USCC: quarenta carros nos treinos coletivos em Daytona
RIO DE JANEIRO – Plantel dos mais animadores para os treinos coletivos do Tudor United SportsCar Championship marcados para terça e quarta-feira desta semana no Daytona International Speedway, na Flórida. O circuito que receberá também o primeiro grande teste de 2014 entre os dias 3 e 5 de janeiro, além das 24 Horas, corrida tradicional de abertura da temporada estadunidense de automobilismo, receberá 40 carros das quatro subclasses que compõem o novo campeonato de Endurance dos EUA.
Constam da lista de inscritos dez carros da classe Prototypes, cinco da Prototype Challenge, mais cinco da GT Le Mans e nada menos que 20 da GT Daytona, nesta última com cinco modelos diferentes na pista – Porsche em grande maioria.
Cinco pilotos brasileiros vão participar das sessões de testes, com Christian Fittipaldi dividindo o Corvette DP #5 da Action Express Racing com que testou em Sebring ao lado do português João Barbosa, marcando o melhor tempo dos ensaios. A novidade é a já anunciada participação de Bia Figueiredo, convidada por Enzo Potolicchio a dividir o Corvette DP #03 da 8Star Motorsports ao lado do colombiano Gustavo Yacamán.
Também na classe Prototypes, a Mike Shank Racing leva seu Ford EcoBoost Riley para a pista da Flórida, com Oswaldo “Ozz” Negri partilhando o carro #60 com o fiel escudeiro John Pew. Bruno Junqueira participa dos treinos com o Oreca FLM09 Chevrolet da RSR Racing, ao lado de Duncan Ende, Tristan Vautier e Chris Cumming. A aquisição de última hora é a participação de Rafa Matos no #38 da Performance Tech Racing, ao lado de Charlie Shears, Jarret Boon e John Brownson.
Apesar da BMW ter anunciado o fim do desenvolvimento de motores para o Tudor United SportsCar Championship na classe Prototypes, a Starworks Motorsport de Peter Baron comparecerá com um Riley equipado com o motor do fabricante alemão. A equipe anunciou ontem a contratação do espanhol de origem curda Isaac Tutumlu para a disputa da temporada 2014 com o Oreca FLM09 da classe Prototype Challenge.
Vamos aos inscritos:
Classe Prototype
#0 DELTAWING RACING
DeltaWing DW13 Coupé Elan (C)
Andy Meyrick/Katherine Legge
#2 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (C)
Ryan Dalziel/Ed Brown
#03 8STAR MOTORSPORTS
Corvette DP (C)
Gustavo Yacamán/Bia Figueiredo
#5 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (C)
João Barbosa/Christian Fittipaldi
#8 STARWORKS MOTORSPORT
Riley BMW (C)
Alex Popow/Scott Mayer/Robert Gewirtz/Mike Hedlund
#9 ACTION EXPRESS RACING
Corvette DP (C)
pilotos a confirmar
#31 MARSH RACING
Corvette DP (C)
Boris Said/Eric Curran
#50 HIGHWAY TO HELP
Riley BMW (C)
Jim Pace/Byron Defoor
#60 MICHAEL SHANK RACING
Riley Ford EcoBoost (C)
Oswaldo Negri/John Pew
#90 SPIRIT OF DAYTONA
Corvette DP (C)
pilotos a confirmar
Classe Prototype Challenge:
#05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Jonathan Bennett/Colin Braun
#7 STARWORKS MOTORSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Mirco Schultis/Renger Van der Zande/Robert Gewirtz
#09 RSR RACING
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Bruno Junqueira/Duncan Ende/Chris Cumming/Tristan Vautier
#25 8STAR MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Enzo Potolicchio/Sean Rayhall
#38 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Charlie Shears/Jarrett Boon/Jon Brownson/Rafa Matos
Classe GT Le Mans:
#55 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
pilotos a confirmar
