Direto do túnel do tempo (131)

RaltRT3-Dumfries-500x281RIO DE JANEIRO – Num carro idêntico a este, um chassi Ralt RT3 com motor Toyota Novamotor, Ayrton Senna ganhou o título de campeão inglês de Fórmula 3 em 1983. Quem está a bordo do bólido vermelho #20 é o sucessor do brasileiro.

O piloto em questão é John Colum Crichton-Stuart, o 7º Marquês de Bute, mais conhecido como Johnny Dumfries. Então com 26 anos de idade, o escocês nascido em Rothesay, na Ilha de Bute, ganhou 14 corridas naquele ano. Além do título do inglês da categoria, Dumfries foi vice do europeu, atrás apenas do italiano Ivan Capelli.

Após uma passagem sem brilho algum pela Fórmula 3000, Dumfries usou de sua influência para ocupar um lugar que parecia destinado a Maurício Gugelmin na Lotus (após um veto a Derek Warwick, diga-se) e realizou o sonho de correr na Fórmula 1. Detalhe: ao lado de Ayrton Senna, é claro. Marcou apenas três pontos em 15 corridas e depois desta experiência, foi para as provas de Grupo C. Disputou cinco edições das 24 Horas de Le Mans e venceu em 1988 com um Jaguar XJR-9 dividido com Andy Wallace e Jan Lammers.

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Como um piloto com um currículo deste tem uma passagem tão apagada na F1? Tudo bem que a Lotus era uma equipe de somente um carro, mas tomou um pau…

  • Sempre tive a impressão que o Senna não ia com a cara dele e agora com a história do Gugelmin tive certeza (eu nunca tinha ouvido falar disso).
    Aliás, esse é o nome mais legal de um piloto de Fórmula 1!!! Johnny Dumfries

  • QUE FAZ DA VIDA ATULAMENTE O JOHHNY DUMFRIES MATTAR?SE TEM noticias dele, ele é conde é isso?ele guiou muito mattar n a jaguar em prototipos em 1987 o dunfries

  • gente o dumfries era filho de condes na escocia ,tinha grana, ele podia ser mau piloto mas andou muito na f-3 inglesa e a f-1 sempre foi bussiness, entre o dinheiro do dumfries e do gugelmim, do dunfries falou mais alto, so que ele não prosseguiu an f-1 correu so 1 temporada,e rodrigo mattar poxa te perguntei que faz da vida atualmente o dunfries se nada disse poxa, pior que o dunfries teve um cara na f-1 o suiço gregor foitek esse quase matou o moreno e o johhny herbet em 88 em brands hatch na f-3000 ,queria que um dia rodrigo mattar se comentasse sobre essa chicane ambulante que chamava gregor foitek e correu na f-1 3 anos 89, 90 e 91