A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

82ª 24 Horas de Le Mans: reta final

RIO DE JANEIRO – Faltam menos de três horas para a quadriculada da 82ª edição das 24 Horas de Le Mans e absolutamente ninguém pode dar a corrida como resolvida. Ainda mais após os acontecimentos das últimas horas: a Toyota dominava absoluta com o protótipo número #7 e teve problemas na altura da 14ª hora, […]

0Dagys_-2014_273114

RIO DE JANEIRO – Faltam menos de três horas para a quadriculada da 82ª edição das 24 Horas de Le Mans e absolutamente ninguém pode dar a corrida como resolvida. Ainda mais após os acontecimentos das últimas horas: a Toyota dominava absoluta com o protótipo número #7 e teve problemas na altura da 14ª hora, com Kazuki Nakajima a bordo. O problema ocorreu longe demais dos boxes para o carro poder chegar à garagem e a equipe resolver o ocorrido. E a liderança, como sói, caiu no colo da Audi.

Porém, até mesmo entre os dois R18 e-tron quattro restantes, os problemas grassaram. O carro #2 que herdou a ponta chegou a dois terços de corrida com problemas: o turbo do protótipo guiado por Marcel Fässler precisou ser trocado e perdeu-se tempo precioso no reparo. Isto permitiu ao #1, apesar de todos os contratempos sofridos desde a quarta-feira, ganhar a oportunidade de pontear, com Marc Gené, Lucas Di Grassi e Tom Kristensen em revezamento.

Só que o #1 também ficou para trás: problemas com a gestão da eletrônica do Audi fizeram com que Kristensen parasse no meio da pista para dar um reset e voltar à disputa. O dinamarquês levou o carro aos boxes após algumas voltas lentas e como consequência, a ponta está com o Porsche 919 Hybrid de Timo Bernhard/Brendon Hartley/Mark Webber, com Fässler e seus parceiros Bénoit Tréluyer e Andre Lotterer rodando na mesma volta. O Audi #1 está a três voltas.

Grande recuperação do Toyota de Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi após o acidente do início da disputa: o trio chegou ao quarto lugar na geral, suplantando Neel Jani/Marc Lieb/Romain Dumas, no segundo Porsche que também enfrentou uma falha mecânica prematura. O Rebellion R-One de Nicolas Prost/Mathias Beche/Nick Heidfeld resiste bravamente na disputa, mesmo com uma série de problemas mecânicos que os levaram a despencar para 12º na geral.

Na LMP2, drama entre os líderes: os novos Ligier JS P2 das equipes G-Drive by OAK Racing e Thiriet by TDS Racing foram atrasados por diferentes problemas: o #35 de Jann Mardenborough/Alex Brundle/Mark Shulzhistkiy enfrentou problemas mecânicos e o #46 de Tristan Gommendy/Ludo Badey/Pierre Thiriet trocou peças de suspensão. Os dois carros se atrasaram, mas mesmo assim a disputa pela liderança no momento é polarizada entre eles, com o Zytek Z11 SN Nissan da Jota Sport, guiado por Simon Dolan/Harry Tincknell/Oliver Turvey num excelente 3º lugar.

A LMGTE-PRO teve uma inesquecível briga na madrugada entre o Aston Martin do brasileiro Bruno Senna e a Ferrari do italiano Gianmaria Bruni, sem contar a disputa com o Corvette #74 guiado por Tommy Milner. Só que o #97, após uma performance excelente, teve problemas com o power steering e perdeu vários minutos nos boxes. Bruni comanda a classificação ao lado de Toni Vilander/Giancarlo Fisichella, com o Porsche de Fréderic Makowiecki/Marco Holzer/Richard Lietz em segundo e Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor em terceiro. O carro de Senna e dos parceiros Darren Turner e Stefan Mücke está em quarto na divisão.

Já a LMGTE-AM tem a confortável liderança do #95 de Nicki Thiim/David Heinemeier-Hänsson/Kristian Poulsen. O trio de dinamarqueses comanda com nada menos que quatro voltas de avanço sobre Klaus Bachler/Christian Ried/Khaled Al Qubaisi. Marco Cioci/Mirko Venturi/Luis Perez-Companc ocupam a terceira colocação com a Ferrari #61 da AF Corse. O Porsche #77 do galã estadunidense Patrick Dempsey, partilhado com Joe Foster e Patrick Long está em quinto lugar.

Do total de 54 carros à largada, 39 permanecem na disputa. Abandonaram três LMP1, cinco LMP2, dois LMGTE-PRO, quatro LMGTE-AM e o Nissan ZEOD RC.