A Mil por Hora
Fórmula 1

Há 31 anos…

RIO DE JANEIRO – Dia 15 de outubro. Nem um dia a menos, nem outro a mais: há exatos 31 anos, Nelson Piquet conquistava o bicampeonato mundial de Fórmula 1. Foi num sábado, o dia da decisão daquele campeonato, um dos mais disputados da história, com o GP da África do Sul em Kyalami. É […]

piquet30dobi

RIO DE JANEIRO – Dia 15 de outubro. Nem um dia a menos, nem outro a mais: há exatos 31 anos, Nelson Piquet conquistava o bicampeonato mundial de Fórmula 1. Foi num sábado, o dia da decisão daquele campeonato, um dos mais disputados da história, com o GP da África do Sul em Kyalami.

É aquele campeonato que você, leitor do blog, conhece da série “30 anos do bi”, publicada ano passado. O mesmo em que Piquet alardeou, quando suas chances pareciam reduzidas a pó, que seria campeão mundial de novo e venceria a legião francesa formada por Alain Prost, René Arnoux e Patrick Tambay.

Ao fim de 15 etapas, foram os gauleses os reduzidos a pó. De 27 pontos possíveis nas últimas três provas, Piquet – que somava 37 pontos antes da 13ª etapa, fez 22. Ganhou duas provas e só não venceu todas porque não quis. No GP da África do Sul, foi terceiro, atrás do então companheiro de equipe Riccardo Patrese e do recém-falecido Andrea De Cesaris.

Reginaldo Leme, que nunca escondeu sua admiração por Piquet, acompanhou toda a emoção daquela conquista histórica. Veja a matéria do Globo Esporte naquele dia e as principais reportagens produzidas em alusão ao bicampeonato do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=OgS4QF4464A

https://www.youtube.com/watch?v=v7Obx_6IYRc