A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (131)

RIO DE JANEIRO – Num carro idêntico a este, um chassi Ralt RT3 com motor Toyota Novamotor, Ayrton Senna ganhou o título de campeão inglês de Fórmula 3 em 1983. Quem está a bordo do bólido vermelho #20 é o sucessor do brasileiro. O piloto em questão é John Colum Crichton-Stuart, o 7º Marquês de […]

RaltRT3-Dumfries-500x281RIO DE JANEIRO – Num carro idêntico a este, um chassi Ralt RT3 com motor Toyota Novamotor, Ayrton Senna ganhou o título de campeão inglês de Fórmula 3 em 1983. Quem está a bordo do bólido vermelho #20 é o sucessor do brasileiro.

O piloto em questão é John Colum Crichton-Stuart, o 7º Marquês de Bute, mais conhecido como Johnny Dumfries. Então com 26 anos de idade, o escocês nascido em Rothesay, na Ilha de Bute, ganhou 14 corridas naquele ano. Além do título do inglês da categoria, Dumfries foi vice do europeu, atrás apenas do italiano Ivan Capelli.

Após uma passagem sem brilho algum pela Fórmula 3000, Dumfries usou de sua influência para ocupar um lugar que parecia destinado a Maurício Gugelmin na Lotus (após um veto a Derek Warwick, diga-se) e realizou o sonho de correr na Fórmula 1. Detalhe: ao lado de Ayrton Senna, é claro. Marcou apenas três pontos em 15 corridas e depois desta experiência, foi para as provas de Grupo C. Disputou cinco edições das 24 Horas de Le Mans e venceu em 1988 com um Jaguar XJR-9 dividido com Andy Wallace e Jan Lammers.

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.