado nas Ardenas. A vantagem para o #2 de Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval, segundo colocado, foi de 1’05″815.

Em terceiro concluiu o R18 e-tron quattro Longtail, testando o pacote aerodinâmico que será instalado para a disputa das 24 Horas de Le Mans. No carro #3, esteve o brasileiro Lucas Di Grassi, que foi muito bem nos seus turnos de pilotagem, chegando a liderar a corrida em alguns momentos esparsos. Ele e seus parceiros Oliver Jarvis e Marc Gené – que, aliás, não teve boa atuação durante seu turno – concluíram a 1’54″992 dos vencedores.

Sem chance nenhuma de chegar perto dos LMP1 híbridos, a Rebellion Racing venceu com folga absoluta a disputa entre os modelos particulares a gasolina: o #12 de Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Neel Jani chegou em 5º na geral e o #13 de Andrea Belicchi/Congfu Cheng/Mathias Beche ficou só 22 segundos atrás desta vez. Mais familiarizados com o carro, Beche e Cheng tiveram menos dificuldades que em Silverstone. Já o HPD da Strakka Racing foi visivelmente prejudicado pela lentidão de Nick Leventis, com um ritmo de corrida muito pior que Danny Watts e Jonny Kane: acabaram em 7º lugar, sete voltas atrás do Audi ganhador.

Na LMP2, três marcas diferentes de chassis subiram ao pódio desta vez. A Pecom Racing, única equipe com pneus Michelin montados em seu protótipo Oreca 03 Nissan, venceu uma batalha que durou até os últimos momentos contra o Morgan #24 da OAK Racing e o Zytek Z11SN #38 do Team Jota, que deu pinta de que bisaria o triunfo do ano passado. Só que um splash and dash tirou a chance de vitória de Lucas Luhr/Oliver Turvey/Simon Dolan e o triunfo ficou desta vez com Nicolas Minassian/Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer, enquanto David Heinemeier-Hänsson/Alex Brundle/Olivier Pla chegaram na 2ª posição.

http://www.youtube.com/watch?v=rgsARt5u2nU

Antonio Pizzonia, que largou no Oreca #25 da Delta-ADR, disposto a manter a liderança do campeonato, teve uma corrida atribulada e curta: primeiro, numa tentativa de superar a retardatária Ferrari LMGTE-AM da 8Star Motorsports, levou uma fechada do italiano Matteo Malucelli, perdeu o controle do carro e rodou. Voltas mais tarde, quando tentava a recuperação e após o primeiro reabastecimento, o amazonense deu o azar de perder o controle do carro em plena curva Eau Rouge. O resultado foi uma baita pancada, que acabou com a corrida do time britânico e destruiu bastante o protótipo. Apesar da violência do impacto, Pizzonia saiu andando dos destroços. “Alguma coisa quebrou no carro e por isso houve o acidente”, justificou o piloto.

Na LMGTE-PRO, a Aston Martin fez a pole, dominou no início, mas a AF Corse levou a melhor numa corrida repleta de punições para os carros da categoria. Nem a Ferrari F458 Italia dos vencedores Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella escapou de levar um stop & go por infrações cometidas durante a disputa – o mesmo acontecendo ao Aston Martin #98 do brasileiro Bruno Senna.

Aliás, registre-se que o sobrinho de Ayrton fez uma ótima corrida a bordo do carro do time britânico. Mesmo com pneus velhos num dos stints, o ritmo de carro e piloto permaneceu o mesmo, muito competitivo. Fred Makowiecki teve que pagar um stop & go perto do fim, mas o resultado foi excelente. Ele, Senna e Rob Bell completaram a apenas nove segundos de Bruni/Fisichella, porém com menos de um segundo de diferença para Kamui Kobayashi/Toni Vilander, que concluíram em 3º lugar na divisão principal de Grã-Turismo.

Na LMGTE-AM, mesmo com as dificuldades enfrentadas no correr da disputa, a Ferrari #81 da 8Star Motorsports guiada por Enzo Potolicchio/Rui Águas/Matteo Malucelli completou 147 voltas e levou a melhor contra o Aston Martin #95 de Kristian Poulsen/Allan Simonsen/Christoffer Nygaard – que, por muito pouco, não foi tirado da pista por outro adversário mais veloz.

O único Corvette C6-R da categoria, guiado por Patrick Bornhauser, Julien Canal e pelo brasileiro Fernando Rees, conseguiu mais um pódio na temporada. Acabaram em 3º na categoria e 23º na geral, com 145 voltas percorridas durante as 6 horas de disputa. A lamentar que Fernando, mesmo tendo colaborado com os dois pódios da Larbre Competition no WEC neste ano de 2013, tenha sido preterido por Ricky Taylor por influência direta da marca estadunidense para a corrida de Sarthe. Business is business, enfim…

O resultado completo das 6 Horas de Spa-Francorchamps está aqui