Habemus campeão na AutoGP

Sato82_2027
Diante do painel com os grandes vencedores do Ring de Nürburg, Sato comemora a conquista antecipada do título da AutoGP

RIO DE JANEIRO – Agosto ainda não terminou e o automobilismo internacional tem um dos primeiros campeões de 2014, excetuando-se, claro, os campeonatos de inverno: o japonês Kimiya Sato (Euronova) faturou no último domingo o título da AutoGP World Series, com uma rodada de antecedência.

Ao conquistar por herança a vitória na prova #1 realizada no sábado em Nürburgring e terminar em terceiro na prova #2, o piloto de 24 anos – que também compete na GP2 Series pela Campos Racing – abriu vantagem de 51 pontos sobre o húngaro Tamas Pál Kiss, da Zele Racing. E não será mais alcançado, porque resta somente uma rodada dupla por acontece, no circuito português do Estoril.

A temporada da categoria, aliás, foi uma das mais fracas dos últimos anos. Um fato contribuiu decisivamente para o esvaziamento da AutoGP: a criação de outro campeonato – o Acceleration FA1 – que se utilizou dos mesmíssimos chassis Lola B05/52 com motor Zytek herdados com o fim da A1GP World Series, só que ainda na configuração antiga, sem as novidades aerodinâmicas propostas pelos promotores do campeonato. Sem pelo menos seis potenciais equipes que se bandearam para o FA1, a AutoGP teve um nível técnico por vezes beirando o sofrível. As únicas boas novidades deste ano foram as boas performances – embora irregulares – do alemão Markus Pommer e a primeira vitória de uma mulher na categoria, no caso a italiana Michela Cerruti, 6ª colocada do campeonato.

Está certo que não é uma grande categoria, seus pilotos normalmente não são de ponta e os carros são de quase uma década atrás. Mas deveria ser levada em consideração como uma opção menos custosa para se competir com um carro de potência declarada de 550 HP.

Enfim, Sato é o quinto campeão da história da AutoGP. Vamos ver o que o futuro reserva para este certame em 2015.

Restando a etapa do Estoril, eis a classificação da AutoGP World Series:

1. Kimiya Sato (campeão por antecipação) – 221 pontos
2. Tamas Pál Kiss – 170
3. Markus Pommer – 157
4. Kevin Giovesi – 155
5. Andrea Roda – 153
6. Michela Cerruti – 113
7. Michele La Rosa – 63
8. Sam Dejonghe – 41
9. Giuseppe Cipriani – 38
10. Yoshitaka Kuroda – 36
11. Francesco Dracone – 27
12. Shinya Michimi e Vittorio Ghirelli – 26
14. Pal Varhaug – 24
15. Loris Spinelli – 19
16. Christof Von Grunigen – 18
17. Salvatore De Plano – 7
18. Samin Gómez – 2
19. Sergio Campana – 1

Comentários