#56 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
pilotos a confirmar
#62 FERRARI CORSE CLIENTI
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella/Olivier Beretta/Toni Vilander
#93 SRT MOTORSPORTS
SRT Viper GTS-R (M)
Marc Goossens/Kuno Wittmer
#007 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darren Turner/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana
Classe GT Daytona:
#18 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 GT America (C)
Kyle Marcelli/Randy Pobst
#19 MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Porsche 911 GT America (C)
Kyle Marcelli/Randy Pobst
#22 ALEX JOB RACING
Porsche 911 GT America (C)
Cooper MacNeil/Leh Keen
#23 TEAM SEATTLE/ALEX JOB
Porsche 911 GT America (C)
Ian James/Mario Farnbacher
#24 AUDI SPORT CUSTOMER RACING
Audi R8 LMS (C)
Christopher Haase
#29 KONRAD MOTORSPORT
Porsche 911 GT America (C)
Franz Konrad/Lance Willsey
#30 NGT MOTORSPORT
Porsche 911 GT America (C)
Kuba Giermaziak/Christina Nielsen/Dennis Trebing/Alex Müller
#33 RILEY TECHNOLOGIES
SRT Viper GT3-R (C)
Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Marc Goossens
#35 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Audi R8 LMS (C)
pilotos a confirmar
#44 MAGNUS RACING
Porsche 911 GT America (C)
John Potter/Andy Lally
#45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Audi R8 LMS (C)
pilotos a confirmar
#46 FALL-LINE MOTORSPORTS
Audi R8 LMS (C)
Christopher Mies/Charles Putman/Charlie Espenlaub/Al Carter/Bryan Sellers
#48 PAUL MILLER RACING
Audi R8 LMS (C)
Bryce Miller/Bénoit Tréluyer
#58 SNOW RACING/WRIGHT MOTORSPORTS/JDX
Porsche 911 GT America (C)
Madison Snow/Jan Heylen
#61 FERRARI CORSE CLIENTI
Ferrari F458 Italia (C)
Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Giancarlo Fisichella/Alessandro Balzan
#63 SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia (C)
Toni Vilander/Olivier Beretta/Alessandro Balzan
#66 TRG-AMR
Aston Martin Vantage V12 GT3 (C)
pilotos a confirmar
#72 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
Ferrari F458 Italia (C)
Boris Rotemberg/Maurizio Mediani/Sergey Zlobin
#73 HORTON AUTOSPORTS
Porsche 911 GT America (C)
Mike Vess/Jason Hart/Patrick Lindsey
#94 TURNER MOTORSPORT
BMW Z4 GT3 (C)
pilotos a confirmar
mattar existe alguma possibilidade do antonio pizzonia correr nesse campeonato?
Não vou responder por ele, mas se ele não seguiu após ter competido no campeonato desse ano, é pouco provável que corra lá em 2014.
a carreira do pizzonia ja era pelo jeito na stock ele não consegue vagas,e diziam que ele seria o novo brasileiro a brilhar na f-1 anos atras, pena a carreira do pizzonia ter naufragado, triste isso
Pizzonia foi e é vítima de seus próprios erros. . .simples assim!
E também não é e nunca foi a última bolacha do pacote, como quiseram crer na época da F3. . .
Não é por nada não, mas apesar de algumas más notícias como por exemplo o fato de não termos mais carros P1, e o fato de não termos mais o envolvimento da BMW como fábrica fornecendo motores para a DP, é bem capaz de que este campeonato dê certo. Não sei se logo no primeiro ano para a categoria protótipos mas a GTLM já é sucesso porque vem da ALMS e a gente já conhece o potencial, mas a GTD vem se desenhando aí com boas equipes, novos carros, equipes tradicionais com equipamentos novos. Vai ser interessante de acompanhar.
Torcendo para que a Bia Figueiredo “se ache” na categoria. . .e descubra que há vida além da F Indy em equipes rabo-de-foguete. .
Legal a volta do Franz Konrad e sua equipe!