Direto do túnel do tempo (83)

D

Danny-Ongais-1981-<a href=Indy-50012" src="http://rodrigomattardotcom.files.wordpress.com/2013/05/danny-ongais-1981-indy-50012.jpg" width="584" height="210" />

RIO DE JANEIRO – Hoje, 21 de maio, é o dia do 71º aniversário do havaiano Danny Ongais, um dos pilotos mais folclóricos, velozes e azarados do seu tempo. Desde que me conheço por gente, o piloto defendeu a Interscope Racing, com um pequeno intervalo em que esteve na Ensign em 1978, na Fórmula 1. Ongais disputou quatro corridas na categoria máxima, com um 7º lugar em Mosport, no ano de 1977, como melhor resultado.

No entanto, Ongais fez seu nome nas provas da USAC e da Fórmula Indy. Considerado um dos mais rápidos pilotos de sua época, envolveu-se em acidentes tão violentos quanto espetaculares e milagrosamente escapou de todos eles. Em 1981, por exemplo, ele demoliu o carro da foto acima, o lindo Interscope “Batmóvel” nas 500 Milhas de Indianápolis, como mostra o flagrante abaixo.

Wreckage of Burning Racing Car

O único piloto do estado na história da Indy ainda voltaria a competir nos anos 90. Substituiu Scott Brayton, falecido após um acidente durante os treinos das 500 Milhas de Indianápolis de 1996 com um Lola Buick, largando de último para terminar em 7º. Sua última aparição numa corrida foi no oval de Walt Disney World no ano seguinte, quando completou em 13º lugar.

Há 32 anos, direto do túnel do tempo.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames